Buscar

Atividade de Reforço Planejamento estratégico orçamentário

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Prévia do material em texto

Atividade de Reforço.
O que é planejamento?
R: Diante de tantas definições, não é fácil estabelecer uma única definição para planejamento. No entanto, grande parte dos autores aceita o fato de este ser uma efetiva ferramenta de gestão empresarial, que consiste em etapas deliberadamente fundamentadas de um objetivo, visando concretizar uma meta.
Conceito planejamento e controle de resultado?
R: Implica elementos de realismo, flexibilidade, e atenção permanente as funções de planejamento e controle da administração.
Qual a função da análise de cenários em planejamento estratégico?
R: Utilizar cenários como forma de auxilio no estabelecimento de planejamentos estratégicos possibilita identificar as prováveis situações e configurações do ambiente, ajudando o gestor a estabelecer um posicionamento mais favorável e realista.
Identificando os objetivos:
Objetivos estratégicos: Estão relacionados com a direção geral e a política do todo para o negócio. São objetivos projetados para o longo prazo.
Objetivos táticos: São objetivos calculados e a previsão de atingi-los é mais provável. Por exemplo: se objetivo estratégico for se tornar uma empresa global, abrir uma filial na Europa até o final do ano é um objetivo tático.
Objetivos operacionais: São objetivos em um nível mais baixo e no curto prazo. Por exemplo: terminar um relatório até o final do mês é um objetivo operacional.
Qual a diferença entre estratégia e planejamento estratégico?
R: Planejar está associado a lógica, a um processo racional; estratégia, por outro lado, está associada a criatividade; é a ação criativa. 
Planejamento estratégico é uma “invenção” do matemático Ansoff, com base na Idea que prever cenários para o futuro é uma maneira de antecipa-lo e posicionar-se competitivamente no mercado. Já estratégia é a ação de risco.
Quais são os fatores globais que afetam a organização?
R: Fatores políticos; fatores econômicos; fatores sociais; fatores tecnológicos; fatores ecológicos.
Como identificar um recurso que proporciona uma vantagem competitiva sustentável para a organização?
R: Segundo Barney (2002), nem todos os recursos são capazes de gerar vantagem competitiva sustentável. Para isso, eles devem preencher os seguintes critérios: serem valiosos, raros, não imitáveis e não substituíveis. Obviamente um recurso com esses quatro atributos não é fácil de encontrar, alguns exemplos são: reputação, tradição, relacionamento com o cliente, marca etc.
Por que se deve envolver todos os participantes diretos e indiretos de um orçamento na sua elaboração?
R: O orçamento deve prever a relação de objetivos gerais e específicos, envolvendo todas as áreas de uma organização. Nesse sentido, o pleno entendimento e a reflexão do orçamento por parte de todos envolvidos diretos e indiretos na sua elaboração é uma alternativa interessante para evitar que os objetivos específicos das áreas não estejam fora da realidade da área, tornado-se, ao mesmo tempo, real e desafiador.
Quais são os indicadores internos?
R: Fidelidade dos clientes; rotatividade de funcionários; nível de absenteísmo; indicadores de liquidez; indicadores de atividade; indicadores de endividamento; indicadores de rentabilidade; indicadores de retorno financeiro; indicadores administrativos.
Quais são os indicadores de origem externa?
R: Série histórica de inflação; previsão do PIB; previsão de relação com o cambio; risco-pais; taxa de juro pais; arrecadação governamental; nível de empregabilidade.
Quais são as áreas de aplicação?
R: Comercial; Controladoria; finanças; contabilidade; operações; distribuição; recursos humanos.

Continue navegando