Buscar

AV FUND. DA EDUC. DE JOVENS E ADULTOS E EDUC. POPULAR

Prévia do material em texto

Avaliação: CEL0359_AV_201401237711 » FUND. DA EDUC. DE JOVENS E ADULTOS E EDUC. POPULAR
	Tipo de Avaliação: AV
	Aluno: 201401237711 - PATRICIA TOLEDO MENEZES
	Professor:
	ANA CLAUDIA PARGA DE OLIVEIRA
	Turma: 9001/AA
	Nota da Prova: 6,5    Nota de Partic.: 2   Av. Parcial 2  Data: 06/06/2017 11:26:12
	 1a Questão (Ref.: 201401525570)
	Pontos: 0,0  / 1,0
	O início dos anos de 1960 marca a emergência de novas ideias pedagógicas e a instauração de um paradigma educativo para a área. Apresente duas dessas idéias que emergiram nesse período.
	
Resposta: Educação suplementar, e após o supletivo.
	
Gabarito:Ganha expressão as atividades de alfabetização de Paulo Freire e outros que relacionavam o problema do analfabetismo à situação de miséria a que estava submetida grande parte da população brasileira; A proposta de alfabetização de Paulo Freire foi sustentada em uma visão socialmente compromissada; Dentre as iniciativas que ganham destaques estão àquelas ligadas a grupos populares organizados e movimentos sociais da época; Uma série de iniciativas oficiais e não oficiais, principalmente na região Nordeste, ganha projeção no cenário nacional da educação.
	 2a Questão (Ref.: 201401373089)
	Pontos: 0,5  / 1,0
	A Síntese de Indicadores Sociais (SIS 2010) utiliza-seda Pesquisa Nacional por Amostra de Domicílios (PNAD) para apresentar sucinta análise das condições de vida no Brasil. Quanto ao analfabetismo, a SIS 2010 mostra que os maiores índices se concentram na população idosa, em camadas de menores rendimentos e predominantemente na região Nordeste, conforme dados do texto a seguir. A taxa de analfabetismo referente a pessoas de 15 anos ou mais de idade baixou de 13,3% em 1999 para 9,7% em 2009. Em números absolutos, o contingente era de 14,1 milhões de pessoas analfabetas. Dessas, 42,6% tinham mais de 60 anos, 52,2% residiam no Nordeste e 16,4% viviam com ½ salário-mínimo de renda familiar per capita. Os maiores decréscimos no analfabetismo por grupos etários entre 1999 a 2009 ocorreram na faixa dos 15 a 24 anos. Nesse grupo, as mulheres eram mais alfabetizadas, mas a população masculina apresentou queda um pouco mais acentuada dos índices de analfabetismo, que passou de 13,5% para 6,3%, contra 6,9% para 3,0% para as mulheres. SIS 2010: Mulheres mais escolarizadas são mães mais tarde e têm menos filhos. Com base nos dados apresentados, redija um texto dissertativo acerca da importância de políticas e programas educacionais para a erradicação do analfabetismo e para a empregabilidade, considerando as disparidades sociais e as dificuldades de obtenção de emprego provocadas pelo analfabetismo. Em seu texto, apresente uma proposta para a superação do analfabetismo e para o aumento da empregabilidade. 
	
Resposta: Com a EJA possibilitou uma educação para todos os adolescentes e adultos analfabetos do país, as ideias, leis e iniciativas se consolidam capacitando-os e qualificando-os para o mercado promovendo uma consciência crítica em relação ao mundo do trabalho. Uma proposta é qualificar a todos ,que não tiveram a oportunidade de estudar devido suas histórias de vida,terem acesso a uma educação de qualidade .
	
Gabarito: Padrão de resposta O estudante deve abordar em seu texto: ¿ identificação e análise das desigualdades sociais acentuadas pelo analfabetismo, demonstrando capacidade de examinar e interpretar criticamente o quadro atual da educação com ênfase no analfabetismo; ¿ abordagem do analfabetismo numa perspectiva crítica, participativa, apontando agentes sociais e alternativas que viabilizem a realização de esforços para sua superação, estabelecendo relação entre o analfabetismo e a dificuldade para a obtenção de emprego; ¿ indicação de avanços e deficiências de políticas e de programas de erradicação do analfabetismo, assinalando iniciativas realizadas ao longo do período tratado e seus resultados, expressando que estas ações, embora importantes para a eliminação do analfabetismo, ainda se mostram insuficientes.
	
Fundamentação do(a) Professor(a): Padrão de resposta O estudante deve abordar em seu texto: ¿ identificação e análise das desigualdades sociais acentuadas pelo analfabetismo, demonstrando capacidade de examinar e interpretar criticamente o quadro atual da educação com ênfase no analfabetismo; ¿ abordagem do analfabetismo numa perspectiva crítica, participativa, apontando agentes sociais e alternativas que viabilizem a realização de esforços para sua superação, estabelecendo relação entre o analfabetismo e a dificuldade para a obtenção de emprego; ¿ indicação de avanços e deficiências de políticas e de programas de erradicação do analfabetismo, assinalando iniciativas realizadas ao longo do período tratado e seus resultados, expressando que estas ações, embora importantes para a eliminação do analfabetismo, ainda se mostram insuficientes.
	
