Buscar

AVALIAÇÃO DE educação de jovens e adultos

Prévia do material em texto

Disciplina:  FUND. DA EDUC. DE JOVENS E ADULTOS E EDUC. POPULAR
	Avaliação:  CEL0359_AV_201308281897      Data: 12/06/2017 09:27:35 (F)      Critério: AV
	Aluno: 201308281897 - GILVANETE SILVA DE CARVALHO
	Professor:
	ANA CLAUDIA PARGA DE OLIVEIRA
	Turma: 9001/AA
	Nota da Prova: 6,5 de 8,0      Nota de Partic.: 2
	
	 1a Questão (Ref.: 120468)
	Pontos: 1,0  / 1,0
	Que fatores podem causar maiores dificuldades no processo de aprendizagem do adulto em relação ao mesmo processo quando ocorre em jovens e crianças?
		
	
Resposta: o não levar em conta a história de vida em que vive o adulto ou jovem o qualquer pessoa na fase de aprendizagem, as dificuldades em que o levou a não terminar os seus estudos no tempo certo. não devemos nos apegar somente a livros didáticos e sim construir um aprendizado aparti de suas experiências vividas.
	
Gabarito: Baixa auto estima, sentimento de incapacidade, cansaço, devido uma longa jornada de trabalho, preconceito.
		
	
	
	 2a Questão (Ref.: 715742)
	Pontos: 1,0  / 1,0
	O livro "Pedagogia do Oprimido" vem sendo identificado como a obra mais importante do educador pernambucano. Desenvolvida em 1968 durante seu exílio no Chile, passou a influenciar não somente educadores, pensadores, intelectuais e revolucionários latino-americanos como também, africanos, europeus e estadunidenses. Explique, brevemente, qual a temática discutida nessa obra.
		
	
Resposta: de uma educação de qualidade para todos , que antes não se fazia a outras classes, e sim, só para a elite. educação direito todos e dever do Estado.
	
Gabarito: Paulo Freire destaca que os educadores devem assumir uma postura revolucionária passando a conscientizar as pessoas da ideologia opressora, tendo como compromisso a libertação desta classe. O povo e lideranças devem aprender a fazer junto, buscando instaurar a transformação da realidade que os mediatiza.
		
	
	
	 3a Questão (Ref.: 827823)
	Pontos: 1,0  / 1,0
	Marque a opção correta em relação aos principais conceitos do pensamento de Paulo Freire:
		
	
	Curiosidade, Letramento e Autonomia
	 
	Conscientização , Libertação e Autonomia
	
	Letramento, Libertação e Autonomia
	
	Alfabetização, Criatividade e Autonomia
	
	Alfabetização, Letramento e Autonomia
		 Gabarito Comentado.
	 Gabarito Comentado.
	
	
	 4a Questão (Ref.: 123735)
	Pontos: 0,0  / 1,0
	Durante o período militar, a educação dos Jovens e Adultos passa por transformações significativas no que tange à sua oferta por parte do poder público. Assinale a opção que retrata esse período:
		
	 
	Na educação, observa-se a incorporação das orientações impostas pelas organizações multilaterais, consolidam-se a influência da Teoria do Capital Humano, ligada as matrizes socialistas de educação.
	
	A criação de núcleos de educação popular vinculada a Igreja Católica.
	
	Desvincula-se à educação das necessidades de formação de mão-de-obra.
	
	Pode-se afirmar que a política nacional de educação de adultos foi conduzida pelo regime militar no sentido de eliminar qualquer iniciativa pública de oferta.
	 
	As principais ações governamentais foram: a expansão da Cruzada Ação Básica Cristã, entre 1965 e 1967 e, após 1970 o Movimento Brasileiro de Alfabetização (Mobral) e, depois de 1971, o Ensino Supletivo, no interior dos sistemas públicos.
		 Gabarito Comentado.
	 Gabarito Comentado.
	
	
	 5a Questão (Ref.: 124090)
	Pontos: 1,0  / 1,0
	Após o Golpe Militar de 1964, as políticas educacionais ganharam contornos definidos havendo uma ampliação dessas políticas e assim a educação passou a ser considerada um espaço privilegiado de produção e reprodução das relações sociais. As transferências de verbas públicas para o empresariado foi uma das maiores marcas da expansão da educação ocorrida por forte influência de técnicos norte-americanos. O sistema escolar brasileiro, a partir de então passou a ser encarado como um investimento apresentando como resultado o aumento da produtividade. Após ler e analisar o texto, escolha dentre os itens abaixo aquele que melhor apresenta a situação a qual passou a se adequar o sistema escolar brasileiro.
		
