Buscar

Redaçao e provas objetivas Contabilidade e Legislação Trabalhista


Continue navegando


Prévia do material em texto

1. Avaliação I - Redação Individual (327966)
Contabilidade e Legislação Trabalhista (CTB50)
Prova: 4346803
QUESTÃO:
1. O direito do trabalho possui alguns princípios, por vezes designados como protecionistas, que emergem da situação de o empregado estar inserido em uma situação de hipossuficiência frente ao empregador e ao próprio mercado de trabalho. Estes princípios têm correlação específica com o cotidiano de todas as relações de trabalho, que são utilizados para a solução de possíveis controvérsias, quando da inexistência de lei ou norma aplicável ao caso. Escreva uma redação com o tema: OS PRINCÍPIOS TRABALHISTAS, abordando a proteção do trabalhador, primazia da realidade e da continuidade da relação do emprego.
RESPOSTA ESPERADA: 
O direito do trabalho tem por regra a observação da proteção do trabalhador. Normalmente, esta situação está condicionada à situação de hipossuficiência, ou ainda em razão de ser entendida como a parte mais fraca da relação de emprego. A proteção do trabalhador pode ser apreciada em várias situações: uma delas está no princípio in dúbio pro operário, em que o juiz, quando precisa aplicar a lei, fa-lo-á sempre na condição de proteger o empregado. Outra regra que beneficia o empregado está na situação de que tudo o que o empregado conquistou durante sua prestação de serviços, durante a execução de seu trabalho, as vantagens recebidas, não lhe podem ser retiradas, é a condição mais benéfica. Quando existirem diversos dispositivos, normas ou regulamentos possíveis de serem aplicados a uma situação que envolve relação de emprego, deve-se aplicar a norma que favoreça o empregado. O princípio da primazia da realidade se justifica quando, em uma discussão sobre direitos do empregado, será dado maior valor ao que realmente acontece, terão menos valor as declarações escritas no papel. No princípio da continuidade da relação de emprego, entende-se que o trabalho não se encerra, pois a prestação de serviços tem continuidade sempre, o prazo é indeterminado.
3. Avaliação Final (Discursiva) - Individual e sem Consulta (327968)
Contabilidade e Legislação Trabalhista (CTB50)
Prova: 4373176
QUESTÃO:
1. O décimo terceiro salário é uma gratificação de natal, que foi instituída no Brasil pela Lei 4.090, de 13/07/1962. Esta lei dá direito ao trabalhador o recebimento correspondente a 1/12 (um doze avos) da remuneração por mês trabalhado, ou seja, é um salário extra que o a trabalhador tem direito ao final de cada ano. Este salário pode ser pago proporcional ou integralmente, de acordo com o tempo de serviço do empregado no decorrer do ano. Explique de que forma este salário é pago e como este é calculado caso o trabalhador ganhe comissões ou variáveis.
RESPOSTA ESPERADA: 
O décimo terceiro salário geralmente é pago em duas parcelas. A primeira deverá ser paga entre os meses de fevereiro e novembro, podendo ser solicitada pelo funcionário na ocasião das férias. Já a segunda parcela deverá ser quitada até dia 20 de dezembro, ou por ocasião de rescisão contratual.
Quanto ao cálculo do valor incidente sobre comissões ou variáveis, deverá ser feito uma média destes valores e integrados ao valor do décimo terceiro salário.
QUESTÃO:
2. No território brasileiro, a CLT determina a elaboração da folha de pagamento pela empresa contratante. Dentre outros pressupostos, temos os chamados elementos da folha de pagamento, que são os proventos e as deduções que serão calculados, a fim de chegar ao salário líquido do funcionário. Diante disso, disserte sobre estes elementos, exemplificando cada um deles.
RESPOSTA ESPERADA: 
Ao tratarmos dos proventos, podemos considerar que são os elementos positivos que gerarão a receita que o empregado tem a receber, que serão pagos pela empresa. Dentre os exemplos, podemos citar o salário em si, bem como férias, décimo terceiro salário, horas extras, salário família, entre outros. Quanto às deduções ou despesas, são os elementos negativos, ou seja, os descontos que a empresa, por direito, deduzirá da folha de pagamento do funcionário. Podemos exemplificar como o INSS, vale-transporte, IRRF, entre outros.
QUESTÃO:
3. A Constituição Federal é a nossa Lei Máxima, seguida da CLT (Consolidação das Leis Trabalhistas). Dentro da CLT, temos o Direito do Trabalho, que, além de outras particularidades, possui uma divisão identificada em Direito do Trabalho Individual e Direito do Trabalho Coletivo, que são determinadas por contratos. Descreva seus conceitos, identificando claramente a característica que pressupõe esta divisão.
RESPOSTA ESPERADA: 
O Direito Individual do Trabalho trata da relação de emprego entre empregado e empregador, geralmente sem interferência de outro órgão. Tem o pressuposto de ser tratado individualmente.
O Direito do Trabalho Coletivo trata dos dispositivos legais que envolvem os contratos originados da negociação dos contratos individuais de trabalho intermediados pelo sindicato, abrangendo as negociações coletivas, a possibilidade do regramento do direito à greve e garantindo a representatividade dos trabalhadores enquanto hipossuficientes com relação ao empregador.