Buscar

Destiladas Vodca Gim Arak Mezcal

Esta é uma pré-visualização de arquivo. Entre para ver o arquivo original

*
*
BEBIDAS ALCOOLICAS DESTILADAS
VODKA, GIN, ARAK, MEZCAL
*
*
VODCA
Surgiu entre os povos eslavos; chamada de aguazinha; usada pra suportar o frio.
Tecnicamente, não precisa de um produto específico para ser elaborada; qualquer elemento pode ser utilizado, desde que se preste à transformação em álcool etílico.
Fabricantes russos e poloneses começaram a elaborá-la por um processo de sintaxe química: produzia-se um álcool puro, redestilado e retificado com o acréscimo de água destilada. Tal método é usado ainda hoje na fabricação de vodca polonesa. O resultado é uma bebida de sabor neutro e incolor.
Matéria-prima: cereais, batata ou beterraba.
Tipos: neutra ou aromatizada.
*
*
VODKA
*
*
GIN
Aguardente branca, destilada de cereais e aromatizada principalmente por uma frutinha chamada zimbro. A palavra Gin deve ter vindo de um dos vocábulos que significam zimbro: juniper ( inglês), jenever ( holandês), ginepro ( italiano), e genièvre (francês). Alem do zimbro, o gim leva, em sua aromatização, coentro, angélica, funcho, cardamono, raiz de lírio e outras ervas e plantas. Os maiores produtores mundiais de gim são a Inglaterra e a Holanda.
São os seguintes os principais tipos de gim:
London Dry Gin: O mais seco dos gins ingleses. 
Old Ton Gin: Levemente doce, de procedência americana.
Genebra: Macio e de baixo teor alcoólico, de procedência holandesa.
*
*
GIN
*
*
ARAK
Nome genérico de um grupo de bebidas destiladas incolores com bases variadas, como a cana-de-açúcar (típico de Java, Sumatra e Bornéu), o arroz e a seiva da palmeira, muito comum na Índia.
Na Turquia e na ilha de Chipre o arak passou a levar a semente de anis em sua composição e a bebida destilada recebeu o nome de Raki.
*
*
ARAK
Na Grécia, o raki se transforma, fica um pouco mais leve e passa a ser bebido como aperitivo e com uma pedra de gelo. E é precisamente dessa bebida destilada tão intensa que vem o Ouzo, considerado um licor, por levar uma significativa quantidade de açúcar em sua composição. Preparado com diversas plantas e ervas maceradas em um álcool muito puro, o Ouzo recebe essência de anis ou de alcaçuz, açúcar e mais álcool para alcançar uma média de 35 graus. Na tradição grega ele pode ser bebido puro e gelado, em um copo pequeno e transparente. Muitas vezes ele também é bebido com partes iguais de água gelada.
*
*
ARAK
ARAK (http://www.barkeeper.hpg.com.br/menu1.htm)
Termo oriental, de origem árabe que descreve qualquer tipo de bebida destilada. Pode ser um drinque aromatizado com anis chamado raki ou um rum de alto teor alcoólico. Pode ser um destilado de uvas, de cereais, de tâmaras ou da seiva do coqueiro. A bebida mais famosa desse tipo, o batavia arrak produzida em Java, Indonésia à base de arroz fermentado e melado de açucar envelhecida de sete a dez anos.
ARAK (bardochefe.blogs.sapo.pt)
O nome desta bebida deriva da palavra "arak”, que em árabe significa sumo ou suor, que é alias mais apropriado uma vez que o “suor” do destilado condensa para formar o “sumo” ou o Arak no recipiente de condensação. Trata-se de uma bebida basicamente destilada a partir da polpa de uva ou de melaços.
O Arak é tradicionalmente destilado em alambiques de cobre, através de um processo de dupla destilação. A primeira destilação em tudo se assemelha àquela que se faz para obter aguardente portuguesa é uma aguardente transparente, e origina um destilado com um volume alcoólico entre os 45 e os 50%.
É durante a segunda destilação que o Arak adquire o seu sabor peculiar.
*
*
ARAK/ RAKI
*
*
MEZCAL
É uma aguardente produzida no México com a planta do mesmo nome (espécie de agave). Quando é produzida na cidade de Tequila, denomina-se Tequila.
O mezcal (ou mescal) está para a tequila como o brandy está para o cognac. Usando e mesma analogia da bebida francesa, poderíamos dizer que toda tequila é um mezcal mas um mezcal nem sempre será uma tequila. O mezcal é também uma bebida destilada tipicamente mexicana e pode-se dizer que seja o avô da tequila.
*
*
TEQUILA
Tequila – ou “o” tequila – é um produto com denominação de origem: pode ser produzida apenas em alguns locais do México, apesar de 90% da produção se concentrar em Jalisco, região onde há uma cidade chamada Tequila, obviamente com intensa produção – declarada patrimônio da humanidade pela Unesco em 2006. 
Além das normas, pesam em favor do controle o fato de que a planta demora de sete a doze anos para amadurecer e poder ser colhida. Elas são produzidas em estufas primeiro e depois plantadas em solo vulcânico.
*
*
MEZCAL/ TEQUILA
*
*
MEZCAL/ TEQUILA
Uma curiosidade é o antigo costume de algumas marcas de introduzirem a larva de uma borboleta chamada de gusano dentro das garrafas de mezcal. Esta larva, que normalmente desenvolve-se no meio das plantas do agave, mantém-se intacta se submetida a determinado teor alcoólico na bebida, abaixo deste teor ela se desintegra. Segundo uma das lendas acerca, o “macho” que ingerí-la na dose final da garrafa irá acrescentar uma carga de coragem à sua macheza. Provavelmente já será suficientemente macho aquele que aventurar-se em engolir o exótico petisco.
*
*
MEZCAL/ TEQUILA

Teste o Premium para desbloquear

Aproveite todos os benefícios por 3 dias sem pagar! 😉
Já tem cadastro?

Outros materiais