Buscar

Simulado:CCJ0105_SM_201702458555 V.1

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Prévia do material em texto

1a Questão (Ref.: 201703106368)
	Pontos: 0,1  / 0,1
	À medida que as jazidas de ouro foram sendo encontradas em maior número e a produção aurífera aumentava o governo metropolitano interessava-se, cada vez mais, em controlar essa atividade. Por isso há toda uma legislação específica para esse setor no período, dentre as quais podemos citar o Código Mineiro de 1603 e 1618 e o Regimento de 1702 que criou uma a Intendência das Minas, uma administração subordinada diretamente à Coroa portuguesa . (CASTRO, Flávia Lages de. História do Direito: Geral e Brasil. 10ª ed. Rio de Janeiro: Lume Juris, p. 315). O texto acima demonstra uma característica presente na História do Direito brasileiro, qual seja:
		
	
	A valorização do Direito Ambiental, sendo a proteção do meio ambiente a principal preocupação do governo português ao criar legislação especial para a região mineradora.
	 
	A existência de relação entre a construção do Direito e os fatores sociais e políticos de cada momento histórico, com a predominância dos interesses das camadas dominantes da sociedade efetivados por meio do Direito, em vários momentos da História do Direito brasileiro.
	
	A existência de relação entre a construção do Direito e os fatores sociais e políticos de cada momento histórico, com a predominância dos interesses das camadas populares que desde o início da colonização tinham acesso à política colonial.
	
	A construção do Direito com a participação ampla das diferentes camadas sociais, visto que a participação da população na política foi um aspecto relevante da sociedade colonial, com a criação de conselhos populares atuando juntamente com as Câmaras Municipais, numa interação entre os conhecidos "Homens Bons", enquanto membros da elite e a população em geral.
	
	A independência entre o Direito e os aspectos políticos e sociais, visto que a construção do Direito sempre esteve acima dos interesses das classes dominantes.
		
	
	
	 2a Questão (Ref.: 201702589586)
	Pontos: 0,1  / 0,1
	De acordo com o cientista político, Jairo Nicolau (História do voto no Brasil, Jorge Zahar Editora, 2002), poucos países apresentam uma história eleitoral tão intensa quanto a do Brasil. Ao longo das diversas fases de nossa história política, os processos eleitorais sempre se fizeram presentes na escolha dos representantes da população, exceção feita ao período do Estado Novo (de 1937 a 1945) quando então as eleições para a Câmara dos Deputados foram suspensas. Assim, a respeito das eleições para os cargos legislativos (Câmara dos Deputados, Senado e Conselhos Gerais de Províncias) previstas pela Constituição Imperial brasileira de 1824, podemos afirmar que:
I - De maneira pioneira, no que se referia à ambiência política mundial das primeiras décadas do século XIX, deputados, senadores e membros dos Conselhos Gerais de Províncias eram escolhidos por meio de votação direta da qual participavam, obrigatoriamente, todos os cidadãos brasileiros maiores de 21 anos.
II - Dentre os que estavam aptos para o exercício do voto nas eleições legislativas podemos destacar homens e mulheres livres maiores de 25 anos e os libertos (ex-escravos), independentemente de serem alfabetizados ou não.
III - Nas eleições primárias (ou seja, nas eleições paroquiais, conforme denominação fixada no caput do art. 90 da Constituição de 1824) o conjunto de votantes (que, dentre outros critérios para o exercício do voto, deveriam possuir uma renda líquida de, no mínimo, cem mil réis provenientes de bens de raiz, indústria, comércio ou emprego) escolhia os eleitores de província os quais eram os responsáveis pela escolha dos deputados, senadores e representantes dos Conselhos Gerais de Províncias.
Após analisar cada uma das afirmativas acima (verificando se elas estão CORRETAS ou ERRADAS), assinale, dentre as alternativas apresentadas abaixo, a que melhor reflete o resultado de sua análise:
		
	
	Somente a afirmativa II está errada.
	
	Somente a afirmativa I está correta.
	 
	Somente a afirmativa III está correta.
	
	Todas as afirmativas estão corretas.
	
	Todas as afirmativas estão erradas.
	 3a Questão (Ref.: 201703277058)
	Pontos: 0,1  / 0,1
	A organização do Estado Brasileiro que se seguiu à independência resultou do projeto do grupo:
		
	
	Liberal-radical, que defendia a convocação de uma Assembleia Constituinte, a igualdade de direitos políticos e a manutenção da estrutura social.
	
	Maçônico, que pregava a autonomia provincial, o fortalecimento do executivo e a extinção da escravidão.
	
	Cortesão que defendia os interesses recolonizadores, as tradições monárquicas e o liberalismo econô¬mico.
	 
	Liberal-conservador, que defendia a monarquia constitucional, a integridade territorial e o regime centralizado.
	
	Liberal-democrático, que defendia a soberania popular, o federalismo e a legitimidade monárquica.
		
	
	
	 4a Questão (Ref.: 201702517790)
	Pontos: 0,0  / 0,1
	No que se refere à construção da institucionalidade do regime implantado no Brasil com o golpe de Estado de 31 de março/1 de abril de 1964, podemos afirmar que:
I - O primeiro ato institucional, editado em 9 de abril de 1964, visava, tão somente, reorganizar a administração da Justiça Federal, a partir da implantação de uma nova composição do Supremo Tribunal Federal.
II - A edição dos atos institucionais 2 e 3 pode ser entendida como consequência direta do resultado das eleições realizadas para 11 governos estaduais no dia 3 de outubro de 1965.
III - De acordo com o ato institucional 5, todas as medidas restritivas aos direitos e garantias individuais previstas nos atos anteriores seriam revogadas ao final do ano de 1969.
Após analisar cada uma das afirmativas acima (verificando se elas estão CORRETAS ou ERRADAS), assinale, dentre as alternativas apresentadas abaixo, a que melhor reflete o resultado de sua análise:
		
	
	As afirmativas I e III estão corretas.
	
	As afirmativas II e III estão erradas.
	
	Somente a afirmativa III está errada.
	 
	Somente a afirmativa II está correta.
	 
	Somente a afirmativa I está errada.
		
	 5a Questão (Ref.: 201703262385)
	Pontos: 0,1  / 0,1
	Em 28 de setembro de 1871 era aprovada a Lei do Ventre Livre que dava liberdade aos filhos de escravos nascidos a partir daquela data. Como consequência dessa lei, indique a opção CORRETA:
		
	
	A Lei do Ventre Livre pode ser considerada uma atitude revolucionária em relação à abolição da escravatura, pois concretamente tudo mudou na situação dos escravos.
	
	Mesmo sem significar o fim da escravidão, essa lei representou um passo importante rumo à abolição da escravatura.
	 
	O índice de mortalidade infantil entre os escravos aumentou, pois além das péssimas condições de vida, cresceu o descaso pelos recém-nascidos.
	
	A partir da vigência dessa lei todas as crianças negras menores de 8 anos passaram a ser consideradas livres.
	
	Os escravos que estavam com idade entre 60 e 65 anos deveriam "prestar serviços por 3 anos aos seus senhores e após os 65 anos de idade seriam libertos».

Outros materiais