Buscar

resumo av1 - pensamento e linguagem

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Prévia do material em texto

RESUMO AV1
PSICOLOGIA DO PENSAMENTO E LINGUAGEM
Linguagem
Linguagem é todo e qualquer veículo que comunique algo a alguém (símbolos, ícones, sinais, signos); A comunicação de informação por meio de símbolos apresentados de acordo com regras sistemáticas. 
Gramática é o conjunto de prescrições e regras que determinam o uso considerado correto da língua escrita e falada. Língua é todo código verbal estruturado, com regras específicas de funcionamento. Fala é a expressão da língua. A estrutura básica da língua se apoia na gramática:
Sistema de regras que determina como nossos pensamentos podem ser expressos.
A gramática lida com 3 componentes principais da língua: a fonologia (estudo dos fonemas), a sintaxe (regras que usamos para ordenar palavras em frases) e a semântica (conjunto de regras que usamos para extrair um significado de morfemas, palavras e até frases).
Fases do desenvolvimento da linguagem: 
Meses Estágio
4 Balbucia muitos sons da fala
10 Balbucio revela a língua familiar
12 Estágio de uma só palavra
24 Duas palavras, fala telegráfica
+24 Desenvolvimento rápido para frases completas
Teoria da Aprendizagem na aquisição da linguagem: A abordagem da teoria da aprendizagem indica que a aquisição da linguagem segue os princípios do reforço e do condicionamento. Por meio de um processo de modelagem, a linguagem torna-se cada vez mais parecida com a do adulto. A abordagem da teoria da aprendizagem não é tão convincente para explicar como as crianças aprendem as regras da língua. Focalizando os problemas com a abordagem da teoria da aprendizagem, o linguista Noam Chomsky propôs uma alternativa inovadora.
Teoria de Noam Chomsky sobre a aquisição da linguagem: Criou a “Gramática Gerativa Transformacional”. Suas ideias são contrárias as ideias estruturalistas, as quais diziam que a língua era aprendida por meio da imitação. Ele defende o inatismo biológico, de que o ser humano é dotado de uma gramática inata, ou seja, que o ser humano vem programado biologicamente para o desenvolvimento de determinados conhecimentos, sendo que esse conhecimento considerado inato só é ativado, por meio do contato com outras pessoas que falem a mesma língua a qual a criança está exposta. Ele atribui a mente a responsabilidade pela aquisição da linguagem; Defende a ideia de que, o ser humano é dotado de uma gramática inata e universal que está inserida na mente humana; A criança já nasce com todas as regras de todas as línguas, ela somente irá desenvolver a língua em que ela está contextualizada. A criança possui um Dispositivo de Aquisição da Linguagem - DAL, que constitui-se de um conjunto de regras que são acionados a partir de Imputs, frases e falas dos adultos, onde a criança estiver inserida para então desenvolver sua gramática nativa. 
Teorias da Aquisição da Linguagem:
Ambientalistas/Teorias da Aprendizagem:
- Comportamento observável.
- Desenvolve seu conhecimento linguístico através do Estímulo-Resposta (E-R)/imitação e reforço.
Inatista:
- A mente é responsável pela Aquisição da Linguagem.
- Conhecimento inato da linguagem, o desenvolvimento da gramática dependerá do contato com outras pessoas.
Cognitivista:
- Constrói o conhecimento através da experiência com o mundo físico e esse conhecimento se desenvolve por estágios (fases do desenvolvimento infantil).
Sócio-interacionista:
- O desenvolvimento da linguagem tem origem social, através da interação entre a criança e o adulto.
- Explicação da relação linguagem e pensamento.
Transtornos de linguagem:
Os transtornos de linguagem são problemas relacionados às habilidades linguísticas (fala, leitura, escrita, escuta), especialmente na fase de formação escolar. Podem ser o retardo da fala ou emissões das primeiras palavras (demora para falar ou expressar-se), deficiência na formação das frases (fala frases de forma incompleta ou mal consegue terminá-las), omissões ou acréscimos de sons à fala (pula palavras ou frases inteiras); troca de fonemas (troca de palavras), gagueira (pode ter origem psicológica, nervosa ou motora) e outros.
Teorias Cognitivas:
Jerome Bruner: As crianças aprendem a se comunicar no contexto da solução de problemas enquanto interagem com os pais. A posição de Bruner é mais consistente com a posição cognitiva-gestaltista. Ele aponta que o objetivo último do ensino é promover a “compreensão geral da estrutura de uma matéria”. Considera sua teoria como Teoria da Instrução e não da Aprendizagem. 4 princípios fundamentais: motivação, estrutura, sequência e reforço.
Piaget: acredita ser o conhecimento e também a linguagem, frutos de uma troca entre organismo e meio. Constrói o conhecimento com base na sua experiência com o mundo físico, isto é, a fonte do conhecimento está na (inter)ação da criança e o ambiente. Fala egocêntrica.
Emilia Ferreiro: A aquisição da escrita não é feita de modo imediato, mas sim de maneira gradual. A criança tem conhecimento sobre a linguagem antes de entrar na escola que deve ser levado em conta ao se montar a estratégia de alfabetização.
Sócio-interacionismo (Vygostsky): “O bom aprendizado é somente aquele que se adianta ao desenvolvimento”. Segundo o modelo que propõe, o conhecimento se constrói na interação entre o homem e o meio e, portanto, ao socializar-se, o homem se predispõe à aprendizagem. A importância da linguagem como instrumento culturalmente construído. Duas funções: a de intercâmbio social e a de pensamento generalizante. Zona de Desenvolvimento Proximal é a distância entre o nível de desenvolvimento real, ou seja, o que a criança consegue fazer sozinha, e o de desenvolvimento potencial, que se refere ao que ela é capaz de realizar sob a orientação, ou com a ajuda, de um parceiro mais experiente. A educação formal deve trabalhar dentro da ZDP. As crianças só conseguem imitar comportamentos que estão dentro de sua ZDP, ou seja, aqueles que elas estão prestes a desenvolver por si mesmas.

Outros materiais