Buscar

avaliando tsp I

Prévia do material em texto

1a Questão (Ref.: 201603019223)
	Pontos: 0,1  / 0,1
	Quando supomos que há _______________ supomos um certo grau de liberdade dos sujeitos, a partir do qual estes realizam suas próprias escolhas, sem serem totalmente determinados nem pelo meio, nem pela hereditariedade. Assinale o conceito que melhor preenche a lacuna.
		
	
	realismo
	
	behaviorismo
	
	pragmatismo
	 
	livre-arbítrio
	
	determinismo
		
	
	
	 2a Questão (Ref.: 201602455221)
	Pontos: 0,1  / 0,1
	Ensinar a dirigir requer algum preparo. O instrutor tem de passar alguns conceitos que possam ser utilizados posteriormente de forma repetitiva e inalterada, assim como os conceitos científicos. Isso se chama:
		
	 
	Economia Conceitual
	
	Síntese Psicológica
	
	Método Final
	
	Síntese emocional
	
	Prática de Ensino
		
	
	
	 3a Questão (Ref.: 201603011233)
	Pontos: 0,1  / 0,1
	Uma das concepções da Psicologia afirma que só pode ser estudado aquilo que é observável. Desta forma não se pode estudar processos mentais mas sim o comportamento observável. Tais pre supostos refletem a perspectiva de qual abordagem teórica?
		
	
	Psicanálise
	 
	Behaviorismo
	
	Cognitivismo
	
	Associacionismo
	
	Estruturalismo
		
	
	
	 4a Questão (Ref.: 201602440210)
	Pontos: 0,1  / 0,1
	João entrou numa loja de bicicletas, ficou algum tempo observando alguns modelos. Depois de 20 minutos, subiu no modelo que mais gostou e saiu pedalando da loja. Os vendedores ficaram sem entender nada. Alguns ainda tentaram ir atrás dele, mas João pedalava rapidamente e sumiu na rua. Esse tipo de situação implica comportamento humano, objeto de estudo dos behavioristas. Com base nos conceitos do behaviorismo radical, julgue as asserções a seguir: Comportamento inclui apenas alguns poucos eventos sobre os quais podemos falar. PORQUE O behaviorismo radical evita descrever o comportamento humano de maneiras úteis. Assinale a opção correta:
		
	
	A primeira asserção é uma proposição falsa, e a segunda, uma proposição verdadeira.
	
	As duas asserções são proposições verdadeiras, e a segunda é uma justificativa correta da primeira.
	 
	Tanto a primeira quanto a segunda são proposições falsas.
	
	A primeira asserção é uma proposição verdadeira, e a segunda, uma proposição falsa.
	
	As duas asserções são proposições verdadeiras, mas a segunda não é justificativa correta da primeira.
		
	
	
	 5a Questão (Ref.: 201602681753)
	Pontos: 0,0  / 0,1
	3. ¿O livre arbítrio libertário e o livre arbítrio são duas possibilidades de se entender a capacidade de escolha do homem. No primeiro o homem seria capaz de fazer qualquer escolha em qualquer condição, bastando unicamente definir sua opção. No segundo, a realidade material presente estaria relacionada a essa escolha, apresentando condições (facilitadores ou empecilhos) ao homem, a quem caberia a decisão ante à realidade¿. A partir do texto anterior marque a alternativa correta
		
	 
	As definições estão corretas e a segunda é aceita pelo Behaviorismo Metodológico
	 
	As definições estão erradas, sendo que o livre arbítrio não é aceito pelo behaviorismo radical
	 
	As definições estão corretas e a segunda é aceita pelo Behaviorismo Radical
	 
	As definições estão erradas, pois estão invertidas com relação ao conceito
	 
	As definições estão corretas e a primeira é aceita pelo behaviorismo Radical
	1a Questão (Ref.: 201602450150)
	Pontos: 0,1  / 0,1
	O comportamento de um bebê que agarra o dedo da mãe cada vez que ela toca sua mão é denominado como resposta a um estímulo oferecido. A relação entre uma resposta específica produzida por um estímulo específico chama-se:
		
	
	relação cognitiva
	
	evento ambiental
	
	antecendente
	 
	reflexo
	
	paradoxo
		
	
	
