Trabalho de arranjo fisico - prof guido
2 pág.

Trabalho de arranjo fisico - prof guido


DisciplinaAdministração e Gerenciamento do Processo de Enfermagem33 materiais204 seguidores
Pré-visualização1 página
UNIVALI \u2013 UNIVERSIDADE DO VALE DO ITAJAÍ
ACADÊMICOS: ANA LUIZA SANTOS DE SOUZA
JÉSSICA OLIVEIRA PEREIRA
PROFESSOR: GUIDO RENATO MIRANDA
QUESTIONÁRIO \u2013 ARRANJO FÍSICO
O Arranjo Físico de uma operação produtiva preocupa-se com o posicionamento físico dos recursos de transformação. Qual arranjo escolher, em parte, é influenciado pela natureza do tipo de processo, que, por sua vez, depende das características de volume e variedade da operação. Em parte, também, a decisão dependerá dos objetivos da operação. Custo e flexibilidade são particularmente afetados pela decisão sobre o arranjo físico.
 
O que se deseja alcançar ao elaborar o projeto de arranjo físico?
R: Deseja-se alcançar o menor custo de produção do produto, através do processo que permita viabilizar a produção de serviço necessário, aproveitando melhor o espaço físico da empresa e as funções de cada empregado. 
2.1) Qual o melhor tipo de arranjo físico para um estaleiro?
R: O melhor arranjo físico para essa ocasião é o Posicional.
2.2) Descreva resumidamente as atividades desenvolvidas nesse tipo de operação (estaleiro).
R: A atividade desenvolvida pelo estaleiro inicia-se como recebimento do pedido para a construção de um navio e fase de projeto de acordo com finalidade  da embarcação e necessidade do cliente. Constroem um estereótipo deste projeto, testam essa miniatura em laboratórios, após a fase de aprovação e viabilidade, inicia-se a construção do navio com o processamento das chapas, nos moldes do projeto, paralelo a isso são fabricadas outras peças a serem colocadas depois no navio. Após a fase da montagem e soldagem das chapas vem à parte de pintura, elétrica e mecânica. A parte final é a instalação do motor e cabine. Tudo isso feito por guindastes, pois são peças grandes e que pesam toneladas!
2.3) Quais as vantagens do tipo de arranjo escolhido?
R: Como as peças são muito grandes e pesadas, esse tipo de Arranjo Posicional, o produto fica parado e conforme as peças chegam ou ficam prontas, as máquinas se deslocam-se até o local onde o navio está fixado, facilitando a operação. E outra vantagem é que as peças podem ser elaboradas paralelamente, apenas no momento certo serão colocadas ao navio.
3.1) Qual o melhor tipo de arranjo físico para um supermercado?
R: O mais adequado para esta ocasião é o Arranjo Físico Funcional.
3.2) Descreva resumidamente as atividades desenvolvidas nesse tipo de operação (supermercado).
R: O supermercado faz pedidos aos fornecedores, ao receber os produtos, o funcionário designado à função organiza nas prateleiras conforme a utilidade, tipo, agrupando-os em setores. Facilitando a organização e a disposição dos produtos oferecidos aos clientes.
3.3) Quais as vantagens do tipo de arranjo escolhido?
R: Pela facilidade e flexibilidade em atender as necessidades do mercado.
4.1) Qual o melhor tipo de arranjo físico para uma montadora de automóveis de alto volume?
R: O melhor arranjo físico para uma montadora de automóveis é o Arranjo Físico por produto.
4.2) Descreva resumidamente as atividades desenvolvidas nesse tipo de operação (montadora).
R: A matéria-prima chega na primeira estação, onde passa pelo processo e assim que acaba, passa para próximas estações, até chegar o produto final. Sem caminhos alternativos, pois ele percorre um caminho previamente definido dentro do processo.
4.3) Quais as vantagens do tipo de arranjo escolhido? 
R: Pelo fato de que, este arranjo possui alta flexibilidade no mix e produtos e pelo fato que a supervisão de equipamentos e instalações relativamente fácil. 
5) Descreva o arranjo físico Celular e exemplifique um tipo de operação em que ele é utilizado.
R: O arranjo físico do tipo celular procura unir as vantagens do arranjo físico por processo, com as vantagens do arranjo físico por produto. A célula de manufatura consiste em arranjar em um só local, conhecido como célula, máquinas diferentes que possam fabricar o produto inteiro. O material se desloca dentro da célula buscando os processos necessários, porém o deslocamento ocorre em linha. 
Exemplo: Lanchonete de supermercados