Buscar

exercicio 3 EE

Prévia do material em texto

Prezado (a) Aluno(a),
Você fará agora seu EXERCÍCIO DE FIXAÇÃO! Lembre-se que este exercício é opcional, mas não valerá ponto para sua avaliação. O mesmo será composto de questões de múltipla escolha (3).
Após a finalização do exercício, você terá acesso ao gabarito. Aproveite para se familiarizar com este modelo de questões que será usado na sua AV e AVS.
	
	
		1.
		A respeito da formação de professores para a Educação Especial, assinale a afirmativa INCORRETA.
		
	
	
	
	 
	A inclusão diz respeito a uma escola cujos professores tenham uma formação que se esgota na graduação ou nos cursos de pós-graduação em que se diplomaram.
	
	
	Os professores estão continuamente atualizando-se, para conhecer cada vez mais de perto os seus alunos, promover a interação entre as disciplinas escolares, reunir os pais, a comunidade, a escola.
	
	
	Professores do ensino regular  precisam de capacitação para a incluir alunos com deficiência  em classes comuns.
	
	
	A proposta inclusiva envolve uma escola cujos professores tenham um perfil compatível com os princípios educacionais humanistas.
	
	
	Existe a  formação continuada dos professores que acontece no interior das escolas e em  centros especializados. 
	 Gabarito Comentado
	
	
		2.
		No contexto educacional brasileiro, a partir da década de 90, aumenta o movimento de inclusão de estudantes com deficiência física, intelectual ou sensorial. Isso representa um avanço histórico em relação ao trabalho pedagógico que era oferecido anteriormente. A partir dos pressupostos da educação inclusiva, o aluno com necessidades educacionais especiais deverá ser matriculado:
		
	
	
	
	
	em classe especial de escola especial.
	
	 
	em classe comum de escola regular.
	
	
	em escola especial.
	
	
	em classe hospitalar.
	
	
	em classe especial de escola regular.
	 Gabarito Comentado
	
	
		3.
		No ano de 1994 após a Declaração de Salamanca a educação inclusiva ganha força em muitos países. As propostas redigidas e assinadas, em comum acordo, tem como base:
		
	
	
	
	
	A segregação de alunos com necessidades educacionais
	
	
	O Atendimento ao deficiente apenas em algumas escolas
	
	
	A exclusão dos deficientes das escolas regulares
	
	
	O deficiente não deve ter oportunidade de trabalho
	
	 
	A Participação efetiva do deficiente como cidadão
	 Gabarito Comentado
	
	
		4.
		Em relação à educação Especial no sistema de ensino brasileiro, complete as lacunas: A Educação Especial é ________________ e _______________________ , deve ser oferecida em todas as etapas, níveis e modalidades educacionais. As palavras que podem completar a frase corretamente são:
		
	
	
	
	
	para maioria/privada
	
	
	para deficientes/incapazes
	
	
	disciplinar/democrática
	
	
	para deficientes/ seus familiares
	
	 
	complementar/transversal
	
	
	
		5.
		Em 1994, muitos países se reuniram na Espanha para discutirem as diretrizes para a educação das pessoas com deficiência e necessidades educativas especiais. Em se tratando das conquistas que foram assinadas pelos países participantes da Declaração de Salamanca, marque (V) para verdadeiro e (F) para falso.
( ) A escola deve utilizar recursos, programas, serviços e tecnologias disponíveis para todos os alunos, adaptando o currículo, apenas quando necessário, para atender aos alunos com necessidades especiais.
( ) A escola deve receber alunos com deficiências somente se a família estiver presente no processo de escolarização, pois os professores e coordenadores devem ser responsáveis por toda as questões didáticas e a família, pelo cuidado desse aluno no período em que estiver na escola.
( ) É de responsabilidade do sistema educacional e das instituições escolares a criação dos suportes para viabilizar o acesso ao currículo e a quebra de barreiras que impeçam ou dificultem o aprendizado de todos os alunos.
A sequência correta é?
		
	
	
	
	 
	V F V
	
	
	F F V
	
	
	V V V
	
	
	F V V
	
	
	V F F
	 Gabarito Comentado
	
	
		6.
		No período anterior aos anos 70, o campo da Educação Especial no Brasil, caracterizou-se por algumas premissas, EXCETO:
		
	
	
	
	
	ações que favoreciam práticas educacionais segregadoras.
	
	
	ações orientadas por uma visão médico-assistencialista do campo.
	
	 
	ações que buscavam incluir os alunos com necessidades especiais em todas as atividades do cotidiano escolar.
	
	
	ações que não priorizavam o caráter pedagógico da educação.
	
	
	ações que enfatizavam o cuidado e a proteção do aluno com necessidades educacionais especiais.
	 Gabarito Comentado
	
	
		7.
		 (VUNESP/2013) Na perspectiva da educação inclusiva, a educação especial passa a constituir a proposta pedagógica da escola, definindo como seu público-alvo os alunos com deficiência, transtornos globais de desenvolvimento e altas habilidades/superdotação. Nestes casos e em outros, que implicam em transtornos funcionais específicos, a educação especial
 
		
	
	
	
	
	exige a atuação pedagógica voltada para a situação de exclusão e enfatiza a importância de ambientes homogêneos que promovam a aprendizagem de todos os alunos.
	
	
	resulta em práticas exclusivas que enfatizam os aspectos relacionados à deficiência, em contraposição à dimensão pedagógica.
	
	
	é realizada em centros especiais de educação, implantados com o intuito de proporcionar uma educação paralela de qualidade para todos.
	
	
	organiza-se de forma paralela à educação comum por ser mais apropriada à aprendizagem dos alunos que apresentam deficiência e problemas de aprendizagem.
	
	 
	atua de forma articulada com o ensino comum, orientando para o atendimento às necessidades educacionais especiais desses alunos.
	
	
	
		8.
		Marque a questão que traz duas prioridades que foram estabelecidas para a educação especial dentro das Diretrizes Operacionais para Atendimento Educacional Especializado na Educação Básica (2009).
		
	
	
	
	 
	A obrigatoriedade da matrícula dos alunos, público-alvo da Educação Especial, na escola comum do ensino regular e da oferta do atendimento educacional especializado e inclusão do AEE no projeto pedagógico da escola da rede regular de ensino.
	
	
	Essas diretrizes versam apenas sobre o ensino dos alunos com de deficiências mentais e sensórias, pois para os alunos com deficiências físicas não há qualquer definição que garanta a sua acessibilidade. Além disso, os deficientes físicos não são considerados deficientes perante a escola por não apresentarem déficit cognitivo.
	
	
	Utilização do espaço escolar das instituições voltadas para o ensino regular e segregação dos alunos durante as atividades de aprendizagem para aqueles que não acompanharem o ritmo de aprendizagem da turma.
	
	
	As diretrizes citadas estabelecem apenas regulamentação sobre a manutenção de alunos deficientes na rede regular de ensino e garantem a promoção automática como forma de minimizar os efeitos nocivos que esta inclusão terá para a avaliação sistemática dos alunos deficientes.
	
	
	Programa diferenciado de ensino para os alunos com deficiência que ocorre no momento das atividades diárias da turma regular e pagamento de Bolsa família para que o aluno deficiente tenha condições de financiar seu tratamento e estudar.
	 Gabarito Comentado

Continue navegando