	 2a Questão (Ref.: 201603014536)
	Pontos: 0,1  / 0,1
	Marque a alternativa CORRETA abaixo sobre as ¿Leis do reflexo¿:
		
	
	A Lei da Intensidade-Magnitude estabelece que a intensidade do estímulo é uma medida inversamente proporcional à magnitude da resposta, ou seja, em um reflexo, quanto maior a intensidade do estímulo, maior será a magnitude da resposta;
	
	A Lei da Latência estabelece que, quanto maior a intensidade do estímulo, maior a latência entre a apresentação desse estímulo e a ocorrência da resposta.
	
	A Lei da Latência estabelece que, quanto maior a intensidade do estímulo, maior a magnitude entre a apresentação desse estímulo e a ocorrência da resposta.
	 
	A Lei da Intensidade-Magnitude estabelece que a intensidade do estímulo é uma medida diretamente proporcional à magnitude da resposta, ou seja, em um reflexo, quanto maior a intensidade do estímulo, maior será a magnitude da resposta;
	
	A Lei do Limiar estabelece que, para todo reflexo, existe uma intensidade máxima do estímulo necessária para que a resposta seja eliciada;
		
	
	
	 3a Questão (Ref.: 201602556118)
	Pontos: 0,1  / 0,1
	Segundo Skinner, comportamentos do estudar ao correr, ocorrem porque foram reforçados. Sendo assim, podemos definir reforço como:
		
	 
	um estímulo que ocorre após uma resposta e aumenta a probabilidade de essa resposta ser repetida.
	
	um estímulo que se segue a uma resposta diminuindo a probabilidade dessa resposta ser repetida.
	
	um estímulo que produz uma resposta, tal como um reflexo, sem qualquer aprendizagem anterior.
	
	um estímulo que só produz uma resposta depois de ter ocorrido aprendizagem.
	
	uma resposta que não precisa ser aprendida, tal como um reflexo.
		
	
	
	 4a Questão (Ref.: 201602450152)
	Pontos: 0,1  / 0,1
	Uma criança prefere jogar bola a estudar, comer ou tomar banho. A ordenação, isto é, a ordem de preferência na realização de tarefas ou atividades, tem sido chamada de:
		
	
	punição positiva
	
	reforço negativo
	 
	hierarquia de comportamento
	
	comportamento desajustado
	
	procedimento de aprendizagem
		
	
	
	 5a Questão (Ref.: 201603014532)
	Pontos: 0,1  / 0,1
	De acordo com Baum (2006), ¿Behaviorismo é um tópico controverso. Algumas objeções são levantadas a partir de uma compreensão correta de suas posições, mas as concepções errôneas são inúmeras¿. A esse respeito, marque a alternativa INCORRETA:
		
	 
	Enquanto a principal preocupação dos outros behavioristas eram os métodos das ciências naturais, Skinner (1938) sustentou que o caminho para uma ciência do comportamento estava no desenvolvimento de termos e conceitos que permitissem explicações científicas.
	 
	A versão do behaviorismo de Watson (1913) utilizou-se de termos tradicionais referentes à mente e à consciência e pautou-se no conceito de subjetividade da introspecção e nas analogias entre o animal e o humano.
	 
	O behaviorismo oferece uma visão alternativa que muitas vezes vai contra o pensamento tradicional sobre o agir.
	 
	Tudo que é genuinamente controverso sobre o behaviorismo deriva de sua ideia básica, de que uma ciência do comportamento é possível.
	 
