Buscar

empresarial 1

Prévia do material em texto

ESTÁCIO
CURSO DE DIREITO
DIREITO EMPRESARIAL I
REVISÃO DE CONTEÚDO
Aula do dia 08.04.2016
1 – Sobre o nome empresarial, assinale (com um X) a alternativa incoerente:
( ) Divide-se em duas espécies: firma ou razão comercial e denominação.
( ) A firma é o nome comercial formado do nome patronímico ou de parte desse nome de um comerciante ou de um ou mais sócios de sociedade comercial, acrescido ou não, quando se trata de sociedade, das palavras e companhia; as sociedades comerciais poderão usar firma ou denominação, segundo o tipo de sociedade.
( ) Pode ser Limitada, Micro Empresário, Empresário de Pequeno Porte e EIRELI.
( ) O nome empresarial atende a dois grandes princípios, os quais sejam: novidade e veracidade.
2 - Sinalize (F) falso e (V) para verdadeiro:
( ) Considera-se nome empresarial a firma ou a denominação adotada para o exercício de empresa. 
( ) Equipara-se ao nome empresarial, para os efeitos legais a denominação das sociedades simples, associações e fundações.
( ) O empresário pode operar sob firma constituída por seu nome completo ou abreviado, aditando-lhe, se quiser, designação mais precisa da sua pessoa ou do gênero de atividade. 
( ) A inscrição do empresário, ou dos atos constitutivos das pessoas jurídicas, ou as respectivas averbações, no registro próprio, asseguram o uso exclusivo do nome nos limites do respectivo Estado.
( ) A sociedade cujos sócios tenham responsabilidade ilimitada operará sob firma na qual somente os nomes daqueles poderão figurar, bastando para formá-la aditar ao nome de um deles a expressão "e companhia" ou sua abreviatura.
( ) Ficam solidária e ilimitadamente responsáveis pelas obrigações contraídas sob a firma social aqueles que por seus nomes, figurarem na firma da sociedade de responsabilidade limitada.
( ) A sociedade limitada pode adotar firma ou denominação, integradas pela palavra final ‘limitada’ ou a sua abreviatura, conforme determina a Lei.
( ) O nome empresarial pode ser objeto de alienação.
( ) A firma será composta com o nome de um ou mais sócios, desde que pessoas físicas, de modo indicativo da relação social. A designação deve designar o objeto da sociedade, sendo permitido nela figurar o nome de um ou mais sócios.
( ) A inscrição do nome empresarial será cancelada, a requerimento de qualquer interessado, quando cessar o exercício da atividade para que foi adotado, ou quando ultimar-se a liquidação da sociedade que o inscreveu.
( ) A omissão da palavra "limitada" determina a responsabilidade solidária e ilimitada dos administradores que assim empregarem a firma ou a denominação da sociedade".
( ) O adquirente de estabelecimento, por ato entre vivos, pode, se o contrato o permitir, usar o nome do alienante, precedido do seu próprio, com a qualificação de sucessor
 
