Buscar

Modelo Banner FAL elineid

Esta é uma pré-visualização de arquivo. Entre para ver o arquivo original

Programa de Controle Nacional do Tabagismo
Ediane Gonçalves (ediane_goncalves@hotmail.com); 
Elineide macedo dos santos(elineide2000@hotmail.com); 
Pedro José Santos da Silva ( pedronpvd@gmail.com);
Professora responsável: Socorro Alécio <socorroalecio@gmail.com>; Faculdade Estácio de Alagoas.
INTRODUÇÃO
O tabagismo contribui para 40 a 45% de todas as mortes por câncer, 90 a 95% das mortes por câncer de pulmão, 75% das mortes por Doenças Pulmonares Obstrutivas Crônicas (DPOC). Desde o final da década de 1980, sob a ótica da promoção da saúde, a gestão e governança do controle do tabagismo no Brasil vem sendo articulada pelo Ministério da Saúde através do INCA, o que inclui um conjunto de ações nacionais que compõem o Programa Nacional de Controle do Tabagismo (PNCT). O estudo mais recente divulgado no Brasil para estimar essa prevalência de tabagismo foi concluído em 2008:um inquérito telefônico que cobriu as 27 capitais dos estados brasileiros23 e que apresentou uma prevalência global de 15,2% entre indivíduos de 18 anos e mais.
OBJETIVO
 Reduzir a prevalência de fumantes e a consequente morbimortalidade relacionada ao consumo de derivados do tabaco no Brasil seguindo um modelo lógico no qual ações educativas, de comunicação, de atenção à saúde, junto com o apoio a adoção ou cumprimento de medidas legislativas e econômicas, se potencializam para prevenir a iniciação do tabagismo, principalmente entre adolescentes e jovens; para promover a cessação de fumar; e para proteger a população da exposição à fumaça ambiental do tabaco.
DESENVOLVIMENTO
O Programa Nacional de Controle do Tabagismo se destaca na articulação para implementação principalmente dos seguintes artigos da CQCT:12-Educação, comunicação, treinamento e conscientização do público; e 14-Medidas de redução de demanda relativas à dependência e ao abandono do tabaco. Além disso, por meio de seu trabalho em rede, cria uma capilaridade que contribui na promoção e no fortalecimento de um ambiente favorável à implementação de todas as medidas e diretrizes de controle do tabaco no país, ainda que não estejam diretamente sob a governabilidade do setor saúde. Essa rede faz parte da rede nacional que atua na governança da Política Nacional de Controle do tabaco a qual também envolve outros setores do Ministério da Saúde, de outros Ministérios e Secretarias do governo federal que compõem a Comissão Nacional para Implementação da Convenção Quadro para Controle do Tabaco (CONICQ) , assim como organizações não governamentais
PRINCIPAIS RESULTADOS
CONCLUSÕES
Concluímos que o PNCT articula a Rede de Tratamento do Tabagismo no SUS, o Programa Saber Saúde, as Campanhas e outras ações educativas e a Promoção de Ambientes Livres.
Em novembro de 2005, o Brasil ratifica a Convenção Quadro para Controle do Tabaco, primeiro tratado internacional de saúde pública que tem como objetivo conter a epidemia global do tabagismo. A implantação do Programa Nacional de Controle do Tabagismo passa então a fazer parte da Política Nacional de Controle do Tabaco, que é orientada ao cumprimento das medidas e diretrizes da CQCT pelo país.
REFERÊNCIAS
//www2.inca.gov.br/wps/wcm/connect/acoes_programas/site/home/nobrasil/programa-nacional-controle-tabagismohttp://www2.inca.gov.br/wps/wcm/connect/32fc780047eaebb589accd9ba9e4feaf/vigescola-2002-2003.pdf?MOD=AJPERES&CACHEID=32fc780047eaebb589accd9ba9e4feafhttps://www.google.com.br/search?q=programa+nacional+de+controle+do+tabagismo+ministerio+da+saude&espv=2&source=lnms&tbm=isch&sa=X&ved=0ahUKEwiQw-en2svQAhVLhJAKHUg6C-EQ_AUICCgB&biw=1360&bih=638
Aqui vocês podem colocar fotos, esquemas, tabelas, figuras, a fim de chamar atenção e facilitar a visualização da experiência relatada.
Aqui é o momento de usar o colorido e deixar fluir a criatividade!

Teste o Premium para desbloquear

Aproveite todos os benefícios por 3 dias sem pagar! 😉
Já tem cadastro?

Continue navegando