Buscar

Portfólio UTA A II

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Prévia do material em texto

INOVAÇÃO E TECNOLOGIA: O USO DE APLICATIVOS
	Os Apps tem o propósito de facilitar o dia a dia do seu utilitário, lhes fornecendo as mais diversas funcionalidades com infinitas possibilidades.
Nome: Priscila Facin – RU: 1547921
Polo Balneário Camboriú
Na atualidade a tecnologia faz parte do dia a dia das pessoas. A utilização das tecnologias facilita a aquisição de conhecimento e de aptidões e habilidades.
Mas ela vem de muito tempo atrás, junto com a evolução da humanidade, a tecnologia sempre esteve presente na vida do homem para simplificar o seu trabalho e sua vida cotidiana.
Podemos citar em vários momentos da história o avanço da tecnologia, como a utilização da energia eólica e hidráulica na Idade Média, as invenções de Leonardo Da Vinci no Renascimento, o salto da Tecnologia Moderna na Revolução Industrial ou as descobertas da Tecnologia da Informação depois da Segunda Guerra Mundial.
Uma tecnologia que vem crescendo cada vez mais são as tecnologias moveis. Os celulares, tablets e smartphones já fazem parte do nosso cotidiano a vários anos, tanto na vida profissional, quanto na vida social. Ela é uma realidade no Brasil, assim como nos países de primeiro mundo, devido à necessidade das pessoas em, através do uso da mobilidade, ter acesso à serviços e informações que facilitem o seu dia a dia.
E nesta era da tecnologia móvel não podemos deixar de citar os aplicativos, também conhecidos como Apps, os quais são softwares, ferramentas e/ou programas instalado num dispositivo eletrônico móvel, como por exemplo, os smartphones. Os Apps tem o propósito de facilitar o dia a dia do seu utilitário, lhes fornecendo as mais diversas funcionalidades com infinitas possibilidades.
Segundo estatísticas os downloads de Apps para dispositivos móveis, estima-se atingir 4.4 mil milhões de utilizadores até finais de 2017, podendo chegar aos 200 mil milhões de downloads.
Imagem ilustrativa. Fonte: Google Imagens
De jogos, musica e livros para o entretenimento à utilitários de bancos para pagamento de contas e outras transações bancarias. Os aplicativos não tem idade; crianças, jovens, adultos e até idosos já consideram o uso desta tecnologia indispensável para os dias atuais.
Na infância, o uso de aplicativos pode ser utilizado como um instrumento para favorecer a construção efetiva do conhecimento e desenvolvimento, por parte das crianças. Pode auxiliar no desenvolvimento motor, no processo de alfabetização, na interação em ambientes dinâmicos e de colaboração, na aproximação entre culturas, na exploração das formas e cores, entre outros. Porem, os aplicativos devem ser selecionados apropriadamente à criança e utilizados de forma consciente e supervisionada em paralelo com as experiências concretas, brincadeiras, leituras de livros, atividades em grupo e não em substituição a elas.
Na senilidade, os aplicativos de celular podem contribuir para ajudar nas dificuldades da velhice.  Os idosos estão cada vez mais conectados. Os aplicativos podem ser muito úteis para a mente e a saúde dos idosos. E que, mais do que isso, podem ser bastante divertidos, prazerosos e estimulantes. Dessa forma, além dos aplicativos para acessar as contas nas redes sociais, existem outros para facilitar o dia a dia, como aplicativos com lembretes de que remédio e horário tomar, jogos para exercitar a memoria e manter a mente viva, ferramentas para gerenciar e acompanhar as medidas de pressão arterial, entre outros.
Da infância a velhice o uso da tecnologia móvel em especial dos aplicativos é um ponto de discussão com inúmeras possibilidades, com o desenvolvimento de softwares que só vem a somar nas varias propostas de evolução e inclusão tecnológica.
Referencias:
CORREA, Fabio Trindade. “História da Tecnologia”. Disponível em http://www.coladaweb.com/geografia/tecnologia. Acesso em 20 de Maio de 2017.
TORRES, Paulo Magno da Costa. “Evolução da Tecnologia da Informação”. Disponível em http://www.coladaweb.com/informatica/evolucao-da-tecnologia-da-informacao. Acesso em 20 de Maio de 2017.
WIKIPÉDIA, A Enciclopédia Livre. “Aplicativo Móvel”. Disponível em https://pt.wikipedia.org/wiki/Aplicativo_m%C3%B3vel. Acesso em 29 de Maio de 2017.
ZAREMBA, Júlia. “No dia dos avós, conheça aplicativos úteis para idosos e cuidadores”. Disponível em https://extra.globo.com/noticias/celular-e-tecnologia/no-dia-dos-avos-conheca-aplicativos-uteis-para-idosos-cuidadores-16960645.html. Acesso em 29 de Maio de 2017.

Outros materiais