Buscar

Gabarito da prova ÉTICA POLITICA E SOCIEDADE 1 SEMESTRE 13/05/2017

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Prévia do material em texto

Gabarito da prova : ÉTICA,POLÍTICA E SOCIEDADE 1 SEMESTRE 13/05/2017
Questão	Resposta
1	A
2	E
3	A
4	E
5	A
6	A
7	A
8	C
9	A
10	A
11	
Enunciado -
É possível afirmar, sem receio de exagero, que existem na História dois grandes momentos do pensamento político: um situado antes e outro depois de Maquiavel (1469 – 1527). Esse filósofo, inaugurou a teoria política moderna. Procurando responder a questões de seu tempo, elaborando uma importante obra cujo alcance vai além da sua época. Maquiavel é a expressão de um período de transição em que as cidades voltavam a ter um papel central, como centros de poder. A partir de seus conhecimentos sobre as teorias de Nicolau Maquiavel, apresente os quatro pontos principais que demonstram a ruptura maquiavelista com a tradição política. 
Resposta Esperada -
Para Maquiavel, não há qualquer fundamento anterior e exterior à política: nem razão, nem Deus ou natureza. Também acredita que a sociedade é dividida na sua origem, jamais poderá se compor como uma comunidade homogênea, única, lutando por um objetivo como o bem comum; outro fator é que Maquiavel recusa a figura do Bom Governo encarnada no príncipe virtuoso, portador das virtudes cristãs, das virtudes morais e das virtudes principescas. O príncipe precisa ter virtú, mas esta é propriamente política. Por fim, Maquiavel rejeita a divisão clássica dos regimes políticos – monarquia, aristocracia, democracia –, assim como suas formas ilegítimas –tirania, oligarquia, demagogia/anarquia, aponta que o critério para medir a legitimidade ou a ilegitimidade, é a liberdade.
12	
Enunciado -
Leia a manchete do Jornal BBC News - Brasil do JornalistaJonathan Marcus. "Por que as relações entre Rússia e EUA estão no pior momento desde a Guerra Fria". Em 19 outubro 2016. Disponível em http://www.bbc.com/portuguese/internacional-37692439. Acesso 03 abr.de 2017.Difícil lembrar de um período, desde o fim da chamada Guerra Fria, em 1991, em que as relações entre Rússia e EUA tenham estado tão ruins. O governo americano classifica como "massacre" a ofensiva conjunta das forças sírias e russas na cidade de Aleppo e denuncia crimes de guerra. O presidente russo, Vladimir Putin, falou claramente sobre a deterioração do clima entre Washington e Moscou e insistiu em afirmar que o governo americano, prefere fazer imposições a dialogar. Ainda assim, russos e americanos continuam discutindo a situação na Síria.A partir do enunciado e em posse dos estudos realizados, podemos afirmar que a Guerra Fria é uma marca de enfrentamento de duas ideologias que se opõem, ou seja, o capitalismo e o socialismo.
Com base nos seus conhecimentos discorra sobre as principais diferenças entre a ideologia capitalista e a socialista.
Resposta Esperada -
As principais diferenças entre esses dois sistemas são: No Sistema capitalista: forma avançada e sistemática da economia de mercado, com a valorização da propriedade privada, livre inciativa individual, trocas econômicas com o mínimo de intervenção estatal e por vários outros fatores inerentes ao mercado. No Sistema socialista: encara a produção econômica a partir da compreensão marxista da mais-valia, que explica o lucro pela existência do trabalho excedente, apropriado pelo capitalista. Daí a justificativa da abolição da propriedade privada, instrumento que garante a exploração.

Outros materiais