	O behaviorismo não é propriamente uma ciência, mas uma filosofia da ciência.
	1a Questão (Ref.: 201602472965)
	Pontos: 0,1  / 0,1
	Identifique o estímulo neutro no exemplo que se segue: Em uma época muito difícil de sua vida João acompanhou o tratamento de sua avó em uma home care (internação em unidade de tratamento intensivo realizada na própria casa do paciente). Ela estava monitorada por diversos aparelhos que começavam a apitar freneticamente a cada pequena variação orgânica apresentada. Mesmo após a morte de sua avó, João ficava ansioso e tinha taquicardia quando ouvia apitos semelhantes aos emitidos pelos monitores cardíacos e de pressão, tais como apitosde garagens, sinais sonoros etc.
		
	
	os apitos das garagens
	
	os aparelhos da home care
	
	o tratamento da avó de João
	 
	os apitos das máquinas
	
	o estado de saúde da avó de João
		
	
	
	 2a Questão (Ref.: 201602472976)
	Pontos: 0,1  / 0,1
	Considere a situação abaixo e depois explique o que aconteceu no caso da Ana. Ana é uma linda menina de 5 anos que, tendo nascido muito doente, recebeu toda a atenção possível de seus pais. Preocupados em não permitir que Ana chorasse muito e, por isso, passasse mal, eles sempre fizeram todas as suas vontades. Devido a este fato, Ana chora copiosamente toda vez que quer alguma coisa.
		
	
	houve um caso de condicionamento clássico com extinção
	
	Houve um condicionamento clássico com dessensibilização sistemática.
	 
	Houve um condicionamento operante com refoço positivo.
	
	Houve um condicionamento operante com punição positiva.
	
	Houve um condicionamento clássico com generalização.
		
	
	
	 3a Questão (Ref.: 201602440201)
	Pontos: 0,1  / 0,1
	O comportamento muda à medida que muda o contexto. Eu paro o carro quando o sinal está vermelho e continuo dirigindo quando está verde. (BAUM, 1999, p. 116) Parar e seguir em frente estão sob:
		
	
	controle de extensão
	 
	controle de estímulo
	
	controle visceral
	
	controle operante
	
	controle ambiental
		
	
	
	 4a Questão (Ref.: 201602442720)
	Pontos: 0,1  / 0,1
	Maria não consegue apresentar seminários na escola, não é tão tímida, mas não tem experiência com essa situação. Maria tem ido a mais palestras e avaliado o comportamento alheio diante de apresentações e depois tem apresentado seus seminários e medido seu desempenho. Após a primeira palestra assistida, seu desempenho foi de 10%. Após a segunda palestra assistida, seu desempenho foi de 15%. Após a quinta palestra assistida, seu desempenho foi de 20%. Na 15ª palestra assistida, seu desempenho foi de 65%. Quando Maria alcançou o desempenho em 65% das vezes que apresentava seminários, podemos dizer que essa porcentagem refere-se ao comportamento:
		
	
	Clássico
	
	De Maturação
	
	De troca
	
	De Reforço negativo
	 
	De Modelagem
		
	
	
	 5a Questão (Ref.: 201602442725)
	Pontos: 0,1  / 0,1
	Considere o experimento a seguir: Pavlov criou essa situação para o condicionamento, porque queria testar se o animal conseguia associar um estímulo condicionado (luz) a um estímulo não condicionado (comida). Esse resultado traz a explicação sobre:
		
	
	Condicionamento operante, pois foi preciso que o animal estivesse participando ativamente da sua aprendizagem.
	
	Condicionamento operante, pois foi preciso que o experimentador agisse diante da aprendizagem.
	
	Condicionamento clássico, pois foi preciso que o experimentador agisse diante da aprendizagem.
	
	Condicionamento clássico, pois foi preciso que o animal estivesse participando ativamente da sua aprendizagem.
	 
