Buscar

Avaliação historia

Prévia do material em texto

Avaliação: CEL0495_AV_201307129374 » HISTÓRIA DOS POVOS INDÍGENAS E AFRO-DESCENDENTES
	Tipo de Avaliação: AV
	Aluno: 201307129374 - PAULA DA SILVA LESSA REIS
	Professor:
	MARIA EUGENIA BERTARELLI
	Turma: 9007/AA
	Nota da Prova: 8,0    Nota de Partic.: 2   Av. Parcial 2  Data: 08/06/2017 13:56:40
	
	 1a Questão (Ref.: 201307374300)
	Pontos: 1,0  / 1,0
	Após a longa travessia, quando finalmente desembarcavam nos portos da América portuguesa, a situação de boa parte dos africanos era péssima. Aqueles que tinham conseguido aguentar a viagem passavam por um breve exame médico e eram rapidamente vendidos. O que acontecia com os africanos mais fragilizados, principalmente aqueles que haviam contraído escorbuto?
		
	
Resposta: Ficavam em quarentena em galpões proximos ao porto, e depois sobrevivendo eram vendidos. Eram tratados como mercadorias.
	
Gabarito: Passavam por um processo de quarentena em galpões localizados na região portuária. Nesses locais eles recebiam uma alimentação especial para recuperar suas forças o mais rápido possível. Assim que estivessem mais fortes, eram levados para os mercados onde seriam comprados.
	
	
	 2a Questão (Ref.: 201307388784)
	Pontos: 1,0  / 1,0
	A Revolta da Chibata, que aconteceu em 1910, é um dos movimentos sociais mais importantes da história da República brasileira. Relacione a Revolta da Chibata ao legado deixado pela escravidão.
		
	
Resposta: A revolta da chibata aconteceu por causa dos castigos fisico presentes na marinha brasileria, estes castigos eram destinados aos negros que compunha a maioria do marinheiros. Assim se evidenciava o preconceito racial no brasil, os negro continuavam a ser punidos pelo simples fato de ser negro, a revolta das chibatas mostra uma evolução na luta pela igualdade racial no Brasil onde se defende Igualdade de direitos e deveres. A escravidão deixou um legado de preconceito que foi velado por muito tempo, mas que se torna bem visiveis através de movimentos como este.
	
Gabarito: O aluno deve mostrar que a Revolta da Chibata foi liderada pelos marujos da Marinha, que na sua maioria eram negros e mulatos, e foi motivada pelos castigos físicos, que podem ser considerados uma das heranças na escravidão.
	
	
	 3a Questão (Ref.: 201307272566)
	Pontos: 1,0  / 1,0
	Em 1549 foi instituído o governo-geral na administração da América portuguesa, que significou:
		
	 
	uma tentativa de centralizar a administração
	
	uma tentativa de terceirizar a administração
	
	uma tentativa de acabar com a guerra com os Nagôs
	
	uma tentativa de criar uma república no Brasil
	
	uma tentativa de destruir o governo dos Tupi.
	
	
	 4a Questão (Ref.: 201307783714)
	Pontos: 1,0  / 1,0
	Nos primórdios do sistema colonial, as concessões de terras efetuadas pela metrópole portuguesa objetivaram tanto a ocupação e o povoamento como a organização da produção do açúcar, com fins comerciais. Identifique a alternativa correta sobre as medidas que a Coroa portuguesa adotou para atingir esses objetivos.
		
	
	Dividiu o território em governações vitalícias, cujos governadores distribuíram a terra entre os colonos portugueses.
	 
	Dividiu o território em capitanias hereditárias, cedidas aos donatários, que, por sua vez, distribuíram as terras em sesmarias a homens de posses que as demandaram.
	
	Distribuiu a terra do litoral entre os mais valentes conquistadores e criou engenhos centrais que garantissem a moenda das safras de açúcar durante o ano inteiro.
	
	Armou fortemente os colonos para que pudessem defender o território e regulamentou um uso equânime e igualitário da terra entre colonos e índios aliados.
	
	Vendeu as terras brasileiras a senhores de engenho já experientes, que garantiram uma produção crescente de açúcar.
	
	
	 5a Questão (Ref.: 201307187667)
	Pontos: 1,0  / 1,0
	Qual a importância econômica da escravidão indígena na era colonial?
		
	
	Apesar da assimilação pacífica dos povos indígenas ao sistema colonial, eles não se encaixaram de maneira produtiva portanto, naõ constituíram a força de trabalho escrava necessária ao desenvolvimento nacional.
	 
