Buscar

PSICOLOGIA AULA 1

Prévia do material em texto

Identifique o tipo de pesquisa que está sendo utilizado na descrição a seguir: ¿Ao aproximar-se a época das eleições as pesquisas de intenção de voto realizadas em uma cidade ou em todo o país com certa de 1200 participantes nos permitirão ter 95 por cento de confiança em descrever a intenção de toda a população, com uma margem de erro de 3 pontos percentuais para mais ou para menos¿. Myers, D. Psicologia Social. 6ª ed. Artmed, 2000. Pag 12
		Distribuição aleatória
	Errado 	Pesquisa correlacional
		Estudo de caso
		Pesquisa experimental
	Certo 	Pesquisa por amostragem
	
São possíveis objetos de estudo em Psicologia Social, EXCETO:
	Certo 	O pensamento das pessoas independente do que pensam os outros.
		A cooperação entre as pessoas.
	Errado 	O comportamento grupal.
		A competição entre as pessoas.
		A atribuição de causalidade..
	
Identifique o tipo de pesquisa que está sendo utilizado na descrição a seguir: ¿A fim de estudar a influência entre assistir televisão e a emissão de comportamentos agressivos psicólogos sociais levaram a exposição da televisão para o laboratório, onde controlavam a quantidade de violência que as crianças assistiam. Expondo as crianças a programas violentos e não-violentos os pesquisadores podem observar como a quantidade de violência afeta o comportamento. Foi mostrado a meninos e meninas de Ohio um trecho violento de um filme de gangster na televisão ou um trecho de uma emocionante corrida. As crianças que assistiram à violência foram as que depois tiveram mais probabilidade de apertar com todo vigor um botão vermelho especial, que supostamente esquentava um bastão, causando queimaduras dolorosas em outras crianças¿. Myers, D. Psicologia Social. 6ª ed. Artmed, 2000. Pag 14	
	Errado 	Pesquisa correlacional
	Certo 	Pesquisa experimental
		Distribuição aleatória
		Estudo de caso
		Pesquisa por amostragem
	
Maria se sentiu mal, com muitas dores abdominais e foi ao posto médico, ficando horas esperando na fila. Depois de mais de cinco horas de espera, ela foi informada que não haveria médico para atendê-la e que ela seria encaminhada em uma ambulância do próprio posto a uma outra unidade de saúde. Ela ficou muito revoltada e agrediu a recepcionista do posto. O caso foi parar na delegacia. Ao correlacionarmos Psicologia Social e os relacionamentos interpessoais na saúde, podemos afirmar que:
			A Psicologia Social tem pouco a contribuir, principalmente em casos como o citado no enunciado da questão, pois é limitada e não abrange outras áreas.
		Os relacionamentos interpessoais são um campo específico da Psicologia organizacional e não podem se correlacionar com a Psicologia Social.
		A Psicologia Social Abrange apenas a área da psicologia, envolvendo-se em pesquisas com seres humanos e suas interrelações em espaços confinados.
	Certo 	A Psicologia Social tem muito a contribuir oferecendo recursos para melhorar a comunicação e diminuir distâncias entre a equipe de saúde e os pacientes.
	Errado 	Os relacionamentos interpessoais são de difícil compreensão para a Psicologia 
	
A comunicação está cada dia mais complexa e transformando a informação mais acessível. Com a mídia eletrônica, a forma tradicional se diferencia, por exemplo, do jornal impresso das redes sociais que não se limitam mais, como fonte de pesquisa e noticias. Com base nisto, uma das características da Psicologia Social é entender:
		Certo 	a influencia social
		a cognição social
	Errado 	a objetividade da situação
		a maneira do individuo pensar
		a expectativa sobre o mundo social
	
Maria é psicóloga e está desenvolvendo um projeto de Psicologia Social na área da educação em conjunto com uma pedagoga. O projeto terá alcance para cinco escolas da rede municipal de uma cidade do interior de SP. De acordo com os estudos acerca da Psicologia Social, isso é possível porque:
		Maria e a pedagoga são amigas e têm interesses comuns para o desenvolvimento do projeto a ser implantado para a prefeitura, o que facilita o trâmite.
	Certo 	Os conhecimentos fornecidos pela Psicologia Social servem de orientação no entendimento e na solução de problemas concretos e tem aplicabilidade em diversas áreas.
		A Psicologia Social se utiliza de recursos da política para favorecer projetos através de propinas e indicações apadrinhadas politicamente, o que torna possível a implantação do projeto.
		Somente é possível desenvolver projetos de Psicologia Social deste porte em cidades do interior, pois em grandes metrópoles este tipo de projeto é desvalorizado e desmerecido.
		A correlação entre a Psicologia Social e outras áreas ou setores, como saúde, educação, direito e política é inexistente.

Continue navegando