Buscar

Notas de aula

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Prévia do material em texto

Notas de aula
Aula 1
Férias – Descanso anual remunerado que o trabalhador tem de usufruir, desde que tenha adquirido o direito.art. 7XVII CRFB 129 CLT.
Período aquisitivo- art. 130 CLT, adquirido a cada 12 meses de vigência do contrato de trabalho.
Período concessivo- art.134 CLT- período de 12 meses subsequentes à data aquisitiva do direito aos quais as férias devem ser gozadas. As exceções são do empregado estudante menor de 18 anos, empregados de uma mesma empresa que trabalham para o mesmo empregador. 
Direito a férias- o trabalhador tem direito a 30 dias corridos e variam conforme as faltas injustificadas descritas no art. 130 da CLT- 30 dias se forem menos de 5 faltas injustificadas, 24 dias corridos de 6 a 14 faltas, 18 dias corridos de 15 a 23 faltas,12 dias corridos de 24 a 32 faltas.
Perda das férias – art. 133 CLT.
Divisão de férias- as férias não podem ser divididas (art.134). em situações excepcionais e possível dividir em dois períodos não menores que 10 dias cada. Os maiores de 50 e menores de 18 anos não podem ter suas férias divididas art. 134 § 2° da CLT.
Concessão das férias após o período concessivo- art. 137 CLT o pagamento é em dobro. OJ 386 SDI-I TST é devida a dobra inclusive com o acréscimo de um terço ,quando as férias, embora gozadas dentro do prazo, o pagamento não é realizado no prazo previsto no art. 145 CLT. Devera receber até dois dias antes de entrar de férias sob pena de pagar em dobro.
Forma de pagamento-142 – remuneração da época da concessão ou da extinção do contrato com o computo das parcelas salariais habitualmente pagas mais terço constitucional art. 7° XVII.
Empregados sobre o regime de tempo parcial- art. 130-A CLT- fixa o gozo de férias de acordo com a jornada do empregado. Ex : quem trabalha quatro horas por dia.
Art. 130-A parágrafo único CLT- mais de 07 faltas injustificadas ao longo do período aquisitivo reduz o período de férias a metade.
Férias coletivas- 139 CLT- podem gozar em dois períodos desde que não menores que 10 dias. § 2° devera comunicar ao ministério do trabalho sobre as férias coletivas .§ 3° devera comunicar aos sindicatos.
Abono pecuniário ou venda de férias- art. 143 – é facultado ao empregado converter um terço do período de férias a que tiver direito em abono pecuniário.

Outros materiais