Buscar

7.Resumo Apols Motivação e Satisfação no Trabalho

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes
Você viu 3, do total de 4 páginas

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Prévia do material em texto

APOL 1 – A I Disciplina (s): Motivação e Satisfação no Trabalho 
Questão 1/5 - Motivação e Satisfação no Trabalho
Analise o caso a seguir, o qual apresenta o relato de duas empresas - a empresa Philos e a empresa Coimbra. 
A Philos é uma editora de livro científicos, atua em todo o Brasil, tem cerca de 520 funcionários efetivos. Esta empresa tem como estratégia considerar que o trabalho dos colaboradores deve ser fonte motivadora, por isso, em suas políticas de gestão de pessoas, preocupam-se em despertar as variedades de habilidades das pessoas, proporcionam que estas se identifiquem com suas tarefas, dando-lhes autonomia e feedbacks constantes. (pág.77)
A Coimbra é uma empresa que atua no ramo reciclagem de lixos, com sede no sul Brasil, vem se despontando por sua moderna tecnologia. Hoje conta 650 funcionários. A Coimbra, ao estabelecer suas estratégias de gestão de pessoas, considera que o funcionário se sente motivado a despertar um alto grau de esforço quando acredita que isso vai resultar em boa avaliação de desempenho, por isso entende que há relação entre o esforço e o desempenho, entre o desempenho e a recompensa e entre a recompensa e as metas pessoais. (pág.81)
Você, como um profissional de RH, após analisar as estratégias de gestão de pessoas destas duas empresas, identifica em quais das teorias motivacionais estas procuram atuam.
Após a sua análise, assinale a alternativa correta.
A - A Philos considera a abordagem da teoria do planejamento do trabalho. A Coimbra considera a abordagem da teoria da expectativa.
Questão 2/5 - Motivação e Satisfação no Trabalho
Leia o texto a seguir, o qual aborda sobre as teorias motivacionais: (pág.58)
Conforme apontam Walger, Viapiana e Barbosa (2014, p. 52), "A partir da década de 1950, os conceitos relacionados à motivação do trabalhador começam a despertar". Nesse período foram formuladas três teorias, as chamadas teorias motivacionais tradicionais.
 Tendo em vista o texto acima, identifique entre as afirmativas a seguir quais se referem as teorias motivacionais tradicionais:
I - Teoria da hierarquia das necessidades, proposta por Maslow, a qual classifica as necessidades em primárias, sendo estas as fisiológicas e as de segurança, e em secundárias, sendo estas as sociais, as de estima e as necessidades autorrealização.
II - Teoria das necessidades de McClelland, enfoca as necessidades em três grandes grupos: necessidades de realização, de poder e de associação/afiliação.
III - Teoria X e teoria Y, proposta por McGregor. A teoria X enfatiza o controle, entende que o homem não é motivado e que não pode se desenvolver. A teoria Y enfatiza a pessoa, entende que homem é motivado e quer se desenvolver.
IV - Teoria ERG, proposta por Alderfer. Este autor faz uma revisão da teoria da hierarquia das necessidades de Maslow. Para Alderfer existem três níveis de necessidades, estes são: a de existência, relacionamento e crescimento.
Assinale a alternativa correta.
E - Apenas as afirmativas I e III.
Questão 2/5 - Motivação e Satisfação no Trabalho
Analise o caso a seguir, o qual aborda sobre a motivação no trabalho:
Pedro é o gestor da área de Produção de uma empresa automotiva. Marcos atua na área de RH da empresa, é o analista responsável por conduzir os programas de treinamento e de desenvolvimento. Pedro agenda uma reunião com Marcos, pois quer discutir sobre alguns comportamentos que tem observado em sua equipe; espera que Marcos estruture um programa de desenvolvimento para os colaboradores. Nesta reunião, Pedro diz que sente a equipe meio desmotivada, sem energia, não tem cumprindo com os prazos e percebe que aumentou o número de atrasos e faltas. Pedro diz que assistiu algumas palestras sobre motivação com um palestrante de renome nacional e gostaria de trazer este palestrante para um programa de desenvolvimento com sua equipe. Pedro diz que sente que os colaboradores não estão conscientes de suas necessidades e de seus desejos, por isso quer despertar o envolvimento destes com a organização e entende que este programa como uma técnica para motivar a equipe.