3 – Sobre os Livros comerciais, diz a Lei que dividem-se em comuns e especiais, bem como em obrigatórios e facultativos. Quanto a esse tópico assinale a alternativa incorreta:
( ) os comuns são os referentes ao comércio em geral.
( ) O livro de registro de duplicatas é obrigatório sempre, segundo o que preconiza a Lei.
( ) Os livros especiais, são os que devem ser adotados só por certos tipos de empresas, cuja a atividade empresarial tenha essa especificidade. 
( ) Os livros comuns obrigatórios são o diário, o registro de duplicatas, se houver vendas com prazo superior a 30 dias, o registro de compras (entrada de mercadorias) e o registro de inventário.
4 – Segundo a legislação vigente a Sociedade Anônima opera sob denominação designativa do objeto social, integrada pelas expressões ‘sociedade anônima’ ou ‘companhia’, por extenso ou abreviadamente, no entanto pode constar da denominação o nome do fundador, acionista, ou pessoa que haja concorrido para o bom êxito da formação da empresa 
( ) Certo ( ) Errado.
5 – Conceitue, fundamentadamente, o que é empresário:
________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________
6 - A Sociedade Empresária é aquela que, em regra, exerce as atividades de produção, comércio e serviços, tudo de modo organizado, profissional e com busca de lucro. 
( ) certo ( ) errado
7 - O incapaz pode exercer a atividade desde que tenha autorização judicial, e só estará autorizado em duas hipóteses: liste-as, fundamentando:
____________________________________________________________________________________8 – São impedidas as sociedades denominadas de EIRELI:
( ) de serem formadas por pessoa jurídica.
( ) de possuírem o nome empresarial formado pelo nome civil do empresário.
( ) de abreviar o nome.
( ) de inserir no nome o gênero ou atividade empresarial.
9 - As sociedades simples serão registradas em cartório de registro das pessoas jurídicas.
( ) certo ( ) errado
10 – Sobre o conceito de Direito Empresarial, assinale a seguir a alternativa correta:
( ) 	“O direito comercial constitui aquela parte do direito privado que tem, principalmente, por objeto regular a circulação dos bens entre aqueles que os produzem e aqueles que os consomem.“
( ) é a atividade humana, de caráter especulativo, que consiste em pôr em circulação a riqueza produzida, tornando disponíveis bens e serviços.
( ) É ramo do Direito Público que tem por objeto a circulação de bens e serviços.
( ) é o complexo de operações efetuadas entre produtor e consumidor, exercidas de forma habitual, visando lucro, com o propósito de realizar, promover ou facilitar a circulação de produtos da natureza e da indústria, na forma da lei.
11 - Quanto à atividade rural diz o Código Civil que o registro é obrigatório, porém é facultado ao produtor, fazê-lo no cartório de registro civil de pessoas naturais, caso em que a atividade será civil ou fazê-lo na Junta Comercial, caso em que a atividade será empresarial. 
( ) Certo ( ) Errado
12– Sobre o registro empresarial e segundo o que preceitua a Lei, assinale a alternativa errônea:
( ) Uma das obrigações do empresário, isto é, do exercente de atividade econômica organizada para a produção ou circulação de bens ou serviços, é a de inscrever-se no Registro das Empresas, antes de dar início à exploração de seu negócio. 
( ) Os órgãos competentes são: no âmbito federal, o Departamento Nacional do Registro do Comércio (DNRC) no âmbito estadual, a Junta Comercial.
( ) As Juntas comerciais não tem função executiva, apenas legislativa. ( ) O DNRC integra o Ministério do Desenvolvimento, Indústria e Comércio Exterior, e é o órgão máximo do sistema. 
13 – As Juntas Comerciais são órgãos da administração estadual, tendo por atribuição a execução do registro de empresa. A seguir listamos algumas de suas funções, exceto:
( ) a) assentamento dos usos e práticas mercantis (o comércio rege-se também por normas consuetudinárias, cuja compilação é da incumbência da Junta Comercial);
( ) Arquivamento dos atos constitutivos das Empresas mercantis 
( ) expedição de carteira de exercício profissional de advogados; 
( ) habilitação e nomeação de tradutores públicos e intérpretes comerciais.
14- São atos de registro de empresa, exceto:
( ) a matrícula.
( ) Licenciamento.
( ) o arquivamento.
( ) a autenticação.
15 – Fale sobre os princípios que regem a proteção do Nome empresarial:
________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________
16 – Segundo o conceito de empresário legislado no Código Civil de 2002, a seguir algumas assertivas e uma alternativa errônea, assinale-a:
( ) O empresário, cuja atividade rural constitua sua principal profissão, pode, observadas as formalidades podem requerer inscrição no Registro Público de Empresas Mercantis da respectiva sede,caso em que, depois de inscrito, ficará equiparado, para todos os efeitos, ao empresário sujeito a registro. 
( ) São empresários aqueles que exercem profissão intelectual, de natureza científica, literária ou artística.
( ) Não se considera empresário quem exerce profissão intelectual, de natureza científica, literária ou artística, ainda com o concurso de auxiliares ou colaboradores, salvo se o exercício da profissão constituir elemento de empresa. 
( ) Podem exercer a atividade de empresário os que estiverem em pleno gozo de capacidade civil e não forem legalmente impedidos.
17 - Assinale V ( Verdadeiro) ou F (falso):
( ) Pela natureza do ato constitutivo as sociedades podem ser institucionais ou estatutárias e contratuais, dependendo da responsabilidade dos sócios que a compõem.
( ) As sociedades não personificadas não possuem personalidade jurídica, por não possuírem registro. São espécies de sociedades não personificadas a sociedade em conta de participação e a sociedade comum, também chamada de irregular ou de fato, bem como as sociedades por ações.
( ) Código Civil de 2002 adota a Teoria da Empresa substituindo a teoria dos atos de comércio e disciplinou uma forma específica de produzir ou circular bens ou serviços: a empresarial. Isto ocorre em razão da evolução operada no comércio mundial, notadamente com a difusão e aquisição de importância da prestação de serviços.
( ) A Sociedade Empresária tem por objeto o exercício de atividade própria de empresário sujeito a registro, inclusive a sociedade por ações, independentemente de seu objeto, devendo inscrever-se na Junta Comercial do respectivo Estado.
18 - Por Direito Empresarial entende-se que é o conjunto de normas jurídicas que disciplinam as atividades das empresas e dos empresários comerciais, bem como os atos considerados comerciais, ainda que não diretamente relacionados às atividades das empresas. ( ) FALSO ( ) VERDADEIRO
19 - Analise a seguinte hipótese e responda: “ Tício e seus familiares vivem na zona rural de Brazlândia onde se dedicam à plantação de morangos e de hortaliças, bem como à criações de animais domésticos de pequeno porte. Da atividade rural retiram o sustento familiar”. Segundo a legislação vigente sobre registro empresarial, Tício deverá constituir empresa para comercializar seus produtos? Explique e justifique.
20 - A Natureza Jurídica dos sócios é o direito de propriedade do sócio sobre a sociedade que ele integra. Assim nessa linha de raciocínio, assinale a alternativa coerente sobre os direitos dos sócios:
 
