Buscar

CONTEÚDO, MET. E PRÁTICA DE ENS. DE HIST. E GEOG.

Prévia do material em texto

CONTEÚDO, MET. E PRÁTICA DE ENS. DE HIST. E GEOG.
2a aula
		
	 
	Lupa
	 
	 
	
Vídeo
	
PPT
	
MP3
	 
	
	 1a Questão (Ref.: 201608814060)
	 Fórum de Dúvidas (1 de 1)       Saiba  (0)
	
	Dentre as características do atual fenômeno técnico científico informacional temos a UNICIDADE TÉCNICA. Isso significa que:
		
	
	A interdependência entre ciência e técnica é uma situação que se encontra em todos os lugares abarcando todas as situações.
	
	Os momentos são divergentes, como uma soma de acontecimentos dispersos, disparatados e desconexos.
	
	As grandes organizações sejam elas privadas ou públicas, nacionais ou supranacionais impõem uma lei de mercado global.
	
	Os momentos convergem, os acontecimentos de cada lugar podem ser imediatamente comunicado a qualquer outro
	 
	As técnicas atuais formam um sistema à escala do globo, há uma verdadeira planetarização da técnica.
	
	
	
	
	 2a Questão (Ref.: 201608210343)
	 Fórum de Dúvidas (1 de 1)       Saiba  (0)
	
	Sobre os aspectos metodológicos do ensino da História observe os enunciados abaixo e assinale o INCORRETO:
		
	 
	Os fatos históricos não se explicam por si sós, eles se tornam compreensíveis, deixam de ser estáticos e inertes, quando colocados em relação a outros fatos dentro de um conjunto maior.
	
	A construção do conhecimento histórico exige o uso criterioso do livro didático, bem como a investigação em textos, cartas, documentos, fotos, letras de música, jornais, dentre outros.
	 
	Os conteúdos não devem ser trabalhados relacionando-os com o momento atual para auxiliar o aluno a discernir os tempos históricos.
	
	O método do ensino e pesquisa da História não pode reduzir-se à memorização de fatos, à informação detalhada dos eventos históricos nem ao acúmulo de dados sobre as circunstâncias nas quais ocorreram.
	
	A História não se reduz a um relato de fatos periféricos, não é o elogio de pessoas de determinadas classes. Ela não é um campo neutro, é um lugar onde o raciocínio dialético tem grande relevo.
	
	
	
	
	 3a Questão (Ref.: 201608962421)
	 Fórum de Dúvidas (1 de 1)       Saiba  (0)
	
	Analise as afirmativas abaixo e, assinale a alternativa correta para resposta à questão proposta: Afirmativa 1 - Na relação de contraditórios entre a Geografia Tradicional e a Geografia Crítica é perceptível o modo diferente de atuação entre estas duas correntes de ensino da Geografia. Na atualidade em contexto com os PCNs se recomenda a adoção da Geografia Crítica PORQUE Afirmativa 2 - Esta corrente do ensino da Geografia propõe uma análise mais profunda e concreta do espaço, o verdadeiro objeto da Geografia e das realidades sociais e espaciais que possam ser discutidas.
		
	
	A afirmativa 1 está correta, porém a afirmativa 2 justifica parcialmente a afirmativa 1.
	
	As duas afirmativas estão incorretas.
	 
	A afirmativa 1 está correta e, a afirmativa 2 justifica corretamente a afirmativa anterior.
	
	A afirmativa 1 está correta, porém a afirmativa 2 não justifica a afirmativa anterior.
	
	A afirmativa 1 está incorreta, porém a afirmativa 2 é uma correta explicação se for pensada aplicando-se em outra situação.
	
	
	
	
	 4a Questão (Ref.: 201608814066)
	 Fórum de Dúvidas (1)       Saiba  (0)
	
	Uma professora da rede pública municipal, levou às crianças do 5º ano , à Câmara dos Deputados, na capital, para que os alunos assistissem a votação dos recursos que seriam destinados à educação nos municípios do estado. Esse trabalho de campo visou atender o seguinte objetivo:
		
	
	Estabelecer relações entre o presente e o passado;
	 
	Identificar as relações de poder estabelecidas entre a sua localidade e os demais centros políticos, econômicos e culturais, em diferentes tempos;
	
	Comparar acontecimentos no tempo, tendo como referência a anterioridade, posterioridade e simultaneidade;
	
	Reconhecer algumas permanências e transformações sociais, econômicas e culturais nas vivências cotidianas das famílias, da escola e da coletividade, no tempo, no mesmo espaço de convivência;
	
	Reconhecer algumas semelhanças e diferenças sociais, econômicas e culturais, de dimensão cotidiana, existentes no seu grupo de convívio escolar e na sua localidade;
	
	
	
	
	 5a Questão (Ref.: 201608330535)
	 Fórum de Dúvidas (1 de 1)       Saiba  (0)
	
	Uma professora do 3º ano do Ensino Fundamental  realizou uma aula passeio.  Caminhou com os seus alunos pelas ruas principais do bairro da escola levando-os também a um ponto alto para que pudessem observar o espaço de cima.
Que objetivo  indicado pelos Parâmetros Curriculares (Geografia 1997) e apresentado nas opções,  ela atendeu  de modo mais completo, com essa atividade?
		