Marcos, enquanto profissional de RH, ouve Pedro e pensa que precisa fazer um diagnóstico melhor do que está acontecendo com aquela equipe, pois precisa compreender a estrutura motivacional tanto da equipe como do gestor, para identificar a ferramenta adequada para trabalhar com eles. No entender de Marcos, a motivação é, também, um tipo de ação que vem dos próprios indivíduos e que o papel do líder é despertar a motivação latente em seus colaboradores.
Com base no caso acima e considerando o livro-base, analise as concepções de Pedro e de Marcos sobre a motivação no trabalho.
Assinale a alternativa correta.(págs. 27 e 28)
D - Pedro leva em consideração que a motivação é extrínseca, pois acredita que por meio de técnicas e ferramentas é possível motivar a sua equipe. Marcos considera a motivação com fator intrínseco e que para fazer uso correto de técnicas motivacionais precisa entender o perfil motivacional da equipe.
Questão 2/5 - Motivação e Satisfação no Trabalho
Ao tratarmos da motivação no ambiente de trabalho, não podemos deixar de responder ao seguinte questionamento: (pág. 94)
“Que gestor não quer que sua equipe tenha melhores resultados, com melhor qualidade e em um ambiente harmônico?”
Baseado no que foi estudado sobre os impactos da motivação nas organizações e, também, no questionamento realizado acima, analise as assertivas a seguir:
I. Investir em estratégias que promovam a motivação da equipe de trabalho deve ser uma busca constante da área de RH das organizações, uma vez que essa é uma responsabilidade exclusiva dessa área.
II. Campos(2008), autor estudado nas aulas da disciplina de Motivação e satisfação no trabalho, afirma que a necessidade de provocar motivação e mantê-la elevada é uma preocupação específica da área de RH.
III. Para o autor Campos(2008), cultivar trabalhadores motivados é uma tarefa importante, porém difícil de ser realizada.
Agora assinale a alternativa CORRETA.
	E
	Apenas a assertiva III está correta.
Questão 3/5 - Motivação e Satisfação no Trabalho
A autora Knapik (2011), citada no livro base da disciplina de Motivação e Satisfação no Trabalho, explica que a motivação é um fator interno (endógeno) dos indivíduos, mas que a gestão de pessoas nas organizações deve estimular e desencadear necessidades que levam pessoas e equipes à ação motivada, permitindo uma maior participação e valorização da força de trabalho. (pág. 96)
Uma das ações que a área de Gestão de Pessoas pode lançar mão é a administração por objetivos.
Analise as alternativas abaixo, e assinale a alternativa CORRETA sobre essa forma de Administração por Objetivos:
B A administração por objetivos trabalha com a fixação participativa de metas tangíveis, verificáveis e mensuráveis.
Questão 4/5 - Motivação e Satisfação no Trabalho
Analise as características citadas abaixo e assinale a qual programa de envolvimento de empregados se refere. (pág. 104)
Enfatiza as pessoas como parte da organização.
Não são todas as pessoas ou todos os setores que devem participar das decisões.
É preciso delimitar quem irá participar de determinada decisão.
A pessoa que trabalha diretamente com determinada tarefa é a principal conhecedora do processo.
Após a sua análise, assinale a alternativa CORRETA.
B Gestão Participativa
Questão 3/5 - Motivação e Satisfação no Trabalho
Leia o texto a seguir, o qual aborda sobre motivação: 
O desempenho dos colaboradores depende de uma série de fatores, tais como: treinamento adequado; preocupação das gerências em desenvolver os funcionários como membro de um time da empresa; segurança tanto para a manutenção do emprego como para as condições físicas e emocionais para a realização das atividades; estrutura organizacional e avaliação de desempenho. Além destes fatores, é importante ressaltar que o desempenho no trabalho está associado a mais dois outros fatores, os quais são: motivação e satisfação no trabalho (Walger,Viapiana e Barbosa, 2014, p. 19). 3- Leia o texto a seguir, o qual aborda sobre motivação:
O desempenho dos colaboradores depende de uma série de fatores, tais como: treinamento adequado; preocupação das gerências em desenvolver os funcionários como membro de um time da empresa; segurança tanto para a manutenção do emprego como para as condições físicas e emocionais para a realização das atividades; estrutura organizacional e avaliação de desempenho. Além destes fatores, é importante ressaltar que o desempenho no trabalho está associado a mais dois outros fatores, os quais são: motivação e satisfação no trabalho (Walger, Viapiana e Barbosa, 2014, p. 19).
