Buscar

UNIDADE I - Tele Aula + Questionário

Prévia do material em texto

Os conceitos estudados de “raça” e de “etnia” revelam que ambas denominações têm explicações diferenciadas, a saber:
raça é um conceito político e etnia implica a escolha raça é um conceito político e etnia implica a escolha, pertencimento a determinado grupo étnico.
A respeito do racismo no Brasil, podemos afirmar que:
o racismo no Brasil é velado e se mostra nas relações cotidi i t i tidianas e interpessoais.
Os grupos indígenas são parte da nossa sociedade, e não um segmento exterior a ela. Aponte a afirmativa correta.
Devemos superar a visão estigmatizada sobre os índios Devemos superar a visão estigmatizada sobre os índios e colocá-los como cidadãos de direitos.
O movimento negro foi, e continua sendo, um elemento essencial na conquista e garantia de direitos fundamentais a essa população Sobre esse assunto assinale a alternativa incorreta população. Sobre esse assunto, assinale a alternativa incorreta.
Não houve movimentos negros no Brasil até a abolição Não houve movimentos negros no Brasil até a abolição da escravidão, em 1888.
(Adap. ENEM) Cada um dos argumentos abaixo nos mostram a perspectiva daqueles que são a favor das cotas para negros nas universidades brasileiras. Assinale a única alternativa que é discordante desta opinião.
O acesso à universidade deve basear-se em um único critério: o de mérito. Não sendo assim, a qualidade acadêmica pode ficar ameaçada por alunos despreparados. Nesse sentido, a principal luta é a de reivindicar propostas que incluam maiores investimentos na Educação Básica
Ao ter uma consciência crítica das relações étnico-raciais no Brasil e suas implicações no contexto escolar, o professor conseguirá:
interpretar e compreender as formas de discriminação no cotidiano escolar.
avaliar as situações de conflitos interétnicos.
construir uma prática pedagógica para a promoção da igualdade racial na escola.
elaborar uma prática pedagógica para a promoção da igualdade racial na comunidade
As afirmações abaixo apresentam definições adequadas para o termo “etnia”, exceto:
agrupamento de pessoas, ou de um setor da população, com aspectos físicos comuns.
Com relação à abordagem do termo “raça” sob uma perspectiva política, podemos dizer que:
se trata do uso que a comunidade afrodescendente faz desse termo na luta por seus direitos e contra toda forma de discriminação e racismo.
Entre as bases legais para o estudo das relações étnico-raciais na formação de professores, assim como no contexto curricular das escolas da educação básica, estão:
I. Lei 10.639/03 que inclui no currículo oficial da rede de ensino a obrigatoriedade da temática “história e cultura afro-brasileira”.
II. Lei 11.645/08 que inclui no currículo oficial da rede de ensino a obrigatoriedade da temática “historia e cultura afro-brasileira e indígena”.
O ano de 2011 foi definido como Ano Internacional dos Afrodescendentes pela Organização das Nações Unidas (ONU). Qual foi considerada uma das principais intenções para esse lançamento, segundo o secretário-geral das Nações Unidas, Ban Ki-Moon, em opinião amplamente divulgada pela grande mídia?
Despertar, na comunidade internacional, o interesse
O livro “Casa Grande e Senzala”, de Gilberto Freire, proporcionou um novo entendimento do processo de miscigenação no Brasil, desenvolvendo o conceito do mito da democracia racial, em que:
a miscigenação toma contornos positivos, com ênfase nas qualidades do povo brasileiro.
O racismo científico defendia a existência de diferentes raças e a supremacia de uma raça sobre a outra. Esta corrente  teve suas bases teóricas no:
Positivismo – que justificava a organização social, a partir das diferenças de “raças”.
Grupo Eugenista – contrários à miscigenação, alegavam ser a união das “raças” um mal social que impedia o progresso da sociedade.
Todas as afirmações abaixo apresentam justificativas que explicam por que o termo “raça” não pode ser compreendido segundo uma perspectiva biológica, exceto:
todas as raças humanas devem ser respeitadas e merecem tratamento específico da lei.

Continue navegando