	
	Identificar as relações de poder estabelecidas entre a sua localidade e os demais centros políticos, econômicos e culturais, em diferentes tempos.
 
	 
	Reconhecer, na paisagem local e no lugar em que se encontram inseridos, as diferentes manifestações da natureza, a apropriação e a transformação dela pela ação de sua coletividade, de seu grupo social;
	
	Utilizar a linguagem cartográfica para representar e interpretar informações observando a necessidade de indicações de direção, distância, orientação e proporção para garantir a legibilidade da informação;
	
	Adotar uma atitude responsável em relação ao meio ambiente, reivindicando, quando possível, o direito de todos a uma vida plena num ambiente preservado e saudável;
	
	Refletir sobre as semelhanças e diferenças nos modos que diferentes grupos sociais se apropriam da natureza e a transformam, identificando suas determinações nas relações de trabalho, nos hábitos cotidianos, nas formas de se expressar e no lazer;
	
	
	
	
	 6a Questão (Ref.: 201609125419)
	 Fórum de Dúvidas (1)       Saiba  (0)
	
	Leia a citação a seguir e assinale a alternativa correta: "É perigoso quando a história toma como inspiração primária a ideia de preservar a memória individual ou a ideia de que deva funcionar como uma forma de comemoração. E tampouco devemos ver a história como uma forma de tradição, a despeito das afinidades entre história e tradição. O ato de submergir a história na memória, na comemoração ou na tradição tende a apagar a função crítica da historia(Megill, 2007, p.36)".
		
	 
	O pesquisador acredita que a memória individual não pode fornecer subsídios para o historiador.
	
	Para Megill, a memória é um conceito idêntico ao de comemoração e de tradição.
	
	Para Megill, as mudanças ocorrem apenas no plano físico.
	
	Para Megill, a história não possui qualquer parentesco com a memória.
	 
	Segundo o autor, a memória não possui necessariamente o mesmo rigor crítico da história.
	
	
	
	
	 7a Questão (Ref.: 201609214631)
	 Fórum de Dúvidas (1)       Saiba  (0)
	
	A História é definida por Marc Bloch como o estudo dos seres humanos no tempo, desta forma qual é o principal objetivo da disciplina História:
		
	
	a História nada mais é do que um conjunto de lendas que tem por finalidade transmitir valores morais para a sociedade, sociedade que ao longo de sua existência tem se corrompido e se afastado do sagrado.
	
	a História tem por objetivo informar o homem sobre os fatos ocorridos em sua sociedade, para que este procure evoluir socialmente e não cometer os mesmos erros de seus antepassados.
	
	o ensino da História tem por objetivo demonstrar que o ser humano não é um ser social, por isso, vemos que o existência humana é uma constante de guerras, revoluções, e conflitos generalizados.
	
	a disciplina História tem por finalidade primeira, instruir o aluno para seu desenvolvimento moral e econômico.
	 
	o ensino da História tem por objetivo compreendere interpretar as várias versões de um determinado acontecimento.
	
	
	
	
	 8a Questão (Ref.: 201608271457)
	 Fórum de Dúvidas (1 de 1)       Saiba  (0)
	
	Uma professora da turma do 5º ano, fez a seguinte proposta aos seus alunos: Vocês irão levantar, através de entrevistas com os moradores e comerciantes do bairro da escola, os principais problemas que eles enfrentam e as possíveis soluções. Para tal, deverão construir um questionário simples, claro e objetivo para os entrevistados responderem. Essa atividade corresponde principalmente, ao seguinte objetivo da Geografia:
		
	
	reconhecer algumas permanências e transformações sociais, econômicas e culturais nas vivências cotidianas das famílias
	 
	reconhecer, na paisagem local e no lugar em que se encontram inseridos, as diferentes manifestações da natureza e a transformação dela pela ação de sua coletividade;
	 
	ajudar o cidadão a pensar o espaço, a começar pelo local em que vive, para participar das decisões e agir sobre ele.
	
	identificar as relações de poder estabelecidas entre a sua localidade e o demais centros políticos, econômicos e culturais, em diferentes tempos;
	
	comparar acontecimentos no tempo, tendo como referência a anterioridade, posterioridade e simultaneidade;

Continue navegando