Buscar

prova direito das coisas digitada

Esta é uma pré-visualização de arquivo. Entre para ver o arquivo original

Num condomínio geral, quando um condômino pretende alienar sua fração ideal deve oferece-la primeiro aos demais condôminos. Caso não o faça que providencia pode adotar o co-proprietário preterido? Em que prazo e qual é o respectivo termo legal?
LUIZ, recém mudado para cidade de VR, ingressou com uma ação em face da SBM alegando que esta empresa está poluindo o ar de sua residência. Considerando-se que os níveis de poluição emitidos efetivamente estão muito abaixo de um padrão razoável de aceitabilidade, LUIZ pleiteou a cessação das atividades daquela empresa. 
Indaga-se: a) Diga que ação foi utilizada e qual sua base legal?; b) Não sendo vizinho da SBM, como LUIZ, pode ter interesse jurídico?; c) qual (ais) seria (m) a (s) possível (eis) defesa(s) a ser(em) empregada(s) pela SBM?
Num determinado condomínio edílico de natureza exclusivamente residenciais ocorreram as seguintes situações jurídica
VALÉRIA, proprietária dos apartamentos 101 e 201, fez uma obra interligando os dois imóveis através de uma escada interna objetivando viver com seus inseparáveis animais (um inofensivo gatinho, um perigoso cão Pitbull, e um galo que canta altos todos os dias às 05:00h);
NÉLIO, proprietário do apartamento 402, teve o seu aparelho de CD furtado do interior do seu veículo que se encontrava regularmente estacionado na vaga de garagem não demarcada do condomínio. 
Considere os seguintes fatos: 1) a obra realizada foi autorizada por escrito pelo sindico do condomínio; 2) VALÉRIA mudou-se recentemente para o prédio e a convenção de condomínio proíbe terminantemente a permanência de qualquer espécie de animal no prédio; 3) O condomínio tem vigia especifico para a garagem, e a convenção de condomínio prevê clausula que exclui a responsabilidade do condomínio em quaisquer hipóteses de furto na área da garagem. Na qualidade de advogado de NÉLIO, que além de pretender a indenização do prejuízo experimentado, também quer insurgir-se contra a obra realizada e a permanência de todos os referidos animais no prédio. Diga qual a pretensão que pode ser atendidas e qual não pode, e, em caso positivo, que providência jurídica pode ser adotada, seja no âmbito administrativo, seja no judicial.
Com relação a um contrato de promessa de cessão de promessa de compra e venda de um imóvel não loteado, devidamente adimplido pelo promitente cessionário, onde o promitente decente recusa-se à fornecer o correspondente contrato principal – cessão da promessa de compra e venda – é correto afirmar:
O promitente cessionário deve mover uma ação de adjudicação compulsória em face do promitente cedente, com base no art 1418 CC; 
O promitente cessionário deve mover uma ação de execução de obrigação de fazer em face do promitente cedente, com base no art 501 CPC
O promitente cessionário deve mover uma ação de adjudicação compulsória em face do promitente vendedor, com base no art 1418 CC
O promitente cessionário deve mover uma ação de execução de obrigação de fazer em face do promitente vendedor, com base nos arti 501 CPC.
No que diz respeito ao usucapião é INCORRETO afirmar: 
A união de posses não pode ser efetuada no usucapião extraordinário incondicionado
A aquisição da propriedade ocorre no momento em que, cumprido os requisitos legais, finda o lapso temporal exigido pelo usucapião, e não com o registro da sentença no RGI
O prazo de usucapião não corre contra o menor absolutamente incapaz;
É defeso à pessoa jurídica a usucapião rural.
Analise as seguintes afirmações relativas ao condomínio:
No condomínio geral cada condômino pode gravar livremente a sua respectiva parte ideal
A ação de extinção do condomínio geral prescreve em 5 anos;
O terraço da cobertura ocupado por uma unidade autônoma é sempre considerado propriedade comum de uso exclusivo;
A clausula de não indenizar inserida na convenção de um condomínio edílico devidamente registrada no RGI, não vige para os condomínios que adquiriram a propriedade após sua inserção, porque não foram convocados para a assembleia que a deliberou;
Segundo recente entendimento do STF, é legitima a cobrança pela Associação de Moradores dos serviços prestados para morador que deles se beneficia, mesmo que não seja associado e não tenha solicitado a prestação do serviço.
Estão incorretas I, III e IV
Estão incorretas II, III, IV
Estão corretas I, II e V
Está correta V 
Nenhuma das respostas anteriores
O usufruto estabelecido para beneficiar duas ou mais pessoas, quando se extingue gradativamente em relação a cada uma das que falecerem, denomina-se:
Usufruto temporário
Usufruto sucessivo sem direito de acrescer
Usufruto sucessivo com direito de acrescer
Usufruto simultâneo sem direito de acrescer
Usufruto simultâneo com direito de acrescer

Teste o Premium para desbloquear

Aproveite todos os benefícios por 3 dias sem pagar! 😉
Já tem cadastro?

Outros materiais