Buscar

PORTFOLIO REPORTAGEM

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes
Você viu 3, do total de 3 páginas

Prévia do material em texto

UMA DAS INVENÇÕES MAIS EXPLENDIDAS
	A história de uma descoberta revolucionária que envolveu vidas acabou com parte da humanidade, porém houve um marco na saúde mundial.
Nome – Natália da Silva C. RU- 1257769
Pólo - Terra Boa
A varíola uma doença infecto-contagiosa aguda causada por vírus, com período de incubação de aproximadamente doze dias, seguida de febre cuja característica principal é o surgimento de manifestações em forma de pústulas, podendo originar cicatrizes profundas.
Durante a manifestação, surge a febre alta e muita dor de cabeça, acompanhadas de dores pelo corpo. Em crianças apresentam-se também convulsões e vômitos. De três a quatros dias as manchas vermelhas aparecem uma erupção macular, ou pequenas bolhas no rosto, pulsos e depois peitos e braços. 
De um a dois dias as manchas se transformam em bolhas que secam, deixando uma crosta escura, depois de oito a nove dias. De três a quatro semanas as crostas começam a sair deixando as cicatrizes características forte dessa doença.
A pessoa com varíola sofre muito com a irritação e inchaço no rosto durante o aparecimento das bolhas, pode ocorrer broncopneumonia, conjuntivite e outros danos mais sérios nos olhos e nos ouvidos devido à infecção bacteriana decorrente. 
Essa doença causou pestilências, matou populações inteiras, ocasionou deformidades e alterou o curso da história. A varíola era de fato uma das doenças mais temerosas da humanidade.
No século XVIII, a doença matava um recém-nascido a cada dez na Suécia e na frança e a morte não era o único medo, os sobreviventes da varíola carregavam no corpo e rosto, cicatrizes profundas.
Varíola www.saofrancisco.com.br
Não havia remédios para a varíola somente medicações para aliviar as dores. Porém no final do século XVIII, o medico inglês Edward Jenner retirou uma pequena quantidade de sangue das mãos de uma camponesa que ordenhava vacas e injetou em um garoto.
www2.camara.leg.br
Assim, observou-se que a criança havia se tornando imune a varíola. Estava descoberta a primeira vacina, segundo o médico e pesquisador definiu melhor esse processo. “a primeira vacina surgiu em 1792 e foi à vacina da varíola, produzida por Jenner. Então, qual era o principio? Ele verificou que as mulheres que tiravam leite de gado, quando tinha epidemia de varíola, essas mulheres não se infectavam. Então ele descobriu que um vírus que existe no gado, quando passa para as pessoas, as pessoas ficavam protegidas, contra a doença, quando vinham para a doença humana.”
Hoje a varíola é uma doença do passado e apresentou seu ultimo caso em 1977, na Somália. Ela foi declarada erradicada da face da terra pela Organização Mundial de Saúde em 1980.
Depois da varíola, várias outras doenças foram sendo combatidas no mundo pela vacina como a raiva, peste, difterias, tuberculose e entre outras tantas doenças o professor Pedro Luiz Tauil explica que as vacinas contêm partículas dos microorganismos, em pedaços ou inteiros, mas apenas na sua capacidade de produzir anticorpos protetores.
“A tecnologia tem avançado. Hoje nos temos técnicas de biologia molecular que conseguem pegar pequenas partículas dos microorganismos, que geram aqueles anticorpos sem gerar a doença. E nos também temos algumas vacinas que são de vírus de bactérias mortas. Elas também são capazes de produzir anticorpos sem produzir a doença.” 
Extração de material infeccioso da vaca.
www.portalsaofranscisco.com.br
Em 1904, aconteceu a primeira campanha de vacinação em massa no Brasil contra a varíola. Uma lei tornava a vacinação obrigatória e previa multas aos que não obedecia a lei, a exigência de atestado de vacinação, casamentos e viagens. 
Na época a população não aceitou esta imposição e houve a revolta da vacina. O governo acabou por reconsiderar a obrigatoriedade da vacinação contra a varíola. A consequência disso foi que houve uma epidemia de varíola que deixou milhares de mortos. 
Com a descoberta revolucionária da vacina contra a varíola além de salvar muitas vidas ampliou-se mais descobertas contra outras doenças e assim a humanidade consegue levar uma vida saudável e benéfica, quando o requisito é saúde e envolve vidas não há descoberta mais inovadora, pois a vida é valorosa e fantástica. 
REFERÊNCIAS
FERREIRA, Pablo, a vacina contra a varíola. Colégio São Francisco 1998 Disponível em:<www.portalsaofrancisco.com.br> 
Acesso em 03/05/2017.
MAGALHÃES, Adriana, a historia de uma tecnologia que revolucionou a saúde no mundo. Brasília, 2008 Disponível em:<www2.camara.leg.br > Acesso em 03/05/2017.
PEDRO, Ana, Carvalho Claudia, Henrique Gisela, a historia de uma tecnologia que revolucionou a saúde no mundo. Brasília, 2004 Disponível em<www.evunix.verova.pt> Acesso em 03/05/2017. Universidade de Évora.

Outros materiais