Buscar

Introducao_a_Psicologia_Cognitiva_slides

Esta é uma pré-visualização de arquivo. Entre para ver o arquivo original

INTRODUÇÃO À PSICOLOGIA COGNITIVA
Profa Renata Vale
Processos Básicos: Cognitivos
INTRODUÇÃO À PSICOLOGIA COGNITIVA
De um modo geral, pode-se afirmar que o objetivo da Psicologia Cognitiva contemporânea consiste em conhecer os mecanismos básicos que regem o pensamento humano e saber como a mente funciona. As discussões históricas sobre a mente e o conhecimento são resgatadas por essa disciplina, que procura investigar, cientificamente, como adquirimos, armazenamos, transformamos e aplicamos o conhecimento (Anderson, 2004; Matlin, 2004). 
É importante relembrar que a Psicologia Cognitiva surge num contexto no qual o Behaviorismo estava em alta e que afirmava que o objeto de estudo da Psicologia deveria ser o comportamento observável, rejeitando assim, construtos mentais como explicação ou causa do comportamento. O Cognitivismo é um retorno ao estudo da "mente“.
INTRODUÇÃO À PSICOLOGIA COGNITIVA
Antecedentes filosóficos
- Racionalismo
- Empirismo
Influências da Psicologia
Estruturalismo
Funcionalismo
Associacionismo
Behaviorismo
Gestalt
Psicobiologia
Atualmente, a Psicologia Cognitiva integra um campo interdisciplinar de estudos denominado Ciência Cognitiva, que integra os esforços de pesquisas provenientes da Psicologia, da Filosofia, da Lingüística, da Neurociência e da Inteligência Artificial (Anderson, 2004). 
Vale destacar que essa investigação tem aplicação direta na vida cotidiana. Segundo Anderson (2004), “se soubermos como as pessoas adquirem conhecimento e habilidades intelectuais, também seremos capazes de aperfeiçoar seu treinamento intelectual e seu desempenho” (p. 2), isto é, os resultados obtidos por meio do estudo da psicologia cognitiva têm implicações no aperfeiçoamento do desempenho intelectual em diversos contextos, como na área da educação, na psicologia social, na psicologia da saúde, entre outros
INTRODUÇÃO À PSICOLOGIA COGNITIVA
Introdução à Psicologia Cognitiva : Abordagens
Processamento da Informação (ou Computacional): A partir dessa perspectiva, a mente humana seria, então, interpretada como um sistema de processamento de informações, composto por uma série de estágios. Esse sistema foi chamado de processamento seriado, e pressupõe que, ao processar uma informação, a mente o faz em etapas bem definidas, que ocorrem em seqüência e se relacionam entre si. Isto é, apenas uma informação seria processada por vez, e o processamento de uma nova informação só começaria quando o anterior finalizasse (Matlin, 2004). 
Introdução à Psicologia Cognitiva : Abordagens
O modelo de memória de Atkinson e Shiffrin (1968, citados por Matlin, 2004) representa bem e ilustra essa abordagem. De acordo com esses pesquisadores, a memória seria processada em uma seqüência de etapas distintas, na qual as informações seriam transferidas de uma área de armazenamento para outra, sucessivamente. Os estímulos do ambiente (i.e., inputs sensoriais) seriam armazenados, primeiramente, na memória sensorial. Algumas dessas informações seriam enviadas para a memória de curto prazo, que comportaria uma pequena quantidade de informações necessárias à execução de uma determinada atividade. Dependendo do tratamento dado a essas informações (e.g., repetição), algumas delas seriam transferidas para a memória de longo prazo, que se caracterizaria por possuir uma grande capacidade de armazenamento de informações, aptas a permanecerem guardadas por tempo indeterminado. Essas informações poderiam ser recuperadas (i.e., lembradas) em determinadas situações. Nesse caso, as informações migrariam da memória de longo prazo para a memória de curto prazo, onde estariam disponíveis para serem empregadas pelo sujeito na execução de determinadas tarefas. 
Introdução à Psicologia Cognitiva : Abordagens
