Buscar

Historia da Aviação AD UNISUL

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes
Você viu 3, do total de 3 páginas

Prévia do material em texto

Universidade do Sul de Santa Catarina – Unisul
Campus Virtual
	
	Atividade de Avaliação a Distância 
Unidade de Aprendizagem: História da Aviação
Curso: Ciências Aeronáuticas
Professor: Valmir Lemos
Nome do aluno: Tiago Oliveira Sena
Data: 15/08/2017
Orientações:
1. Procure o professor sempre que tiver dúvidas.
1. Entregue a atividade no prazo estipulado.
1. Esta atividade é obrigatória e fará parte da sua média final.
1. Encaminhe a atividade via Espaço UnisulVirtual de Aprendizagem (EVA).
1ª questão: No ano de 1783, o homem conseguiu, pela primeira vez na história, se alçar no ar a bordo de um balão de ar quente. Mais tarde, no início do século XX, o homem realizaria o feito inédito de voar com um aparelho mais pesado que o ar. Entretanto, entre o período do balonismo e o primeiro voo de um aparelho mais pesado que o ar, houve um período de transição em que muitas experiências e descobertas se tornariam, mais tarde, os fundamentos para a construção das máquinas que, finalmente, permitiriam ao homem voar.
Considerando o exposto, responda o seguinte:
a) Qual foi o inventor/construtor/piloto que se destacou naquele período realizando experiências com planadores?
Foi o Alemão Otto Lilienthal.
b) Qual era a sua tese em defesa dos princípios da sustentação?
Ele defendia a idéia de que o segredo principal da sustentação estaria na curvatura das asas dos pássaros, idéia essa que ele usou na maioria dos seus 16 planadores.
c) As suas experiências foram importantes para o desenvolvimento da aerodinâmica que mais tarde seria utilizada para os primeiros voos de um aparelho mais pesado que o ar? Por Quê? (2,5 ptos)
Sim, devido aos seus experimentos e cerca de dois mil vôos realizados com seus planadores teve se uma idéia mais clara dos comportamentos aerodinâmicos, e com isso com certeza ajudou seus sucessores a realizarem os vôos com o mais pesado que o ar, tendo em vista que já se sabia que era necessário uma curvatura nas asas para gerar a sustentação.
2ª questão: No ano de 1916, ainda durante a Primeira Guerra Mundial, a Marinha do Brasil reinicia as suas atividades aeronáuticas interrompidas no início da guerra. O Exército e a Força Pública de São Paulo, no ano de 1919, também reiniciam as suas atividades com instrutores franceses e americanos que retornavam ao Brasil ao término do conflito que havia motivado a interrupção das escolas de formação de pilotos no país.
Reinicia então um novo período de organização e desenvolvimento das atividades aeronáuticas no Brasil.
Em face ao apresentado, explique as principais transformações surgidas nas áreas de pessoal e equipamentos aeronáuticos naquele período e os efeitos imediatos que produziram para o reinício do desenvolvimento da aviação no Brasil. (2,5 ptos)
Com a chegada dos franceses em 1918 iniciou-se o treinamento de novos pilotos brasileiros e no mesmo ano já foi criado o Serviço de Aviação Militar do Exercito e no ano seguinte foi criada a EAvM – Escola de Aviação Militar para formação de pilotos e mecânicos da Aeronáutica Brasileira. Em 09 de dezembro de 1919 a Escola de Aviação fundada em 1913 é reativada e o americano Orton William Hover ex instrutor da Escola de Aviação Naval é contratado para dar instrução, já no ano seguinte a Escola de Aviação forma a primeira turma de pilotos. A Escola de Aviação Naval em 1919 já realizava vôos aeropostais pelo Correio Aéreo da Esquadra e já contava com dois Farman F-41, quatro Curtiss N-9, dois Ansaldos ISV A, um Macchi M7 e cinco Macchi M9, e em 1920, foram adquiridos aviões Avro 504K, e mais dois Farman F-51, mais Curtiss N-9 e quatro Aeromarine, e mais um Curtiss MF que foi doado dos Estados Unidos, estava então retomada a passos largos a pratica da aviação brasileira.
3ª questão: No início da década de 1980, buscando a incentivar a criação do Mercosul – Mercado Comum do Sul -, o qual se tornaria realidade em 1991, o Brasil fez uma parceria com a Argentina para a venda de aeronaves produzidas no Brasil e o desenvolvimento de um avião em conjunto com o país vizinho. A iniciativa visava a estimular as indústrias aeronáuticas dos dois maiores parceiros do Mercosul e, também, criar um polo de produção aeronáutica na América do Sul.
A expectativa em torno do projeto era imensa.
Considerando o apresentado, responda o seguinte:
a) O acordo prosperou ou foi uma tentativa frustrada de parceria industrial entre o Brasil e a Argentina? Justifique a sua resposta.
O acordo foi frustrado devido à dificuldade financeira enfrentada pelos dois países e pelo mercado da aviação estar naquele momento em retração, por ser uma aeronave com o mais moderno em tecnologia de aviônicos não foi compatível com o mercado da aviação devido a essa retração, porem a Embraer pode usar o conhecimento adquirido durante essa parceria para a produção do jato EMB-145, que por sua vez foi um sucesso.
b) A iniciativa resultou na produção de alguma aeronave? Se positivo, qual? (2,5 ptos)
Apesar do fracasso da iniciativa houve a produção de 2 protótipos da aeronave batizada de CBA 123 Vector (abreviatura de “Cooperação Brasil Argentina”). 
4ª questão: Considerado o mais moderno avião comercial da sua época, o Boeing -247 fez sucesso estabelecendo novos recordes de velocidade e apresentando tecnologias inovadoras e conforto até então inéditos para a aviação comercial.
A sua entrada em operação gerou muitas expectativas positivas para o mercado, entretanto, o que sugeria um reinado sólido à frente dos concorrentes, logo se transformaria numa carreira relativamente curta na ponta de uma corrida tecnológica que envolvia a indústria aeronáutica e a disputa pela preferência do público na ocupação de assentos nos aviões.
Considerando o acima exposto, explique as razões que levaram o B-247 a ter uma vida tão breve como líder de vendas entre as aeronaves comerciais e qual aeronave assumiu o seu lugar na preferência das companhias aéreas. (2,5 ptos)
A Boeing fabricou o B-247 a partir da encomenda de uma aeronave confortável para o transporte de passageiros feita pela United Airlines, o avião foi um sucesso, porem devido a esse grande sucesso outras Companhias Aéreas também se interessaram pela aeronave, como foi o caso da TWA, porem a Boeing não podia vender a aeronave antes que os 60 primeiros modelos fossem entregues a United, então o pedido da TWA foi recusado pela Boeing. Com a recusa, a TWA foi atrás de fabricantes atrás de uma aeronave de transportes a altura do B-247, surge então o DC-1 (fabricado pela Douglas Aircraft Company) com suas variantes DC-2 e DC-3 que conquistou o mercado mundial superando assim o B-247 em muitos quesitos, o sucesso do DC-3 foi tão grande que ate os dias atuais ainda modelos do DC-3 em operação.

Continue navegando