Buscar

O Conceito de Projeção em Psicologia

Esta é uma pré-visualização de arquivo. Entre para ver o arquivo original

*
*
Anzieu
Professora: Joana Barroso
*
*
Frank (1939) introduziu o uso do termo “Métodos projetivos”, em seu artigo “Os métodos projetivos para o estudo da personalidade, referindo-se ao uso da tríade, Associação de Palavras de Jung (1904), Teste de Manchas de Tinta do Rorschach (1920) e TAT de Murray (1935).
Provaram serem instrumentos valiosos na investigação da psicologia clínica, devido a possibilidade de sua aplicação prática da teoria dinâmica.
*
*
Os testes projetivos compunham uma riqueza clínica que compensavam a dificuldade de não acompanhar o rigor estatístico dos conhecidos como psicométricos.
Apresentam material ambíguo e existe uma liberdade de resposta que não acontece nos objetivos, caracterizando melhor as tendências da época na psicologia.
*
*
O crescimento dos testes projetivo acompanhou o progresso da teoria gestáltica, possibilitando que estudiosos buscassem a compreensão de como as ilusões ótico-geomátricas tinham a influência da percepção e do intelecto.
Interessou-se em compreender como tudo isso funcionava conforme a personalidade do indivíduo e seus relacionamentos (com o outro e com o mundo).
*
*
Influência da psicanálise é mais nítida, com a psicologia formulada na primeira pessoa, na busca da compreensão de si e nas associações vista como baseadas na história do cliente e seus conflitos.
Os testes de desenho já são mais recentes (1949: Koch-árvore e Machover-pessoa) e tinham a intenção de trazer mais técnicas não verbais, que possibilitassem o atendimento das crianças menores. Com a descrição livre dos desenhos, havia uma maior facilidade de expressão das crianças.
*
*
Primeiro sentido: Lançamento de projéteis (Ação física)
Na concepção psicológica:
Expulsar da consciência os sentimentos repreensíveis (Freud)
Descarga daquilo que recusa ser que vivencia como mau ou como ponto vulnerável.
*
*
Segundo sentido: a projeção estabelece a correspondência entre um ponto do espaço e uma reta de uma superfície, como em um projeto de arquitetura. (origem matemática)
Na concepção psicológica:
O protocolo gerado pela aplicação corresponde a estrutura de personalidade do indivíduo.
*
*
Terceiro sentido: a projeção luminosa envia raios ou radiação sobre uma superfície. (origem na ótica)
*
*

Teste o Premium para desbloquear

Aproveite todos os benefícios por 3 dias sem pagar! 😉
Já tem cadastro?

Outros materiais