Buscar

TRABALHO REPORTAGEM (2)

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes
Você viu 3, do total de 4 páginas

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Prévia do material em texto

A HISTÓRIA DO AVIÃO
	O avião teve seu papel revolucionário porque foi o que mais contribuiu para a redução da distância-tempo, ao percorrer rapidamente longas distancias.
Cleane de Macedo da Silva RU:1800920
Inaria Pereira da Silva Oliveira RU:1727141
Marcela Coelho Rodrigues RU:1778064
Mauricelia Gadelha Martins RU:1745843
Polo Imperatriz-MA
O avião é uma das principais e mais revolucionárias criações do ser humano em toda a sua história. Atualmente, excluindo os veículos de transportes espaciais, o avião é o veículo de transporte militar e civil mais rápido do mundo, permitindo que as distâncias sejam encurtadas e o tempo de deslocamento entre dois pontos seja cada vez menor. De acordo com SILVA, SANTOS (2009, p. 2) “No decorrer da história da Humanidade tivemos diversos ensaios que manifestavam o desejo de voar, dentre os quais o de maior repercussão científica ocorreu ainda durante a Idade Média, com os feitos realizados pelo pintor renascentista Leonardo Da Vinci.”
Os primeiros registros de aviões datam do fim do século XIX. Foram feitas muitas tentativas para produzir um avião que decolasse por meios próprios, porém a maioria deles era de péssima qualidade, construídos por pessoas interessadas em aviação, mas que não tinham os conhecimentos dos problemas discutidos por Lilienthaie e Chanute. 
 No decorrer do tempo inúmeros inventores construíram suas invenções e não obtiveram êxito, dentre eles estão: Em 1843, um inventor inglês chamado William Henson, fez a primeira patente de uma aeronave equipada com motores, hélices e uma asa fixa, ou seja, de um avião, porem o protótipo construído com base nos desenhos de Henson foi malsucedido, e Henson desistiu de seu projeto.
Baseado nos desenhos de Henson, em 1848, John stringfellow, criou uma pequena aeronave por onde obteve sucesso em certos aspectos, podendo decolar por meios próprios. Porem decolava apenas sem piloto e podia voar por cerca de dois a três segundos. Também no século XIX, Clement Ader, um engenheiro francês em 1890 construiu um avião que o nomeou Ede que era equipado com motor a vapor. Ader conseguiu decolar, mas não conseguiu controlar a aeronave, nem a manter no ar.
Um americano chamado Hiram Maxim que estudou uma série de desenhos na Inglaterra e construiu um monstruoso avião, um biplano equipado com dois motores a vapor e assim a aeronave pode alcançar 68Km/h e percorrer 183 metros, produziu tanta sustentação que saiu dos trilhos, tendo decolado e alcançado vôo após percorrer 61 metros, a aeronave chocou-se com o solo. Já outro cientista americano Samuel Pierpont Langley, dedicou-se a desenhar e construir aeronaves baseadas na sua pesquisa, em 6 de maio de 1896 ele construiu um protótipo que fez o primeiro vôo 	bem sucedido de uma aeronave mais pesada do que o ar. 
O cientista que ficou conhecido por se tornar a primeira pessoa a alcançar o vôo em um avião foi Percy Pilcher. Ele construiu vários planadores, alçou vôo em todos eles, obtendo sucesso em suas tentativas. Em 1899 ele construiu um protótipo, um avião equipado a motor a vapor. Porém ele morreu em um acidente aéreo, em um planador não tendo testado seu protótipo.
Há controvérsia sobre quem efetuou o primeiro vôo da aviação. Os irmãos Orville e wilber Wright, em 17 de dezembro em 1903 fizeram o primeiro vôo motorizado, o problema é que o Aeroclube da França, não reconheceu o vôo porque ele precisou de uma catapulta para decolar, para o Aeroclube o avião precisaria decolar sem ajuda de elementos externos e com testemunhas. 
Dois anos antes, em 1901, Santos Dumont já havia dado uma volta em torno da torre Eiffel com um dirigível formado por um balão de hidrogênio e um motor de combustão interna. BARROS (2006, p. 5) afirma que “O processo de criação de Santos Dumont é um raro exemplo no campo da inovação tecnológica. Projetou, construiu, testou e demonstrou publicamente seus modelos, motivando outros inventores a seguirem os caminhos descobertos por ele. ”
Tema: Santos Dumont 14 bis