	A escravidão indígena tornou possível a implantação e o desenvolvimento da lavoura açucareira na colônia, mecanismo essencial para financiar o projeto colonizador e mercantilista da metrópole.
	
	O fato dos povos indígenas aceitarem trabalhar por pouco ou mesmo nada ajudou as lavouras portuguesas, que não tiveram gastos salariais, aumentando assim sua margem de lucro.
	
	Graças a uma assimilação pacífica dos povos indígenas ao sistema colonial, eles se encaixaram de maneira produtiva ao constituir uma força de trabalho escrava que visava o desenvolvimento nacional.
	
	No Brasil recém colonizado a quantidade de portugueses era muito pequena, e sendo os povos indígenas maioria seria mais barato fazê-los cativos a transportar trabalhadores da Europa para o Brasil.
	
	
	 6a Questão (Ref.: 201307374288)
	Pontos: 1,0  / 1,0
	A resistência foi uma constante na vida de índios escravizados. Como exemplos de resistência indígena podemos citar:
		
	
	Enfrentamento aberto, canibalismo e adoção total dos costumes europeus;
	 
	Isolamento, antropofagia e fugas.
	
	Catequese, fugas e rejeição da religião europeia;
	
	Antropofagia, isolamento e casamento com os brancos;
	
	Isolamento, catequese e enfrentamento aberto;
	
	
	 7a Questão (Ref.: 201307764062)
	Pontos: 0,5  / 0,5
	Como sabemos, a história da escravidão foi marcada pela resistência dos escravos à condição de submissão. Marque entre as opções abaixo, aquela que melhor define as organizações comunitárias formadas pelos escravos rebeldes.
		
	
	Senzalas.
	
	Favelas.
	
	Sobrados.
	
	Kizombas.
	 
	Quilombos.
	
	
	 8a Questão (Ref.: 201307388778)
	Pontos: 0,5  / 0,5
	Sobre o romantismo brasileiro é correto afirmar que:
		
	
	idealizou o catolicismo, que foi considerado a grande característica da nacionalidade brasileira.
	 
	idealizou o índio, que foi considerado o principal representante da genuína nacionalidade brasileira.
	
	idealizou o negro, que foi considerado o principal responsável pela riqueza nacional.
	
	idealizou o branco, que foi considerado o responsável pela civilização da sociedade brasileira.
	
	idealizou o cavalheiro medieval e menosprezou a cultura brasileira.
	
	
	 9a Questão (Ref.: 201307187634)
	Pontos: 0,5  / 0,5
	Sobre a a formação da identidade brasileira podemos afirmar que:
		
	
	Sem negar a contribuição cultural de negros e índios, o português, por ser o colonizador, impôs sua cultura sobre as duas outras etnias eliminando qualquer traço das mesmas.
	
	Sem negar a contribuição cultural de brancos e negros, a cultura indígena prevaleceu sobre ambas por que os índios enquanto nativos tinham um conheciemento maior da terra.
	 
	Sem negar que diferentes culturas deram origem ao brasileiro é, entretanto, necessário perceber que as relações entre esses diferentes povos não foi pacífica, conflitos, hierarquizações, desigualdades, injustiças e discriminações ocorreram.
	
	Que índios, negros e brancos desempenharam um papel semelhante pois a relação entre as três etnias se deu de forma pacífica.
	
	A junção das três culturas originou um povo mestiço e orgulhoso do fato das relações entre os três povos terem acontecido de forma pacífica, sem conflitos, hierarquizações, desigualdades, injustiças e discriminações.
	
	
	 10a Questão (Ref.: 201307769710)
	Pontos: 0,5  / 0,5
	Após a abolição, alguns periódicos da chamada Imprensa Negra tinham como principais objetivos:
		
	
	Denunciar situações de preconceito racial, ajudar na compra de alforriase aumentar a autovalorização da população negra e mestiça;
	
	Denunciar situações de preconceito racial, ajudar na fuga para os quilombos e aumentar a autovalorização da população negra e mestiça.
	
	Denunciar situações de escravidão, ajudar na educação e aumentar a autovalorização da população negra e mestiça;
	
	Denunciar situações de rebelião escrava, ajudar na educação e aumentar a autovalorização da população negra e mestiça;
	 
	Denunciar situações de preconceito racial, ajudar na educação e aumentar a autovalorização da população negra e mestiça;

Continue navegando