Buscar

parasito

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Prévia do material em texto

Ancilostomíase
Conhecida como amarelão, pode causar anemia. Jeca tatu tinha amarelão.
Necator americanus e Ancylostoma duodenale.
Pacientes são amarelados ou pálidos, pois os vermes dessa doença cortam as paredes intestinais, sugam o sangue e provocam hemorragias e anemias;
Ciclo: os vermes adultos vivem no intestino do homem, depois do acasalamento os ovos são expelidos pelas fezes, tornando-se embrionados 24 hrs depois, a larva originada chama-se rabditoide, que abandona o ovo e tem vida livre no solo. Depois de uma semana transforma-se numa larva que consegue penetrar na pele do homem, chamada filarióide infestante. Indivíduos que andam descalço tem a larva penetrada, que vão pela circulação até o coração e aos pulmões, depois chegam a faringe, esôfago e chegam ao intestino, onde se tornam adultas. A larva filarióide encistada pode ser ingerida oralmente.
Sintomas: no local da penetração ocorre uma inflamação, no decurso pode haver tosse ou pneumonia. As manifestações intestinais são cólicas, náuseas e hemorragias, por causa dos dentes na boca desses vermes. Se a hemorragia durar muito tempo, causa anemia, o caso mais grave dessa doença.
Tratamento: mebendazol, albendazol, pirantel.
Profilaxia: vacina, educação sanitária, saneamento, uso de calçado.
Ancilostoma brasiliensis: causa bicho geográfico, que é uma irritação e coceira na pele com desenhos que lembram um mapa. As larvas penetram na pele, e são transmitidas por fezes de cães portadores do verme.
Doença de Chagas – trypanossoma cruzi
Carlos Chagas encontrou os flagelos no intestino de barbeiros. Atinge principalmente populações rurais pobres, pois as casas com reboco defeituoso e sem forro são habitat para o inseto barbeiro, que dorme de dia nas rachaduras e a noite suga o sangue das pessoas.
Transmissão: o barbeiro se infecta ao sugar o sangue de um organismo infectado. Esse parasita, é eliminado pelas fezes do barbeiro no ato da picada, é assim que humanos se infectam, coçando o local, por ferimentos na pele ou até no contato com o olho.. A forma tripomastigota entra no organismo infectando as células. Vai para os tecidos tornando-se amastigota, volta a virar tripomastigota e retorna a circulação. Outra forma infectante é por transfusão de sangue ou transplante de órgãos.
Sintomas: no local da picada, lesão vermelha e inchada, se for perto do olho pode dar conjuntivite. Outros: febre, ínguas, anorexia, miocardite. Em casos crônicos afeta o coração (arritmias, insuficiência), sistema nervoso e fígado.
Diagnóstico: exame parasitológico, PCR, hemocultura...
Prevenção: combater o barbeiro, melhorando moradias que servem como abrigo, melhorar condições de higiene, usar inseticidas.
Tratamento: fase inicial: alopurinol, nifurtimox, benzinidazol. Fase crônica é incurável.
Trichuris trichiura: tricuríase
- machos menores que as fêmeas, fica enrolado em si mesmo;
- Através de reprodução sexuada, os ovos são expelidos e se tornam infectantes ao desenvolver a larva. Habitam o intestino grosso. Alimentam-se do bolo intestinal e do sangue.
Transmissão: vento e agua contaminados, alimentos sólidos e líquidos contaminados, disseminados por moscas domesticas.
Sintomas: geralmente dor abdominal, disenteria e perda de peso. Em alguns casos pode ser assintomática, porem em outros pode ocorres necrose da mucosa, hemorragias, anemia, apendicite e prolapso retal.
Diagnostico: observação dos ovos nas fezes, por microscópio.
Tratamento: mebendazol e oxantel.
Profilaxia: tratamento do solo, higiene pessoal, educação sanitária, tratamento de água.

Outros materiais