Três anos depois do vôo dos irmãos Wright, em 1906, o brasileiro fez o primeiro vôo homologado da história, atendendo os requisitos propostos pelo aeroclube da França com o avião 14 bis. Sob o olhar de cientista e curiosos em Paris, ele percorreu 60 metros de distância e cerca de 3 metros de altura um mês depois, ele bateu o próprio recorde voando a 6 metros do solo.
O desenvolvimento tecnológico teve também seu papel na aviação, onde foi impulsionada com a primeira Guerra Mundial, época na qual as aeronaves desenvolvidas já possuíam motores potentes e velocidades razoáveis, com a finalidade de poderem espionar as áreas inimigas, servirem como armas de destruição e proporcionar danos, além de servirem para a defesa dos territórios nacionais dos países.
Já na segunda Guerra Mundial, a aviação experimentou um extremo avanço tecnológico que proporcionou aeronaves bem mais seguras, de melhor performance, motores de alta potência, maiores eficiências e durabilidade. Outra significativa melhora que ocorreu, foram nas telecomunicações via rádio que proporcionaram aos pilotos o recebimento de informações e instruções de voo por equipes em terra.
Em 1944, na comissão de Chicago, houve uma proposta da ONU de por fim a guerra, então um ano depois, no período pós-segunda Guerra à aviação deixou de ser referência como poder bélico e passou a ser fonte de exploração comercial para a aviação civil. Foi após o fim da segunda Guerra Mundial, que a aviação comercial internacional teve maior avanço e crescimento em grande escala devido às inovações que os aviões apresentavam na época.
A caixa preta está em constante desenvolvimento e inovação, ela é construída de sistemas eletrônicos de gravação que registra automaticamente todos os dados relativos ao vôo, o objetivo dela é gravar e guardar informações sobre o que aconteceu antes da queda do avião.
O transporte aéreo é usado preferencialmente para movimentar passageiros ou mercadorias urgentes ou de alto valor, o avião teve seu papel revolucionário porque foi o que mais contribuiu para a redução da distância-tempo, ao percorrer rapidamente longas distâncias. Para FAJER (2009, p. 37) “A aviação é multicultural, projetos de aeronaves são feitos para serem operados em qualquer parte do mundo, assim como controladores de voo se comunicam com pilotos estrangeiros e que voam transportando cargas e passageiros de todo lugar do mundo. ”
Rápido, cômodo e seguro o avião suplantou outros meios de transporte de passageiros a medias e longas distâncias. No final da década de 60, início de 70 surgiram modelos capazes de transportar até 400 passageiros, como o boeing747. Atualmente temos o Airbus 380 com a capacidade de transporta 555 a 845 passageiros.
Airbus A 380
Hoje, o setor emprega 57 milhões de pessoas, de forma direta e indireta, e movimenta US$ 2,2 trilhões na economia mundial. São pelo menos três os objetivos das companhias: reduzir o impacto ambiental dos aviões, garantir a segurança e promover viagens mais rápidas. No século XXI, o setor se transformou em um dos pilares da globalização, com mais de 8 milhões de passageiros por dia. Para o futuro, as empresas aéreas não escondem sua meta ambiciosa: atrair a nova classe média de mercados emergentes para continuar a expandir o setor.
REFERENCIAS
BARROS, Henrique Lins de. Santos Dumont e a Invenção do avião. Disponível em http://152.84.253.32/protected/Pages/divulgacao/pdfs/SantosDumont.pdf acesso 09 de Maio de 2017.
FAJER, márcia, Sistemas de Investigação dos Acidentes Aeronáuticos da aviação geral – uma análise comparativa. 2009. Disponível em file:///C:/Users/MAYARA/Downloads/MarciaFajer.pdf acesso em 09 de Maio de 2017.
SILVA, Odair Vieira da. SANTOS, Rosiane Cristina dos. Trajetória Histórica Da Aviação Mundial. Revista Científica Eletônica De Turismo – ISSN: 1806-9169. 
2009. Disponível em http://faef.revista.inf.br/imagens_arquivos/arquivos_destaque/WydybjUDpYtjIL4_2013-5-23-10-51-57.pdf. Acesso em 09 de Abril de 2017.
https://www.resumoescolar.com.br/fisica/como-surgiu-o-aviao/:acesso em 30 de abril de 2017.
http://www.airmod.com.br/pt/?p=973: acesso em 04 de maio de 2017.
http://blog.hangar33.com.br/a-evolucao-das-aeronaves/: acesso em 05 de maio de 2017.
.

Outros materiais