Buscar

Estudo de caso

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Prévia do material em texto

Visto que a escola é um espaço privilegiado para inculcar valores e princípios nas crianças uma professora do quarto ano ao observar que seus alunos na hora do lanche estavam trazendo alimentos que não eram saudáveis resolve propor um estudo dos rótulos das embalagens. 
Primeiramente a professora poderia abrir uma roda de conversa para conhecer a realidade das crianças, investigando a família, quais são seus hábitos diários e gostos alimentares, e pedir para os alunos desenharem o que consomem em casa na hora das refeições.
Em seguida seria avaliado os rótulos dos lanches trazidos, os valores calóricos, os nutrientes, açucares, gorduras e sódio de cada alimento, assim a professora poderia discutir no âmbito da ciência o que cada um traz de benefícios e malefícios para o organismo. Através de uma pesquisa na internet compará-los com alimentos saudáveis. Tbm trabalhar com o destino final das embalagens industrializadas quanto tempo leva para se decompor no meio ambiente comparado com as frutas que poderiam virar um adubo orgânico. Aliado a isso trabalhando a matemática com quantidades, grandezas, tabelas, gráficos gerando uma reflexão a cerca da qualidade destes produtos. Fazer uma atividade na prática com copos um ao lado do outro, colocar a quantia de açúcar que contem em cada alimento e as doenças futuras que podem ocasionar devido ao seu excesso. Gerar uma discussão sobre o que a mídia apresenta e se é realmente assim. É preciso tbm conscientizar pais e familiares criando grupos no Whats onde possam interagir e se estimular. Poderiam desenvolver gincanas, olimpíadas, jogos que estimulem esta participação na prática. 
No final produziriam um cartaz com fotos “Saudáveis e Não Saudáveis”para expor no corredor da escola para que todos tivessem acesso.

Continue navegando