Buscar

RESUMO TSP IV av2

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Prévia do material em texto

RESUMO TSP IV - AV2
Objetivo principal da terapia cognitiva: Modificar os pensamentos e comportamentos e, indiretamente, as emoções que levam aquela pessoa a sofrer e a ter uma qualidade de vida ruim.
Diferenciar os níveis cognitivos: 
- Pensamentos Automáticos: Também chamados de pensamentos superficiais, são cognições mais próximas à percepção consciente. São um fluxo de pensamentos que coexistem com um fluxo de pensamentos mais manifestos, surgem espontaneamente e não são embasados em reflexão ou deliberação. Parecem surgir espontaneamente, mas estão ligados ao nosso sistema de crenças centrais e subjacentes. São quase sempre negativos, a menos que o paciente seja maníaco ou hipomaníaco, tenha um transtorno de personalidade narcisístico ou seja um viciado em drogas. São usualmente breves e o paciente com frequência está mais ciente da emoção que sente em decorrência do pensamento do que do pensamento em si.
- Crenças Centrais (desamparo, desvalor e desamor): Em nossa experiência de vida, desde a infância, é possível desenvolver ideias negativas, distorcidas da realidade, equivocadas pela percepção que temos sobre os eventos da vida. Tais ideias se enraizam em nossa mente e são incorporadas como verdades absolutas e geram sofrimento psicológico ao longo dos anos da idade adulta. Essa ideias são chamadas, na terapia cognitiva, de crenças centrais. Na crença de desamparo, a pessoa tem uma certeza (irracional/inconsciente) de que é incompetente e sempre será um fracassado. Na crença de desamor, a pessoa tem uma certeza (irracional/inconsciente) de que será rejeitada. Na crença de desvalor, a pessoa acredita ser inaceitável, sem valor algum.
- Crenças Intermediárias: consistem em atitudes, regras e suposições que influenciam na visão de uma situação e a maneira como a pessoa se comporta. Elas estão diretamente relacionadas ao conteúdo da crença central e dirige os comportamentos das pessoas.
- Esquemas: são estruturas mentais que as pessoas criam desde crianças acerca de si mesmo, das pessoas, do mundo, etc. São esses esquemas que vão influenciar o modo como as pessoas interpretam as coisas. Os esquemas são compostos de padrões fixos e enraizados, memórias implícitas e explícitas e emoções ligadas a esses padrões e memórias. Quando ativados, esses esquemas provocam algum tipo de sofrimento psicológico e para evitar isso, os indivíduos usam um ou mais estilos de enfretamento, que são: evitação, resignação ou compensação. 
Características definidoras do movimento doutrinário do cognitivismo: Movimento doutrinário na Psicologia influenciado pelas Ciências Cognitivas. Não é uma ciência aplicada. Vai surgir a partir das Ciências Cognitivas. Sendo marcado por cinco características principais: centralidade, visão construtivista, metas, sujeito ativo, recuperação do conceito de consciência.
Significado da "tríade cognitiva": É a forma como o indivíduo vê a si mesmo, o mundo e o seu futuro. Na depressão, pela visão essencialmente negativa, geram-se sentimentos de desvalia, autoacusação ou derrota. E o sentimento e o comportamento estão de acordo com a sua percepção distorcida. 
Identificar as características da teoria dos constructos pessoais de Kelly: Constructo é uma hipótese intelectual que elaboramos e utilizamos para explicar os eventos da vida. Os constructos são bipolares ou dicotômicos (alto X baixo, honesto X desonesto). O postulado fundamental enuncia que nossos processos psicológicos são dirigidos pelas maneiras como antecipamos os eventos. Nós nos preparamos para os acontecimentos que antecipamos. Nossas ações, pensamentos e emoções são determinados por essa antecipação, seja ela concreta ou não. Se os acontecimentos ocorrerem conforme antecipados houve uma validação.
Definição dos diversos processos mentais (discursiva, definir 2 na prova): A memória é a capacidade de adquirir, armazenar e recuperar (evocar) informações disponíveis. Aprendizagem é um processo de mudança de comportamento obtido através da experiência construída por fatores emocionais, neurológicos, relacionais e ambientais. Aprender é o resultado da interação entre estruturas mentais e o meio ambiente. Através da percepção um indivíduo organiza e interpreta as suas impressões sensoriais para atribuir significado ao seu meio. Consiste na aquisição, interpretação, seleção e organização das informações obtidas pelos sentidos.
Explicar a proposta de estudo dos estruturalistas: Estudo das experiências sensoriais por meio da Introspecção. A primeira grande escola de pensamento na Psicologia, que busca entender a estrutura (configuração dos elementos) da mente e suas percepções pela análise dessas percepções em seus componentes constitutivos. Queriam saber quais eram os conteúdos elementares (estruturas) da mente humana.

Outros materiais