Buscar

Aula prática 2 de medidas e avaliações

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Prévia do material em texto

Aula prática 2 
Medidas e avaliação :
Tema da aula: testes 
Os testes são relacionados a expor o individuo a uma determinada situação , e verificar o desempenho dele.
A importância da avaliação física, no inicio da nossa carreira como educadores físicos se passam por nossa cabeça que a avaliação física na verdade é o carro chefe de toda intervenção relacionada a atividade física e exercício físico, muita das vezes profissionais de outras aréas entram um pouco na nossa matéria, realizando as medidas em avaliação , porém é uma prática nossa de intervenção dos educadores físicos , porém muita das vezes profissionais da nossa aréa não utilizam essa intervenção por não dominarem o processo de avaliação física.
Na aula de hoje os aluno foram submetidos há algumas situações onde dentro delas poderão ser identificadas o desempenho deles . foi avaliado uma rotina onde foi feita uma coleta de dados para avaliar por exemplo a flexibilidade, .
Primeiro teste: Teste do dedo ao solo, envolve a cadeia posterior desde a panturrilha, parte posterior de coxas , a parte do glúteo , a parte dorsal do tronco estão envolvidas nesse processo . neste teste ele fica com os dois pés juntos , com as mãos ao lado do corpo e posição ereta , colocando uma mão sobre a outra flexionando até chegar as pontas do dedo ao chão, esse teste avalia toda a flexibilidade de cadeia posterior, neste teste é importante avaliar se o aluno consegue chegar com suas mãos ate o solo, , se ele conseguir entende se que ele tem uma boa flexibilidade . caso não consiga seria necessário passar alguns alongamentos pra ele, na medição é necessário o uso da fita de costureira de treina , algo bem simples para medir quantos centímetros ele ficou acima do solo. A escolha da tabela é muito importante para que não aja erros , para o teste ser aplicado de forma coerente, 
Teste 2: teste do banco de uels , utiliza se o banco de uels padrão com uma fita métrica e um apagador na medição, o aluno senta ao solo e estica os joelhos e braços o máximo que conseguir por cima do banco de uels e o professor marca os centímetros alcançados pelo aluno.
Teste 3: teste de mobilidade de ombros: se o aluno conseguir obter o resultado esperado a definição é sim, caso não consiga é não , porém cabe as intervenções para que o aluno consiga o sim esperado, o aluno fica de costas e deixa os pés afastados e os braços ao longo do corpo, o teste consiste em deslocar o braço por cima do ombro , é importante que não aja mudança na postura do movimento , um braço por cima do ombro e a palma da mão no meio das costas , e a outra mão flexionada por baixo , irá tentar encostar o dedo no outro. Esse seria o resultado positivo do teste. 
O ultimo teste foram os testes de potência de membros superiores e inferiores de potência, lembrando que a maturação dos alunos interfere diretamente nesse tipo de teste , pois a idade cronológica não tem nada haver com a maturação, então é sempre importante que o professor verifique a maturação do aluno, neste teste se utiliza uma fita métrica para medir o salto , avaliando a eficiência de cada um , , a cada salto o professor avalia o salto , a posição dos pés colocando a prancheta e avaliando a medida , nesse momento pode se avaliar se as intervenções durante as aulas surtiram efeito ou não ao aluno , o importante é que o professor incentive o aluno a aperfeiçoar cada vez mais o teste . e por fim foi testado o lançamento de bola, com postura reto e sentido assim finalizando os testes de potência de membros superiores e inferiores. O importante é que o procedimento seja feito de forma correta s protocolos são fundamentais para que se obtenha um bom resultado. 
O processo de avaliação é fundamental para que possamos no final termos dados relevantes

Continue navegando