Buscar

interpretacao hemograma

Esta é uma pré-visualização de arquivo. Entre para ver o arquivo original

*
INTERPRETAÇÃO DE LAUDOS DO ERITROGRAMA
 TROCANDO INFORMAÇÕES
Prof. Marcelo Hübner, M.Sc.
*
O HEMOGRAMA
O hemograma se divide em três séries celulares : 
Série Vermelha
Série Branca 
Plaquetas
 Útil na avaliação das anemia além de evidenciar indicadores que podem ser correlacionados com infecções viróticas e bacterianas. 
*
Hemograma
Apresenta alterações nos processos inflamatórios, nas leucemias e podem apresentar alterações voltadas às plaquetas.
*
Série Vermelha
Contém dados relativos ao número de:
Glóbulos Vermelhos ( hemácias )
Hemoglobina
Hematócrito
Índices hematimétricos (VCM, HCM, CHCM)
RDW = CV do tamanho das hemácias
*
Série Vermelha
Eritrócitos ou Hemácias - Avaliado em milhões por mm3. Varia de acordo com a altitude. Quando seu número está abaixo do normal, chama-se eritropenia, e acima, eritrocitose.
Hemoglobina - Medida em g/dl. Avalia a proteína que transporta o oxigênio. Usada para definir se há ou não um estado anêmico. O CHCM vai determinar se existe alteração compatível com anemia.
Hematócrito - Avaliado em percentagem (%) e representa a proporção dos glóbulos em cada 100 ml de sangue.
VCM - Volume corpuscular médio. Serve para avaliar os tipos de anemia que se manifestam com hemácias de grande, pequeno ou tamanho normal, isto é , anemias macro, micro e normocíticas.
*
Série Vermelha
CHCM - Concentração da Hemoglobina Corpuscular Média. Índice calculado a partir do valor da hemoglobina e hematócrito, que significa quanto de hemoglobina média percentualmente está contida em cada hemácia.
RDW - Avalia o grau de variação no tamanho das hemácias. Útil para diferenciar as anemias com deficiência de ferro das talassemias.
Reticulócitos - São eritrócitos recém liberados da medula óssea, ainda com restos de ácidos nucleicos, que se revelam quando corados por azul de cresil brilhante. Representa indiretamente a produção dos glóbulos vermelhos na medula óssea. Seu resultado é em %.
*
Variações da Série Vermelha
Microcitose - Hemácias abaixo de 80 u3 (adulto) Está Associada à Deficiência de Ferro, Talassemias e Anemias Sideroblásticas.
Macrocitose - Hemácias acima de 100 u3 (adulto). Está Associada à Deficiência de Vitamina B12, Quimioterapia, Doença Hepática, Hipotireoidismo e Mieloma.
Hipocromia - Hemácias menos coradas do que o normal. Observa-se na hematoscopia uma aumento do halo central da hemácia. 
Poiquilocitose - Variação na forma das hemácias.
Anisocitose - Variação no tamanho das hemácias.
*
Série Branca
A parte do sangue que traz as características dos leucócitos é chamada SÉRIE BRANCA ou LEUCOGRAMA
O número global dos leucócitos na circulação é estimado entre 4.000 e 10.000 / mm3 de sangue. Valores superiores a estes indicam LEUCOCITOSE e abaixo LEUCOPENIA. 
Tipos de células do Leucograma : 
	Neutrófilos - 60 a 65 %
	Basófilos - 0 a 1 %
	Eosinófilos - 2 a 4 %
	Linfócitos - 20 a 30 %
	Monócitos - 4 a 8 %
	Plasmócitos - 0 a 1 %
	Bastões - 2 a 5 %
*
Série Branca
Leucócito
*
Série Branca
LEUCOCITOSE ASSOCIADA À CÉLULAS BRANCAS : 
Neutrófilos - Infecções bacterianas, Infarto Agudo, Isquemia, Uremia, Diabetes, Gota, Leucemia mielocítica e Hemorragias
Eosinófilos - Alergias, Parasitoses, Doenças da Pele e Hemopatias
Basófilos - Mielofibrose, Dermatites, Colite e Leucemia crônica
Linfócitos - Infecções agudas, Crônicas ( Tuberculose, Sífilis ) e Mononucleose ( grande número de linfócitos atípicos ).
Monócitos - Tuberculose, Protozooses ( Malária e Tripanosomose ), Leucemias agudas, Lúpus Eritematoso Sistêmico e Artrite Reumatóide
Plasmócitos - Rubéola, Sarampo, Mononucleose, Sarampo, Mieloma e Leucemia Plasmocítica
Bastonetes - Infecções Agudas gerais ( Viroses, por exemplo )
*
Plaquetas
São elementos muito importantes na Hemostasia. 
São de pequeno tamanho na observação microscópica, forma discóide e inativas, podendo ser ativadas para exercer funções de proteção vascular.
Podem participar de processos trombóticos se forem ativadas excessivamente.
É útil também para manter o estado hemostático normal para proteger o mesmo de fenômenos hemorrágicos.
Causas de Plaquetopenia : Síndromes Congênitas, Uso abusivo de Drogas, Doenças Hereditárias ( Doença de May-Hegglin ), Infecções, Deficiência de Vitamina B12, Púrpura Trombocitopênica, Vasculites, Neoplasias e Hemólise Intravascular.
*
Plaquetas 
Observamos aumento das plaquetas (plaquetose) nas respostas às infecções, inflamação e hemorragia. Pode estar presente na anemia ferropriva e doenças mieloproliferativas crônicas. A diminuição das plaquetas (plaquetopenia) pode ser observada em pacientes em uso de agentes químicos ou drogas que agem por mecanismos imunes ou por supressão medular como ocorre no uso de agentes Quimioterápicos antineoplásicos. Observamos também plaquetopenia na púrpura trombocitopênica idiopática ou secundária a doenças autoimunes, anemia aplástica e as coagulopatias de consumo. 
*
Visão Microscópica
Exemplo de lâmina hematológica, com exemplos de hemácias, leucócitos e plaquetas. É importante que após a contagem percentual dos glóbulos brancos, o observador detenha-se a uma acurada observação das hemácias e possíveis alterações de tamanho (anisocitose ou de forma (poiquilocitose).A hematoscopia constitui-se em segmento importante do hemograma.

Teste o Premium para desbloquear

Aproveite todos os benefícios por 3 dias sem pagar! 😉
Já tem cadastro?

Outros materiais