( ) Participação nos lucros. Assumir a função de sócio administrador. Fiscalizar os administradores das sociedades. Ter acesso aos dados contábeis. Ter direito de retirada.
( ) Remissão do sócio em caso de não integralização do capital.
( ) Ser afastado por justa causa e, com sentença judicial.
( ) Ser afastado por acometimento de falta grave contrário aos interesses da sociedade.
21 – São Obrigações dos sócios, exceto:
( ) Integralizar o Capital Social.
( ) Participar das perdas.
( ) Respeitas as cláusulas pactuadas no Contrato Social, bem como prestar contas quando assumir a função de sócio administrador.
( ) Requerer a auto falência.
 
22 – Sobre a inscrição dos atos constitutivos junto aos órgãos competentes, assinale V ou F:  
( ) É obrigatória a inscrição do empresário no Registro Público de Empresas Mercantis da respectiva sede, antes do início de sua atividade.
( ) A sociedade independe de registro em órgão competente, haja vista que estando integralizado o capital passa a ter personalidade jurídica.
( ) A inscrição do empresário far-se-á mediante requerimento que contenha: o seu nome, nacionalidade, domicílio, estado civil e, se casado, o regime de bens; a firma, com a respectiva assinatura autógrafa; o capital e o objeto e a sede da empresa.
( ) A sociedade adquire personalidade jurídica com a inscrição, no registro próprio e na forma da lei, dos seus atos constitutivos (arts. 45 e 1.150).
 
 23 - Quando a unipessoalidade ocorrer após a constituição da sociedade, como a morte de um dos dois únicos sócios, a lei concede um prazo de 180 dias para a reposição da pluralidade sob pena da abertura de dissolução da sociedade. ( ) FALSO ( ) verdadeiro
24 – Assinale V ou F:
( ) É nula a estipulação contratual que exclua qualquer sócio de participar dos lucros e das perdas.
( ) O elemento affectio societatis consiste na afeição de se associar estabelecida entre os sócios, este requisito é próprio das sociedades de pessoas, onde a pessoalidade entre os sócios pode impedir que um estranho ingresse na sociedade posteriormente a sua formação inicial.
( ) O Gestor ou Administrado devem sempre pertencer ao corpo societário.
( ) O ato de nomeação de gestor fora do grupo societário deve ser publicado nos boletins internos da sociedade, bem como os poderes e atribuições a ele designados. 
25– Quanto a limitação dos poderes a serem exercidos pelo administrador, temos que o excesso por parte dos administradores somente pode ser oposto a terceiros se ocorrer pelo menos uma das seguintes hipóteses, exceto: 
( ) se a limitação de poderes estiver inscrita ou averbada no registro próprio da sociedade; 
( ) Se os sócios sabiam das práticas de atos que excediam os poderes por parte do administrador.
( ) provando-se que era conhecida do terceiro;
( ) tratando-se de operação evidentemente estranha aos negócios da sociedade."
26 – Conceitue Affectio Societatis:
27 – Fale sobre o gestor, explicitando sobre seu ato de posse e a atribuições de poderes, bem como a forma de tornar público tal delegação:

Continue navegando