	
	A melhoria da formação geral.
	
	A escalada de uma escolarização informal.
	
	As teorias dialéticas de Paulo Freire.
	
	A importância dada às áreas humana.
	 
	Aos preceitos da teoria do Capital Humano.
		 Gabarito Comentado.
	 Gabarito Comentado.
	
	
	 6a Questão (Ref.: 623495)
	Pontos: 1,0  / 1,0
	A legislação atual regida pelo FUNDEB foi implementada oficialmente a partir de 1998 e instituiu que:
		
	 
	alunos na educação infantil, no ensino fundamental e médio das redes estaduais e municipais, em todas as modalidades de ensino, inclusive na educação de jovens e adultos serão contemplados com o financiamento.
	
	destinam-se exclusivamente ao Ensino Médio das redes estaduais.
	
	destinam - se financiamentos ao Ensino Fundamental.
	
	destinam-se exclusivamente ao Ensino Superior.
	
	alunos na educação infantil, no ensino fundamental e médio das redes estaduais e municipais, mas, não contempla a educação de jovens e adultos.
		 Gabarito Comentado.
	 Gabarito Comentado.
	 Gabarito Comentado.
	
	
	
	
	
	 7a Questão (Ref.: 236807)
	Pontos: 0,5  / 0,5
	Em pleno século XXI, ainda amargamos uma dura realidade de atraso e exclusão desvelada nas estatísticas que apontam dados alarmantes: Rummert (2002), revela que:
		
	 
	10% da população jovem ainda se encontra à margem de uma escolaridade básica, o que pelo censo realizado no ano de 2000 pelo Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE) representa aproximadamente cerca de 16,6 milhões de pessoas.
	
	A condição de ser analfabeto (jovem ¿ adulto) inserido numa sociedade letrada, onde o código escrito ocupa lugar de privilégio e poder, não oferece suficientes elementos para localizarmos onde esses indivíduos se encontram socialmente.
	
	Os jovens brasileiros, mesmo os das classes populares, têm recebido educação de qualidade e encontram-se em pleno processo de alfabetização.
	
	Na faixa etária de 15 a 17 anos, mais da metade dos jovens que estudam (52,6%) estão matriculados no ensino médio.
	
	Mais da metade da população jovem brasileira encontra-se alfabetizada.
		 Gabarito Comentado.
	
	
	 8a Questão (Ref.: 124388)
	Pontos: 0,5  / 0,5
	Ao refletir as tensões e os desafios presentes na relação da juventude com a escola nos dias atuais, podemos chegar à seguinte constatação:
		
	
	Nessa faixa etária todos os jovens se adaptam a escola.
	 
	A necessidade social que impõe a antecipação ao mundo do trabalho, geralmente induz o jovem ao subemprego e o afasta da escola.
	
	O jovem não se adapta a escola porque tem um comportamento rebelde, típico dessa faixa etária de desenvolvimento.
	
	Somente a expansão do acesso do jovem a escola já garante a sua permanência.
	
	O currículo escolar tem ajudado o aluno jovem a permanecer na escola, o que o afasta da escola são as más influências, que o aproxima da violência e das drogas.
		 Gabarito Comentado.
	
	
	 9a Questão (Ref.: 626686)
	Pontos: 0,5  / 0,5
	A concepção curricular que articula o ensino de EJA à formação para a vida, busca estabelecer um diálogo entre os saberes, superando o conceito de escola dual e fragmentada, quebrando a fragmentação entre os saberes em uma busca efetiva de melhorar a educação brasileira como um todo. A proposta curricular a que esse enunciado se refere é:
		
	 
	currículo integrado.
	
	currículo cultural.
	
	currículo tradicional.
	
	currículo tecnicista.
	
	currículo profissionalizante.
		 Gabarito Comentado.Gabarito Comentado.
	
	
	 10a Questão (Ref.: 628517)
	Pontos: 0,0  / 0,5
	Leia o texto abaixo e depois a citação. Podemos destacar mais uma característica contraditória do material didático para a EJA, a distância entre os conteúdos selecionados e o universo cultural dos alunos e alunas da EJA ¿O educador precisa partir do seu conhecimento de vida e do conhecimento de vida do educando, caso contrário, o educador falha.¿ Agora marque o item que apresenta o autor da citação
		
	
	Marco Uguelli
	
	Frei Beto
	 
	Anísio Teixeira
	
	Danilo Gandim
	 
	Paulo Freire
		 Gabarito Comentado.

Continue navegando