Tendo em vista o texto acima e o material de estudo, analise os itens a seguir e identifique aquele(s) que apresenta(m), adequadamente, o conceito de motivação.
I - A motivação se caracteriza pelas deficiências baseadas nas exigências corporais específicas (fome, sede, sono etc.) ou na aprendizagem, pode, também, estar associada a combinações de ambas.
II - A motivação é um processo psicológico estreitamente relacionado com o impulso ou com a tendência a realizar com persistência determinados comportamentos.
III - A motivação está ligada aos padrões de ação, como resposta a determinada situação.
IV - A motivação leva as pessoas a agirem em direção aos objetivos; é ela que a mantém persistentes para alcança-los.
Assinale a alternativa correta.
C - Apenas os itens II e IV.
Questão 5/5 - Motivação e Satisfação no Trabalho
Conforme demonstra a figura, existem fatores que influenciam e/ou interferem a relação entre a motivação e o desempenho.
Fonte da imagem: Walger, Viapiana e Barbosa, 2014, p. 33
Considerando o acima exposto, analise as afirmativas a seguir e identifique quais apontam, de forma correta, os fatores mediadores entre a motivação e o desempenho.
I - A motivação intrínseca e a motivação extrínseca.
II - O significado do trabalho para quem o realiza.
III - O sistema de recompensa e punição vigente na organização.
IV - A necessidade de autorrealização dos colaboradores.
V - A convergência entre os valores pessoais e os valores organizacionais.
VI - O ambiente psicossocial, através do estilo gerencial e da participação na tomada de decisão.
Assinale a alternativa correta.
B - As afirmativas II, III, V e VI estão corretas.
Questão 2/5 - Motivação e Satisfação no Trabalho
No capítulo IV do livro base da disciplina de Motivação e Satisfação no Trabalho, abordou-se a função psicológica do trabalho. Os estudos de Yves Clot sobre a Função Psicológica do Trabalho trazem uma nova visão do trabalho como campo primordial para o desenvolvimento do homem. (pág. 140 -141)
Analise as assertivas que estão dispostas na sequência que versam sobre o pensamento de Yves Clot sobre a função psicológica do trabalho:
I. Trabalho é uma das atividades entre tantas outras e, portanto, exerce na vida pessoal uma função psicológica como as demais e têm o mesmo grau de importância.
II. O trabalho ou emprego “ não é uma entidade, mas uma abstração referente a uma combinação de tarefas desempenhadas por um indivíduo em certo contexto físico e social por remuneração financeira.
III. O trabalho é espaço fundamental para a construção da saúde e da identidade não só de indivíduos, mas de coletividade e da sociedade como um todo.
IV. O trabalho embora faça parte da vida do sujeito, não têm uma função vital, pois não envolve um duplo processo de invenção e renovação, no qual cada um se vê como sujeito e objeto. 
É correto o que se afirma em:
E - Apenas as assertivas II e III estão corretas.
Questão 3/5 - Motivação e Satisfação no Trabalho
Estudamos que existe  algum consenso na definição de satisfação que a define como reação afetiva ao trabalho. Também verificamos que a forma de medi-la está centrada em várias perspectivas e uma delas denominada de modelo tripartite da atitude. A satisfação no trabalho é parte da atitude e considera a diferença existente entre três construtos. (pág. 144)
Pergunta-se: Quais são os três construtos que compõe o Modelo Tripartide de atitude?
A - Avaliações, Crenças e Emoções
Questão 4/5 - Motivação e Satisfação no Trabalho
Estudamos na disciplina de Motivação e satisfação no trabalho que a satisfação no trabalho depende tanto de causas pessoais, quanto de causas situacionais. (slide 4 pág. 3 – livro pág. 148 -156)
Na sequência, estão postas vários exemplos dessa causas.  Solicita-se que você classifique-as, colocando a letra S para as situacionais e a letra P para as pessoais. 
( S  ) Reconhecimento
( S   ) Habilidade do trabalhador
(  P  ) Autoavaliação
( S   ) Participação
( P  ) Bem-estar
( S  ) Autonomia
(  P ) Afetividade
Agora, marque a sequência correta:
	B
	S, S, P, S, P, S, P

Continue navegando