	
	 3a Questão (Ref.: 201402066922)
	Pontos: 1,0  / 1,0
	A Educação de Jovens e Adultos no cenário brasileiro possui grande influência do pensamento de Paulo Freire. Sua pedagogia levanta ideias relevantes para a área, dentre as quais, a de que a alfabetização e a educação de adultos devem ocorrer :
		
	
	de maneira coerente com os universos culturais dos educadores para que possam ser eficientes e conscientizadoras.
	 
	a partir do trabalho com temas e palavras geradoras, extraídos de suas histórias de vida, de modo a promover a consciência crítica em relação ao mundo.
	
	a partir de conteúdos socialmente valorizados, de modo a promover o acesso dos o oprimidos às culturas hegemônicas.
	
	a fim de permitir que esses sujeitos estudem de forma autônoma e libertadora, prescindindo da presença do educador.
	
	a partir dos métodos herbartianos, de modo que esses sujeitos dominem os códigos linguísticos de forma emancipatória.
	
	
	 4a Questão (Ref.: 201401466511)
	Pontos: 1,0  / 1,0
	Foi a partir da década de 1940 que o espaço específico da Educação de Jovens e Adultos se delineou: "as idéias, as leis e as iniciativas que se consolidam (...) [configuram] uma situação inteiramente nova. Até então, registravam-se alguns esforços locais, (...) mas, na década de 40, cogita-se uma educação para todos os adolescentes e adultos analfabetos do país" (BEISIEGEL, 1982: 177).
Assinale a opção correta sobre os determinantes que estimularam a EJA nos anos de 1940 e seu impacto social:
		
	
	1. A intensificação do capitalismo industrial e da ruralização fortaleceu as políticas de EJA no Brasil.
	 
	2. A EJA foi estimulada internacionalmente, pela UNESCO na década de 40 que, nesse período, tinha um importante papel no fomento da educação de adultos em diversos países.
	
	5. Na educação, observa-se a incorporação das orientações impostas pelas organizações multilaterais, consolidam-se a influência da Teoria do Capital Humano, ligada as matrizes socialistas de educação.
	
	3. A Campanha de Educação de Adolescentes e Adultos (CEAA), de 1947, criada pelo Ministério da Educação e Saúde, constitui-se na primeira política pública nacional oferecida a população brasileira não escolarizada e teve um grande impacto e sucesso na superação do analfabetismo no período.
	
	4. O país passa a educar os jovens e adultos da classe trabalhadora numa perspectiva libertadora.
	
	
	 5a Questão (Ref.: 201401878071)
	Pontos: 1,0  / 1,0
	O Ensino Supletivo foi regulamentado pela Lei 5692/71 e concebido dentro de uma visão sistêmica, que concebia quatro funções, assinale a alternativa que aponta essas quatro funções.
		
	
	Libertação, pesquisa, qualificação e aprendizagem
	
	Autonomia, libertação, qualificação e aprendizagem
	
	Aprendizagem, qualificação, conhecimento e pesquisa
	
	Suprimento, aprendizagem, pesquisa e autonomia
	 
	Suplência, suprimento, aprendizagem e qualificação
	
	
	 6a Questão (Ref.: 201401523135)
	Pontos: 1,0  / 1,0
	ConformeAs Diretrizes Curriculares Nacionais para Educação de Jovens e Adultos (Parecer CNE/CEB 11/2000 e Resolução CNE/CEB 1/2000), as funções dessa modalidade de ensino são:
		
	
	Sistematizadora, Reparadora e Reflexiva
	
	Reparadora, Sistematizadora e Política
	 
	Reparadora, Equalizadora e Qualificadora
	
	Equalizadora, Qualificadora e Política
	
	Reparadora; Reflexiva e Equalizadora
	
	
	 7a Questão (Ref.: 201401885217)
	Pontos: 0,5  / 0,5
	Quando teóricos da Educação afirmam que ¿ensinamos o que somos¿, eles estão reforçando o conceito de:
		
	 
	Currículo Oculto
	
	Educação Inclusiva
	
	Currículo Aberto
	
	Temas Transversais
	
	Educação de Base
	
	
	 8a Questão (Ref.: 201401829473)
	Pontos: 0,5  / 0,5
	Sabemos que as escolas de EJA recebem como alunos e alunas uma juventude com histórias e experiências de vidas diversificadas: vida profissional, histórico escolar, ritmo de aprendizagem, estrutura de pensamento, origens, etnias, idades, crenças etc. No entanto a riqueza desse universo, marcado pela diversidade e pluralidade, não é reconhecida e valorizada no ambiente escolar. Para atender essa diversidade que estratégias utilizar.
		
	
	apresentar um currículo tecnicista, preparando mão de obra para o mercado.
	
	apresentar um currículo pré-fabricado e formalista.
	 
	apresentar um currículo multicultural, plural contemplando essa realidade.
	
	apresentar um currículo tradicional, não levando em conta a realidade dessa juventude.
	
	apresentar um currículo monocultural, ignorando essa realidade.
	
	 9a Questão (Ref.: 201401888168)
	Pontos: 0,5  / 0,5
	A concepção curricular que articula o ensino de EJA à formação para a vida, busca estabelecer um diálogo entre os saberes, superando o conceito de escola dual e fragmentada, quebrando a fragmentação entre os saberes em uma busca efetiva de melhorar a educação brasileira como um todo. A proposta curricular a que esse enunciado se refere é:
		
	 
	currículo integrado.
	
	currículo tradicional.
	
	currículo profissionalizante.
	
	currículo cultural.
	
	currículo tecnicista.
	
	
	 10a Questão (Ref.: 201402028064)
	Pontos: 0,5  / 0,5
	CESGRANRIO - 2010 Segundo Paulo Freire, o esforço e a competência dos educadores que avaliam as suas práticas pedagógicas no intuito de reduzir a distância entre a teoria e a prática, partindo do reconhecimento de que ¿ensinar não é transferir conhecimentos, mas criar as possibilidades para sua produção ou construção¿ é denominado de:
		
	
	assimilação.
	 
	reflexão crítica.
	
	transgressão.
	
	coerência.
	
	bom senso.

Continue navegando