Buscar

Avaliação Fina espaço escolar e nao escolar

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Prévia do material em texto

Avaliação Final (Discursiva) - Individual e sem Consulta (310718)
Pedagogia em Espaços Escolares e Não-Escolares (PED76)
Prova: 3942705
QUESTÃO:
1. O pedagogo precisa ser um profissional muito especial dentro da escola. Alguém que dedique grande parte de seu tempo à busca da formação integral de seus alunos, indo além dos conteúdos e auxiliando-os em sua trajetória escolar. Para tanto, este educador deve apresentar algumas características fundamentais. Que características são estas?
RESPOSTA ESPERADA:
O pedagogo precisa ser empático e valorizar o conhecimento e as experiências de vida, trazidas pelos alunos para dentro da escola; deve ser sensível e perceber os motivos do fracasso escolar, a fim de evitá-lo; deve ser organizado e preocupar-se com o planejamento, a fim de respeitar as características e as necessidades individuais de seus alunos; deve ser pesquisador e procurar melhorar sempre mais as suas aulas, com novos recursos e estratégias que respeitem a diversidade cultural e as diferenças individuais.
QUESTÃO:
2. O desafio do pedagogo hospitalar na brinquedoteca é minimizar o sofrimento provocado na criança hospitalizada pela doença e sua consequente desestabilização emocional. Com base nesta afirmativa, disserte sobre a importância da brinquedoteca no meio hospitalar.
RESPOSTA ESPERADA:
Quando um indivíduo está hospitalizado, existe uma ruptura com seu ambiente habitual, que modifica os seus costumes, os seus hábitos e, em geral, a sua capacidade de autorrealização e de cuidado pessoal. Estando num ambiente desconhecido, sentindo insegurança, em primeiro lugar, pela sua doença e, em segundo lugar, por sua história de vida. Tudo ao seu redor é novo e não sabe como deve atuar em cada momento; depende do pessoal que o rodeia, como seus familiares e os profissionais da saúde. Outras vezes, devido à complexidade de sua doença, estes pacientes transformam-se em ¿doentes difíceis¿ de tratar. Já que a sua esperança de cura e a sensação de incapacidade, podem modificar suas reações gerando atitudes de rebeldia ou de abandono, ou ambas. A brinquedoteca em si tem a função diferencial que atua na autoestima do aluno, sendo este o desafio para o pedagogo.
QUESTÃO:
3. A cultura de massa (também chamada de cultura popular) é o total de ideias, perspectivas, atitudes, imagens e outros fenômenos que são julgados como preferidos por um consenso informal. Os adultos não estão livres da influência da cultura de massa, porém a maior fragilidade está concentrada no público infantil. No período em que a criança está se formando, ela está passiva de se influenciar pela cultura de massa. A partir deste contexto, disserte sobre a influência da cultura de massa e a permissividade dos pais.
RESPOSTA ESPERADA:
Voltando a passar pelas fases do desenvolvimento, a criança não estará pronta, maturacionalmente falando, até que ela atinja certos estágios da vida pessoal e fisiológica. A influência do meio é um campo minado quando a criança é exposta a ela em certos temas. Toda criança é influenciável, e as ocorrências passadas perto dela serão inevitáveis, diferentemente dos adultos, que já têm suas faculdades mentais e cognitivas todas formadas. A criança precisa ser direcionada mediante as culturas e as influências regionais e sociais, ou sua formação será defasada em vários campos da vida. A permissividade dos pais, em alguns contextos, que estão fora do padrão de idade dos filhos, tem feito os pequenos serem colocados na presença de certas culturas e influências precocemente, que é completamente nociva à saúde dos filhos em desenvolvimento.
 Avaliação Final (Discursiva) - Individual e sem Consulta (310718)
Pedagogia em Espaços Escolares e Não-Escolares (PED76)
Prova: 3942703
QUESTÃO:
1. Toda criança gosta de brincar. Para elas, sempre há tempo para as brincadeiras, não importa a hora, nem o lugar, pois brincar é um compromisso e, como tal, precisa ser levado a sério. É lógico que, se houver a opção de brincar numa brinquedoteca, a criança não pensará duas vezes, já que aquele espaço se abrirá para ela como um mundo mágico de diversão, afetividade, construção de saberes e novas oportunidades. A partir desta informação, disserte sobre as características da brinquedoteca.
RESPOSTA ESPERADA:
