Buscar

Ginkgo Biloba e seus Benefícios para melhoria da Memória e Cognição

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Prévia do material em texto

Ginkgo Biloba e seus Benefícios para melhoria da Memória e Cognição. (Por: Krisley Alves)
	Considerado quase que um fóssil vivo – por se tratar de uma das árvores mais antigas do mundo, que já existia no tempo dos dinossauros – a ginkgo biloba tem sido amplamente estudada por apresentar em suas folhas compostos benéficos à saúde.
	Pesquisadores já sabem que as folhas de ginkgo biloba contêm flavonoides e terpenóides – ambos antioxidantes – que lutam contra os radicais livres, e impede que estas moléculas causem danos às células.
	Não é de hoje que médicos receitam esse fitoterápico como forma de melhoria neurológica, em demasiado para idosos ou pessoas com problemas de Alzheimer. Estudos afirmação que a inúmeros benefícios do uso do ginkgo em relação a doenças neurodegenerativas, melhoria da circulação sanguínea, aumento da função cerebral, melhoria da visão, diminuição da insulina na circulação dentre outros. 
	Citando alguns benéficos e o porque da planta ajudar.
1. É aliado da luta contra o estresse e a depressão
	A recomendação mais comum para quem está estressado é exatamente reduzir o estresse. Sim, parece lógico, não é mesmo? Mas já sabemos que nem sempre é fácil deixar todas as preocupações de lado e colocar a mente em estado quase permanente de repouso. Uma maneira natural de relaxar e reduzir as variações de humor características da depressão é o uso diário de ginkgo biloba. Esse resultado se deve muito provavelmente à ação de ginkgo biloba sobre os hormônios do estresse – em especial o cortisol e a adrenalina.
2. Alivia os desconfortos da TPM
	Mulheres que sofrem com cólicas, alterações de humor e inchaço durante o ciclo menstrual podem se beneficiar do uso de ginkgo biloba.
3. Melhora a memória e a função cognitiva
	Estes são alguns dos benefícios da ginkgo biloba mais estudados pelos pesquisadores, uma vez que a ciência já demonstrou que a planta melhora o fluxo de sangue no cérebro. Dezenas de estudos têm encontrado uma relação direta entre o uso de ginkgo biloba e uma melhora na concentração e na capacidade cognitiva. O suplemento também reduz a fadiga mental e melhora o desempenho do órgão como um todo.
	Mas não é apenas através de sua atuação na circulação que o ginkgo beneficia o cérebro. Muitas das propriedades neuroestimulantes do composto se devem à presença dos antioxidantes, que reduzem inflamações e combatem o estresse oxidativo causado pelo envelhecimento ou por doenças degenerativas.
4. Alzheimer
	A acetilcolina é um neurotransmissor que atua principalmente no hipocampo, uma pequena estrutura localizada nos lombos temporais do cérebro, considerada a principal “sede” da nossa memória.
	É função da acetilcolina permitir a comunicação entre os neurônios e auxiliar na formação da memória. Baixos níveis do neurotransmissor no cérebro têm sido associados ao Alzheimer.
	Testes demonstraram que a ginkgo biloba aumenta a capacidade da acetilcolina de se ligar a um receptor, aumentando sua atuação cerebral. Assim, tomar ginkgo biloba diariamente pode fazer com que o cérebro absorva mais acetilcolina.
	Concluindo.	
	Mediante experiência empírica o ginkgo mostrou inúmeros pontos positivos com o uso da substância a uma dosagem de 400mg por dia em jejum. Memória e raciocínio turbinaram, igual uma CPU ambulante com HD de mais de 1 yotabyte. Cortisol diminuiu, então ele deixa mais calmo, pequenos ataques de Parkinson por baixa na dopamina melhoraram. Ocorreu um grande aumento na função circulatória na qual houve uma melhor oxigenação nos músculo. Enfim, esse poderoso fitoterápico tem bastante resultado para os que sofrem da chamada perda da memória (Alzheimer), como assim citado no texto o ginkgo aumenta a produção de acetilcolina criando a melhoria desse neurotransmissor importantíssimo no nosso encéfalo. Observação: Por ser uma substância que afina o sangue fazendo com que a capacidade de coagulação diminua deve ser evitado por pessoas que estejam tomando medicamentos anticoagulantes, como a varfarina.
	Referencias Bibliográficas
Amieva H, Meillon C, Helmer C, Barberger-Gateau P, Dartigues JF. Ginkgo biloba extract and long-term cognitive decline: a 20-year follow-up population-based study. PLoS One. 2013;8(1):e52755. doi: 10.1371/journal.pone.0052755. Epub 2013 Jan 11.
Snitz BE, et al; Ginkgo Evaluation of Memory (GEM) Study Investigators. Ginkgo biloba for preventing cognitive decline in older adults: a randomized trial. JAMA. 2009 Dec 23;302(24):2663-70.
Nathan P. Can the cognitive enhancing effects of ginkgo biloba be explained by its pharmacology? Med Hypotheses. 2000 Dec;55(6):491-3.

Outros materiais