Buscar

fundamentos de administração e marketing AV1 100% on line

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Prévia do material em texto

1)
O mundo contemporâneo é formado por várias Organizações. Com ou sem fins lucrativos, educacionais, prestadoras de serviço, religiosas, militares, etc. Somos dependentes das prestações de serviço que as mesmas ofertam em vários segmentos e esferas. Para tanto, estas organizações necessitam seguir procedimentos, cumprir metas, estabelecer objetivos. Para que as organizações possam alcançar seus resultados e ofertar suas atividades, elas necessitam seguir quatro (04) princípios que Taylor listou no estudo da Administração Científica. São eles:
Alternativas:
a)
Programação; Organização; Descentralização e Controle.
b)
Planejamento; Organização; Direção e Controle;	
Alternativa assinalada
c)
Planejamento; Programação; Direção e Descentralização;
d)
Planejamento; Sinergia; Delegação e Autonomia.
2)
Taylor, em seus projetos, criou uma linha de pesquisa chamada Estudo dos Tempos e Movimentos para medir a capacidade produtiva dos colaboradores. Através deste estudo, pode analisar às melhores práticas bem como evitar os desperdícios, alavancando a produtividade. Mas, para que esta produtividade aumenta-se satisfatoriamente, Taylor apresentou que apenas a recompensa financeira era capaz de motivar os colaboradores. Este conceito ficou conhecido como:
Alternativas:
a)
Homem Produtivo
b)
Homem Sinérgico
c)
Homem Proativo
d)
Homem Econômico
Alternativa assinalada
3)
Conforme a evolução das organizações acontecia, novas metodologias de trabalho e pesquisas eram necessárias serem realizadas e aplicadas para o melhor desempenho das mesmas. Enquanto que na Teoria Científica a ênfase estava nos meios como produzir algo, a Teoria Clássica, apresentada por Fayol, preocupava-se com a Estrutura Organizacional. Através desta analise de Fayol que pode encontrar hoje as amplitudes organizações, com seu departamentos, setores, seções, responsáveis. Você pode observar que, o que fora apresentado há séculos, esta presente desde então nas organizações. De acordo com o estudo, as estruturas que Fayol apresentou em seu estudo e encontramos hoje nas organizações são:
Alternativas:
a)
Técnica, Comercial, Financeira, Segurança, Contábil e Administrativa
Alternativa assinalada
b)
Produção, Marketing, Jurídica, Contábil e Administrativa
c)
Técnica, Produção, Marketing, Financeira, Logística e Adminsitrativa
d)
Técnica, Comercial, Financeira, Segurança, Logística e Marketing
4)
Você já deve ter deparado-se com filas enormes em instituições financeiras, departamentos públicos, departamentos de saúde, eventos (recreativos ou profissionais). Esperas de pedidos que atrasam sem justificativas. Atendimentos sem solução via call center ou sac. Desinformações. Literalmente, no dia a dia, ocorrem várias situações que podem prejudicar o desempenho e a imagem da organização. Muita das vezes, esses problemas são relacionados com a Burocracia. Mas, quando o estudo sobre este termo fora apresentado por Max Weber, não era esse o porque do seu surgimento e existência. Weber definiu a Burocracia como:
Alternativas:
a)
Uma forma de organização tecnológica que se baseia na racionalidade, com o intuito de garantir a máxima eficiência possível.
b)
Uma forma de organização humana que se baseia na racionalidade, com o intuito de garantir a máxima eficiência possível.
Alternativa assinalada
c)
Uma forma de organização patriarcal que se baseia na racionalidade, com o intuito de garantir a máxima lucratividade possível.
d)
Uma forma de organização militar que se baseia na racionalidade, com o intuito de garantir a máxima eficiência possível.
5)
"O Homem não é uma ilha". Acredito que você já deve ter lido ou ouvido esta frase. Esta reflexão podemos encontrar no passado, quando Maslow discorreu sobre a Hierarquia das Necessidades ou, Pirâmide das Necessidades. Esse estudo fora fomentado pela necessidades humanas e o comportamento do indivíduo. Em sua pirâmide, ele classificou as necessidades conforme a sua importância (urgência), iniciando pela base até o seu pico. Dentre as necessidades, assinale a necessidade que esta relacionada com a base da pirâmide:
Alternativas:
a)
Necessidades de Auto-Realização
b)
Necessidades Sociais
c)
Necessidades de Segurança
d)
Necessidades Fisiológicas ou Básicas
Alternativa assinalada

Outros materiais