A brinquedoteca é um espaço prazeroso, um local aconchegante repleto de estímulos. É um espaço em que se aprende brincando. Dentro dela, constroem-se conhecimentos, ampliam-se possibilidades, desenvolvem-se habilidades, estimula-se a liberdade de expressão, a imaginação e a criatividade.
QUESTÃO:
2. A plasticidade, de modo geral, é a capacidade que o cérebro e o corpo têm em se remodelar em função das experiências do sujeito, reformulando as suas conexões em função das necessidades e dos fatores do meio ambiente. A partir desta informação, disserte sobre os efeitos da plasticidade quando o aluno for estimulado e desenvolvido.
RESPOSTA ESPERADA:
O desenvolvimento do processo de plasticidade no ser humano se dá por uma interação psicofisiológica. Para que o sujeito possa se desenvolver, ele precisa ser estimulado. São muitas as atribuições que o professor precisa ter para impulsionar um aluno pelo aprendizado, e isso envolve didática, planejamento, assertividade e muita observação. Quando o aluno é estimulado corretamente, todo os lados cognitivos, fisiológicos e mentais se otimizam, abrindo os horizontes em todas as vertentes intelectuais do indivíduo.
QUESTÃO:
3. Processos educacionais organizados fora da lógica do sistema regular de ensino são aqueles que não seguem um currículo pré-definido baseado nas normas e diretrizes do Governo Federal. Ao contrário, o conteúdo é definido a partir da vontade e das necessidades das pessoas envolvidas. A partir deste contexto, disserte sobre os aspectos positivos e negativos da educação não formal.
RESPOSTA ESPERADA:
A educação não formal é considerada uma ação imensamente assertiva para suprir as demandas não atendidas pelos governantes municipais, estaduais e federais regidos pela Constituição Federal de 1988.
Se formos citar um ou dois aspectos dos milhares de exemplos bons que a educação não formal elenca, podemos imediatamente dizer que a educação não formal chegou durante muito tempo nas comunidades mais afastadas dos grandes centros, levando conhecimento a índios, moradores de lugares sem estrutura.
A educação não formal tem completa validade para aquisição do conhecimento, porém a única coisa que é considerada prejudicial a quem é ensinado por esta filosofia educacional é que não há validade jurídica perante o município e a União, que ao mesmo tempo deveria honrar a educação não formal, pois ela só existe por conta do não cumprimento dos deveres dos governantes.
Avaliação Final (Discursiva) - Individual e sem Consulta (347150)
Organização do Trabalho Educativo em Ambiente Não Escolar (PED16)
Prova: 4981928
QUESTÃO:
1. O trabalho pedagógico na perspectiva humanista apresenta concepções significativas com relação ao desenvolvimento do ser humano como um ser único que apresenta interesses e constitui-se como integrante transformador da realidade na qual está inserido. Descreva três características da educação humanista.
RESPOSTA ESPERADA:
A educação humanista visa a desenvolver o ser de forma integral, valoriza o ser humano enquanto ser que  pensa e detém conhecimentos, ampliando de acordo com as suas necessidades e interesses.
Um dos seus principais objetivos é ensinar o seu aluno, ultrapassando as barreiras sociais, tais como o racismo, as diferenças sociofinanceiras, culturais etc.
A educação humanista vê o ser humano não apenas como um organismo biológico, mas um ser que tem autonomia para pensar, tem sentimentos, toma decisões e é capaz de mudar a realidade em que se encontra a partir dessas escolhas.
QUESTÃO:
2. Nenhuma criança gosta de ficar presa dentro de um hospital. Elas sentem muita falta dos amigos e das brincadeiras em casa, na rua ou na escola. São livres por natureza e permanecer paradinhas num leito de hospital é no mínimoum grande castigo para elas. Neste momento, deverá entrar em ação o pedagogo hospitalar, um profissional que poderá lhe proporcionar qualidade de vida, muitas alegrias e novas aprendizagens, mesmo em situação tão difícil. A partir desta informação, disserte sobre as atribuições do pedagogo hospitalar.
RESPOSTA ESPERADA:
O pedagogo hospitalar precisa conquistar a criança e estabelecer com ela laços de afetividade; precisa manter contato com a equipe de médicos e enfermeiros a respeito do quadro clínico da criança; precisa acompanhar sua evolução clínica e saber quanto tempo permanecerá em tratamento no hospital; deve manter contato com a família (sem fornecer informações clínicas que cabem aos médicos) e estabelecer com ela uma parceria que reforçará as relações, especialmente diante das fragilidades geradas pela doença ou pelo medo da perda.

Continue navegando