Buscar

Antigo Regime

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Prévia do material em texto

ANTIGO REGIME
- SOCIEDADE 
Era formada por uma base Estamental, ou seja, possuía grupos sociais e não havia mobilidade social, as pessoas assumiam seu trabalho devido à origem de seu nascimento.
A sociedade do Antigo Regime possuía três tipos de estamentos; 
- Clero (Religiosos)
- Nobreza (Famílias nobres e burguesas) 
- Terceiro estado (Formado pela a maior parte da população que trabalhavam na economia, comercialização de produtos e etc.)
Cada desses estamentos possuía um estatuto jurídico próprio que assegurava as obrigações e os direitos dos componentes de cada grupo. Por exemplo, as obrigações; do Clero, era propagar a religiosidade e conduzir os fieis á salvação divina. A Nobreza deveria garantir a proteção do território por meio da defesa militar. E o terceiro estado ficava a cargo do trabalho para sustentar a sociedade. 
Em questão aos direitos, o Clero tinha o total direito de ser bem alimentado e defendido; Os Nobres podiam contar com as orações e trabalho dos outros e o Terceiro Estado possuía o direito de receber orações e total segurança. 
Existiam também os privilégios, por exemplo, o Clero e a Nobreza eram totalmente dispensados do trabalho, não precisavam pagar tributos, eram julgados em tribunais especiais e ocupavam cargos elevados do Estado. O que não acontecia com o terceiro estado , estes eram excluídos das decisões políticas ou qualquer privilegio, podendo apenas trabalhar e pagar tributos. 
A desigualdade social era juridicamente imposta pelo regime, o que levava a não compreensão entre as pessoas, assim não se interagiam com outros estamentos a não ser aquele em se nasceu. A lei não se determinava igual para todos, pois, naquela época se seguia a base de pensamento que os seres humanos não eram todos iguais. Assim por esse raciocínio se determinava, em parte, as diferentes funções, talento e a dignidade das pessoas.
– POLITICA 
A forma de política usada pelo Antigo Regime era Monarquia Absolutista. A política do estado era totalmente concentrada na figura do Rei. Em nome do rei o poder era exercido por membros do governo, sem utilizar métodos democráticos e impondo a vontade do Rei na aplicação de Leis.
Não existiam oposições ao Rei, pois se acreditava que seu poder tinha sido dado diretamente por Deus. Assim se acreditava que todos deveriam obedecê-lo sem exceções. O poder monárquico não possuía limites, restrições ou oposições. O Rei possuía todo o poder legislativo, judicial e executivo. Também chefiava o exército, órgãos públicos e tinha direito ao pagamento de impostos, para seu próprio sustento. 
A maior figura representativa deste tipo de sistema foi Luis XIV (Rei da França), que gritou a todo seu parlamento: “L’état c’est moi!” (“O Estado sou eu!”)
– ECONOMIA 
O Mercantilismo se predominou nesta época do Antigo Regime. A agricultura era a principal base de produção da economia, centralizada na produção de Cereais e Vinhos. A agricultura da primeira metade do século XVIII era bastante atrasada, era utilizado o sistema baseado no arcaísmo (rudimentares) para produção, utilizam ainda instrumentos de madeiras com somente a ponta feita com ferro. O sistema de regime de propriedade também dificultava os investimentos na agricultura, o que não era compensador. E a concentração das terras nas mãos do Rei, do Clero e da Nobreza, aumentava a ausência dos proprietários da produção.
Obs.; A Revolução Francesa foi o estopim para o fim do Antigo Regime, acabando com o poder Monárquico Absolutista.

Outros materiais