	Condicionamento clássico, pois englobou o reflexo natural de resposta a um estímulo.
	1a Questão (Ref.: 201602491039)
	Pontos: 0,1  / 0,1
	Considere o caso abaixo: Carlos é um paciente com transtorno obsessivo compulsivo que apresenta ideias de contaminação recorrentes. Por causa de tais ideias ela usa luvas durante todo o dia, a fim de se proteger dos perigos potenciais que o cercam e ameaçam sua vida. Tais luvas são retiradas apenas na hora do banho, momento no qual Carlos desenvolve um complexo ritual de higienização e descontaminação, a fim de se livrar dos micróbios que, por acaso, tenham invadido o seu corpo, apesar da utilização das luvas. Suponhamos que Carlos tenha ido procura-lo em seu consultório e tenha iniciado o tratamento com você. Com base nas informações acima que procedimentos se tornariam necessários a fim de ajudar Carlos a superar o seu problema?
		
	
	incremento da estimulação ambiental
	 
	exposição por dessensibilização sistemática buscando a habituação do mesmo
	
	reforçamento negativo do comportamento apresentado
	
	incremento do comportamento de evitação
	
	reforçamento positivo do comportamento apresentado
		
	
	
	 2a Questão (Ref.: 201602449858)
	Pontos: 0,0  / 0,1
	As conclusões de Pavlov deram material ao behaviorismo (teoria proposta por Watson) para afirmar que o ser humano aprende essencialmente através da imitação, observação e reprodução dos comportamentos dos outros, e que nossas ações são meras respostas ao ambiente externo. Os experimentos de Pavlov são clássicos e o fenômeno por ele estudado recebeu o nome de:
		
	 
	Condicionamento clássico;
	 
	Condicionamento operante;
	
	Modelagem clássica.
	
	Aprendizagem clássica;
	
	Condicionamento por imitação;
		
	
	
	 3a Questão (Ref.: 201602440198)
	Pontos: 0,1  / 0,1
	A linguagem produz efeitos diferentes nas pessoas em função do significado que cada um atribui ao que ouve do falante e ao que diz para si mesmo. Ouvir: ¿um leão está na sala¿ é diferente de ouvir ¿um passarinho está na sala¿. Mas isso depende dos referenciais de ¿leão¿ e ¿passarinho¿ para uma pessoa, pois sentimentos diferentes de medo, alegria, raiva e outros, podem surgir. Nesse sentido, ao falarmos com outras pessoas, estamos produzindo:
		
	
	fonema
	
	morfema
	 
	Fala
	
	verbo
	
	subvocalização
		
	
	
	 4a Questão (Ref.: 201602451274)
	Pontos: 0,1  / 0,1
	Um paciente alcoólatra, ao relatar a sua história de vida a um psicólogo, narra que procurou auxílio religioso para lidar com seus problemas. Em uma primeira instituição religiosa, a pregação mencionava o vício como um ato pecaminoso e que o comportamento alcoólatra o levaria ao inferno, em um exemplo claro de ______________. Em outra instituição religiosa, a pregação dizia que a participação do fiel nela o afastaria de todo o mal e 'coisas ruins', caracterizando uma forma de _____________. Na terceira instituição religiosa, a mensagem dizia que a partir do momento que a pregação fosse aceita pelo fiel, ele começaria a prosperar, ter mais dinheiro e uma vida afetiva e familiar melhor, o que pode ser visto como uma forma de _____________.
		
	
	Reforço negativo/ reforço positivo/ reforço negativo;
	
	Reforço negativo / punição/ reforço positivo;
	
	Punição/ reforço positivo/ reforço negativo;
	 
	Punição / reforço negativo/ reforço positivo.
	
	Reforço negativo / reforço negativo/ reforço positivo;
		
	
	
	 5a Questão (Ref.: 201602451263)
	Pontos: 0,1  / 0,1
	Uma das formas que as redes de fast-food usam para chamar a atenção dos clientes é colocar em suas lojas, especialmente próximo ao caixa, fotos grandes de seus sanduíches muito bem arrumados. De acordo com a experiência que Pavlov fez em relação ao comportamento do cachorro ao soar a sineta, pode-se dizer que a foto é um estímulo ____________ que se condiciona à fome de seus clientes, esta considerada um estímulo ______________, o que provoca uma procura maior pelos sanduíches, uma forma de comportamento ________________.
		
	 
	Neutro / inato / condicionado;
	
	Neutro/ inato / incondicionado.
	
	Inato / neutro / incondicionado;
	
	Inato / inato / condicionado;
	
	Inato/ inato/ incondicionado;

Continue navegando