Processamento de Distribuição Paralela (PDP): Ao invés de comparar a mente humana a uma máquina processadora de informações, como o computador, a PDP defendeu uma analogia do sistema cognitivo com o cérebro humano. De acordo com essa perspectiva, os processos cognitivos são compreendidos em termos de redes neurais que se conectam (daí essa abordagem ser denominada, também, pelos termos conexionismo ou redes neurais). Desse modo, a informação é representada, por essa abordagem, como padrões de ativação entre elementos neurais. Ademais, de acordo com essa perspectiva, diversas operações mentais poderiam ser executadas simultaneamente, e não passo a passo, como defendido pela abordagem do Processamento da Informação.
Introdução à Psicologia Cognitiva : Abordagens
Processamento Bottom Up (de baixo para cima): foco nas propriedades dos estímulos.
Processamento Top Down (de cima para baixo): foco nas expectativas, conhecimentos prévios.
Introdução à Psicologia Cognitiva : Abordagens
Psicologia Cognitiva Experimental: O método abraçado pela Psicologia Cognitiva Experimental fundamenta-se nos experimentos realizados em laboratório. Nesse caso, o pesquisador exerce controle rigoroso sobre as condições experimentais e, então, observa os efeitos de suas manipulações sobre o objeto investigado. Isto é, o experimentador verifica os efeitos de variáveis independentes (e.g., apresentação de estímulos distraidores) sobre a variável dependente (e.g., desempenho em uma tarefa cognitiva, como tempo de resposta e/ou número de acertos), o que possibilita a identificação de prováveis relações de causalidade entre os eventos investigados. Desse modo, os experimentos de laboratório controlados oferecem condição para o teste de hipóteses e teorias no campo da Psicologia Cognitiva (Sternberg, 2008). 
Introdução à Psicologia Cognitiva : Abordagens
Neuropsicologia cognitiva: envolve o estudo de padrões de deficiência cognitiva exibida por pacientes com lesão cerebral para proporcionar informações valiosas sobre a cognição humana normal.
Ciência cognitiva computacional: envolve o desenvolvimento de modelos computacionais para ampliar o entendimento sobre a cognição humana. Nas simulações, os pesquisadores programam softwares com o objetivo de simular o desempenho humano em determinadas tarefas cognitivas (p.ex., reconhecimento de padrões, resolução de problemas). O pressuposto central dessa abordagem é a metáfora computacional, que defende que os processos cognitivos humanos funcionam de forma semelhante a um computador, isto é, ambos podem operar de acordo com princípios gerais semelhantes (Matlin, 2004). Desse modo, é evidente a proximidade entre a Ciência Cognitiva Computacional e a abordagem do Processamento da Informação
Introdução à Psicologia Cognitiva : Abordagens
Neurociência Cognitiva: uma área de investigação que, assim como a Psicologia Cognitiva, faz parte do campo da Ciência Cognitiva – um domínio de investigação contemporâneo e interdisciplinar, que busca responder questões relativas à mente humana. Portanto, a Neurociência Cognitiva é mais que uma abordagem da Psicologia Cognitiva, é uma ciência independente que tem crescido muito nas últimas décadas e, juntamente com a Psicologia Cognitiva, tem aumentado significativamente o corpo de conhecimentos acerca dos processos mentais (Matlin, 2004). 
A Neurociência Cognitiva pesquisa aspectos do funcionamento e da estrutura cerebral relevantes para a cognição humana, isto é, busca conhecer a base neural da cognição (Anderson, 2004). Ao contrário da Neuropsicologia Cognitiva, que se caracteriza por investigar os processos cognitivos de portadores de lesões cerebrais, a Neurociência Cognitiva caracteriza-se por estudar o funcionamento e a estrutura do cérebro intacto e saudável, por meio das técnicas como a Tomografia por Emissão de Pósitrons (PET scan) e a Ressonância Magnética Funcional (fMRI). 
Referências
Anderson, J.R. (2004). Psicologia cognitiva e suas implicações experimentais. Rio de Janeiro: LTC.
Eysenck, M. W., & Keane, M. T. (2007). Manual de psicologia cognitiva. Porto Alegre: Artmed.
Matlin, M.W. (2004). Psicologia cognitiva. Rio de Janeiro: LTC.
 Sternberg, R. J. (2008). Psicologia cognitiva. Porto Alegre: Artmed.

Teste o Premium para desbloquear

Aproveite todos os benefícios por 3 dias sem pagar! 😉
Já tem cadastro?