Buscar

NASF (Nucleo de assistência a saúde da família)

Esta é uma pré-visualização de arquivo. Entre para ver o arquivo original

NASF
Núcleo de Apoio à Saúde da Família
Profª Thaisa Almeida Pinheiro
SUS-Sistema Único de Saúde
O Sistema Único de Saúde (SUS) no Brasil, nos últimos anos, vem mostrando significativos avanços desde sua criação pela constituição de 1988. Entre eles está a criação do ESF(Estratégia Saúde da Família) e o NASF(Núcleo de Apoio à Saúde da Família).
A Atenção Primária à Saúde é complexa e demanda uma intervenção ampla em diversos aspectos para que se possa ter efeito positivo sobre a qualidade de vida da população, necessita de um conjunto de saberes para ser eficiente, eficaz e resolutiva.
ESF (Estratégia Saúde da Família)
O principal propósito da ESF é reorganizar a prática da atenção à saúde em novas bases e substituir o modelo tradicional, levando a saúde para mais perto das famílias e, com isso, melhorar a qualidade de vida da população.
As equipes de Saúde da Família são compostas por no mínimo um médico de família, um enfermeiro, um auxiliar de enfermagem e agentes comunitários de saúde.
Pode ser ampliada com a equipe de Saúde Bucal, na qual estão presentes: dentista, auxiliar em saúde bucal e técnico em saúde bucal.
ESF (Estratégia Saúde da Família)
Cada equipe se responsabiliza pelo acompanhamento de no máximo quatro mil pessoas de uma determinada área.
A atuação das equipes ocorre no território, principalmente, nas unidades básicas de Saúde da Família, nas residências e nos espaços comunitários.
A ESF caracteriza-se por ser a porta de entrada de um sistema hierarquizado e regionalizado de saúde tendo sob sua responsabilidade um território definido, uma população delimitada.
NASF 
(Núcleo de Apoio à Saúde da Família)
O Ministério da Saúde criou os Núcleos de Apoio à Saúde da Família (NASF), mediante a Portaria GM nº 154, de 24 de janeiro de 2008, republicada em 4 de março de 2008.
O NASF é uma estratégia inovadora que tem por objetivo apoiar, ampliar, aperfeiçoar a atenção e a gestão da saúde na Atenção Básica.
Deve ser constituído por equipes compostas por profissionais de diferentes áreas de conhecimento, para atuarem no apoio e em parceria com os profissionais das equipes de Saúde da Família, com foco nas práticas em saúde nos territórios sob responsabilidade da equipe de SF.
Missão do NASF
O NASF não se constitui porta de entrada do sistema para os usuários, mas apoio às equipes de Saúde da Família;
Vincula-se a um número de equipes de Saúde da Família em territórios definidos, conforme sua classificação;
A equipe do NASF e as equipes de Saúde da Família devem ter espaços de discussões para gestão do cuidado: reuniões e atendimentos compartilhados constituindo processo de aprendizado coletivo;
O NASF deve ter como eixos de trabalho a responsabilização, gestão compartilhada e apoio à coordenação do cuidado, que se pretende pela Saúde da Família.
Modalidades do NASF
O NASF 1 deve estar vinculado a um mínimo de oito e máximo de 20 equipes de SF, exceto nos estados da Região Norte, onde o número mínimo passa a ser cinco.
NASF 1- composto por no mínimo cinco profissionais com formação universitária entre os seguintes:
Psicólogo Médico homeopata
Assistente social Nutricionista
Farmacêutico Médico acupunturista
Fisioterapeuta Médico pediatra
Fonoaudiólogo Médico psiquiatra
Médico Terapeuta ocupacional
Ginecologista Profissional de educação 
 física
Modalidades do NASF
O NASF 2 deve se vincular a no mínimo três equipes de SF.
Deverá ter no mínimo três profissionais, entre os seguintes:
Psicólogo Nutricionista
Assistente social Terapeuta ocupacional
Farmacêutico Fisioterapeuta
Profissional de Fonoaudiólogo
educação física 
Modalidades do NASF
A definição dos profissionais que irão compor cada tipo de NASF é de responsabilidade do gestor municipal, seguindo, entretanto, critérios de prioridade identificados a partir das necessidades locais e da disponibilidade de profissionais de cada uma das diferentes ocupações.
O NASF organizará o seu processo de trabalho com foco nos territórios de sua responsabilidade, conjuntamente com as equipes de SF que a ele se vinculam.
Assistência Farmacêutica nos Núcleos de Apoio à Saúde da Família
A atuação do farmacêuticos junto ao Sistema Único de Saúde é uma realidade em vários municípios, seja na gestão da assistência farmacêutica (AF), seja diretamente no cuidado aos usuários.
A inclusão da AF como uma das áreas estratégicas de atuação dos Núcleos de Apoio à Saúde da Família visa assegurar o acesso aos medicamentos com segurança, eficácia e resolubilidade da atenção, por meio da atividade farmacêutica comprometida com os princípios da Atenção Primária.
Atribuições do Profissional Farmacêutico no NASF
Promoção do Uso Racional de Medicamentos
Gestão da AF
Participação social
Atividades de Assistência à Saúde
Promoção do Uso Racional de Medicamentos
O uso racional de medicamentos deve envolver toda a equipe, mas o farmacêutico, a partir do entendimento das diversas dimensões que os medicamentos assumem no sociedade atual, tem o importante papel de fomentar o debate, na própria equipe, com os indivíduos e coma comunidade.
Deve atuar como referência quanto a informações sobre medicamentos e facilitar p acesso das equipes de SF e a sua equipe de NASF
Gestão da Assistência Farmacêutica
Seleção de medicamentos, baseado na Relação Nacional de Medicamentos Essenciais (RENAME)
Controle de Estoque
Programação das Unidades Básicas de Saúde (UBS)
Armazenamento, distribuição e transporte
Participação Social
Atuação junto aos conselhos de saúde
Realização de palestras 
Atividades comunitárias
Grupos de educação em saúde
Atividades de Assistência à Saúde
Dispensação de medicamentos
Acompanhamento farmacoterapêutico e orientação farmacêutica
Acesso a recursos e serviços de saúde
Visita domiciliar na assistência farmacêutica

Teste o Premium para desbloquear

Aproveite todos os benefícios por 3 dias sem pagar! 😉
Já tem cadastro?

Continue navegando