Buscar

PROCESSO CIVIL II. CASO CONCRETO SEMANA 7. ESTÁCIO. FIC. 2017

Prévia do material em texto

PROCESSO CIVIL II
CASO 7
Questão Discursiva
Carla está desesperada e conversa com Dra. Suzana (sua advogada) que a principal testemunha de seu caso e que deverá comparecer em audiência de instrução futura ( mês seguinte) foi hospitalizada para passar por procedimento cirúrgico de alto risco em no máximo 3 (três) dias, conforme atestou o médico em documento próprio. Existe sério risco de morte, ou mesmo de vida com sequelas cerebrais diversas. O tempo de espera é apenas para os trâmites técnicos e administrativos para a cirurgia, pois se trata de evento futuro e certo. Dra. Suzana lamenta o ocorrido com Carla, mas informa que nada pode fazer, pois o CPC não prevê mais a medida cautelar existente no CPC/73, talvez no máximo peticionar nos autos informando do ocorrido e requerendo o adiamento da audiência para aguardar a melhor recuperação da testemunha enferma, ou mesmo conseguirem uma testemunha substituta.
Releia e interprete o texto acima para responder aos seguintes questionamentos:
a) Está correta a informação jurídica prestada pela Dra. Suzana ?
	Está errada a informação da advogada, tendo em vista que o novo código de processo civil traz a possibilidade da produção antecipada da prova quando há fundado receio de que venha torna-se impossível ou muito difícil a verificação de atos específicos quando há pendência da ação. Assim reza o artigo 381, inciso I do CPC/2015. Ademais vale mencionar o que é expresso no artigo 449 do mesmo regramento, quando aduz sobre a possibilidade de tomar depoimento em dia e hora marcado de testemunha que esteja enferma, ou de outro modo impossibilitada de comparecer perante o juiz. Nesse sentido:
Art. 381.  A produção antecipada da prova será admitida nos casos em que:
I - haja fundado receio de que venha a tornar-se impossível ou muito difícil a verificação de certos fatos na pendência da ação;
II - a prova a ser produzida seja suscetível de viabilizar a autocomposição ou outro meio adequado de solução de conflito;
III - o prévio conhecimento dos fatos possa justificar ou evitar o ajuizamento de ação. (CPC)
Art. 382.  Na petição, o requerente apresentará as razões que justificam a necessidade de antecipação da prova e mencionará com precisão os fatos sobre os quais a prova há de recair.
Art. 449.  Salvo disposição especial em contrário, as testemunhas devem ser ouvidas na sede do juízo.
Parágrafo único.  Quando a parte ou a testemunha, por enfermidade ou por outro motivo relevante, estiver impossibilitada de comparecer, mas não de prestar depoimento, o juiz designará, conforme as circunstâncias, dia, hora e lugar para inquiri-la.
b) É possível que Atas Notariais possam atestar ou documentar a existência de fatos jurídicos materiais e servirem de meio probatório em Juízo ?
	Sim, é explicitamente possível no código de processo civil de 2015 que a ata notarial poderá ser utilizada para atestar oficialmente a existência e o modo de existir de algum fato para que sirva, eventualmente, de prova em futura ação. A referida ata é lavrada por tabelião, possuindo assim, fé pública. Nesses termos é o artigo 384 do CPC/2015:
Art. 384.  A existência e o modo de existir de algum fato podem ser atestados ou documentados, a requerimento do interessado, mediante ata lavrada por tabelião.
Parágrafo único.  Dados representados por imagem ou som gravados em arquivos eletrônicos poderão constar da ata notarial. (CPC)
Art. 405.  O documento público faz prova não só da sua formação, mas também dos fatos que o escrivão, o chefe de secretaria, o tabelião ou o servidor declarar que ocorreram em sua presença. (CPC)
Questões Objetivas
1ª Questão
Considerando as regras do Código de Processo Civil é correto afirmar que:
a) no âmbito dos juizados especiais cíveis estaduais será agora possível produzir provas mais complexas, além de documental, depoimento pessoal e testemunhal. Errado:
Art. 33. Todas as provas serão produzidas na audiência de instrução e julgamento, ainda que não requeridas previamente, podendo o Juiz limitar ou excluir as que considerar excessivas, impertinentes ou protelatórias. (lei 9.099/03)
Xb) no âmbito do procedimento comum e de acordo com o princípio da concentração dos atos processuais, em regra as provas devem ser requeridas e produzidas em momentos pontuais, sob pena de preclusão, salvo casos especificados em lei. Correto
c) as provas documentais somente podem ser juntadas na audiência de instrução e julgamento. Errado:
Art. 435.  É lícito às partes, em qualquer tempo, juntar aos autos documentos novos, quando destinados a fazer prova de fatos ocorridos depois dos articulados ou para contrapô-los aos que foram produzidos nos autos.
Parágrafo único.  Admite-se também a juntada posterior de documentos formados após a petição inicial ou a contestação, bem como dos que se tornaram conhecidos, acessíveis ou disponíveis após esses atos, cabendo à parte que os produzir comprovar o motivo que a impediu de juntá-los anteriormente e incumbindo ao juiz, em qualquer caso, avaliar a conduta da parte de acordo com o art. 5o. (CPC)
d) a ata notarial está formalizada como meio probatório, mas não houve previsão de prova emprestada. Errado, há previsão no código para a prova emprestada. Veja-se:
Art. 372.  O juiz poderá admitir a utilização de prova produzida em outro processo, atribuindo-lhe o valor que considerar adequado, observado o contraditório. (CPC)
2ª Questão.
A prova realizada através de exame de DNA:
a) é obrigatória para a parte contrária, pois trata-se de dignidade na pessoa humana.
Xb) não é obrigatória, mas pode gerar consequências para quem não se submete ao mesmo. Correto. Vide súmula 301 do STJ:
INVESTIGAÇÃO DE PATERNIDADE
SÚMULA 301 - Em ação investigatória, a recusa do suposto pai a submeter-se ao exame de DNA induz presunção juris tantum (apenas de direito. Relativa) de paternidade. (Súmula 301, SEGUNDA SEÇÃO, julgado em 18/10/2004, DJ 22/11/2004 p. 425)
c) não pode mais ser determinada pelos juízes, sob pena de violação de direito constitucional.
d) deve obrigatoriamente ser seguida pelo juiz.

Continue navegando