Buscar

Atividade estruturada Tributária II

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Prévia do material em texto

Atividade estruturada 
Contabilidade e Gestão tributaria II
Vitor Bruno de Oliveira Ribeiro
201307060056
1 - Discorra sobre sua percepção sobre carga tributária. Com base em pesquisas descreva dois exemplos de situações inerentes ao problema (preferencialmente sobre empresas que tiveram sua situação financeira comprometida por implicações tributárias) 
 
 A cobrança de impostos é, na prática, uma coleta de dinheiro feita pelo governo. 
 Para pagar suas contas. Uma forma de medir o impacto dessa coleta é compará-la com o Produto Interno Bruto (PIB), ou seja, a soma das riquezas produzidas pelo país em um ano. Essa relação entre impostos e PIB é chamada de carga tributária. No Brasil, a carga tributária é de 35% do PIB. 
Isso significa que os cofres públicos recebem um valor que equivale a mais de um 
 terço do que o país produz. Esses recursos deveriam voltar para a sociedade em forma de serviços públicos. Mas muitas vezes os cidadãos, além de pagar impostos, pagam do bolso por serviços de educação, saúde e segurança. Ou seja, a renda disponível para consumo é ainda menor do que a carga tributária dá a entender. O brasileiro trabalha em média 145 dias somente para pagar tributos enquanto nos EUA trabalha-se 102 dias, no México 91, no Chile 92 e na Argentina 97. Os impactos causados pela alta carga tributária brasileira têm contribuído de forma efetiva para que as microempresas entrem num processo de falência rapidamente. As empresas abrem e, quando nem imaginamos, já estão baixando as portas. Um dos motivos para tal problema é, sem sombra de dúvidas, o fato de que as empresas não dispõem na maioria das vezes de um profissional qualificado para orientá-las no processo de gestão e controle dos seus negócios, inclusive demonstrando as melhores formas de se lidar com a carga tributária existente no Brasil.
Todas as empresas deveriam ter um contador e todos os empresários deveriam ter conhecimentos básicos sobre a importância da contabilidade, pois se assim fosse, se evitaria o fechamento prematuro de empresas através de previsões de possíveis problemas. 
 
2 - Com base no texto acima discorra sobre ações que poderiam ser tomadas pelas organizações, contadores e pelo governo para minorar a desinformação da população sobre a carga Tributária no Brasil?
Como qualquer outro problema de origem cultural, a sonegação de impostos não deixará de existir enquanto o país não investir em programas de conscientização promovendo uma mudança de A legislação tributária, por natureza, apresenta características que não são de domínio da grande maioria da população. Cite-se o caso, por exemplo, da definição de fato geradora do imposto de renda, que vai desde um fato simples (rendimento do trabalho assalariado), até um fato complexo (renda variável obtida no mercado de capitais).
Tão importante quanto a simplificação referida, é a elaboração de normas que não sejam modificadas a todo instante. É fundamental que a legislação tributária tenha caráter duradouro, pois a frequente mudança das normas não permite que sua compreensão seja sedimentada na sociedade. A constante alteração das leis cria dificuldades tanto para o contribuinte, quanto para a própria administração tributária.
O empresário deve ter clareza do seu papel de fiel depositário do imposto pago pelos consumidores. Clareza, sobretudo, quanto ao destino que devem ter tais recursos, os cofres públicos. O consumidor, por sua vez, pode auxiliar o Estado na tarefa de garantir o recolhimento dos impostos, fonte de financiamento das políticas públicas.
O Programa Consciência Tributária, composto pelos projetos " Movimento Consciência Tributária, Educação Tributária, Combate a Sonegação e Parceria com os Municípios ", desenvolverá um conjunto de ações que, somadas, pretendem consolidar um trabalho duradouro e eficaz de consciência tributária.
3) Como o Contador pode contribuir, no âmbito das pessoas jurídicas, para assessorar os administradores e Planejadores.
O papel do consultor é servir de facilitador oferecendo as hipóteses de planejamento tributário que atenda às necessidades do cliente, ou seja, oferecer soluções empresariais sob medida. Não basta ter em mãos todas as informações do cliente, é necessário utilizá-las em proveito do negócio. As informações tributárias do cliente também são fundamentais: qual o regime de tributação do Imposto de Renda e Contribuição Social sobre o Lucro que ele optou?, a operação que ele pratica tem ou não substituição tributária?
Para isso, é importante que o consultor conheça bem a atividade desenvolvida pelo cliente, para que, de posse das informações dele e do seu conhecimento em matéria tributária, possa sugerir uma análise tributária, ou como chamamos, de planejamento tributário, no intuito de reduzir a carga tributária imposta ao contribuinte, possibilitando que assim ele possa gerir melhor o negócio através da economia tributária obtida.
.

Outros materiais