Buscar

ESTUDO DE CASO NETFLIX

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes
Você viu 3, do total de 3 páginas

Prévia do material em texto

UNIVERSIDADE ESTÁCIO DE SÁ
MBA EM COMUNICAÇÃO E MARKETING DIGITAL
Fichamento de Estudo de Caso: Netflix
Aluno: Samuel Rodrigues Straioto
Trabalho da disciplina: Storytelling 
 Tutor: Maria Adelaide M Rodrigues
Goiânia
2017
Estudo de Caso: Netflix
REFERÊNCIA: SHIH WILLY, KAUFAN STEPHEN E SPINOLA DAVID . Havard Business School, 610-P02, 2009.
Ideias do autor
O estudo de caso apresenta ações voltadas ao desenvolvimento de uma grande marca que hoje está presente no dia a dia da população dos Estados Unidos e de vários outros países, por exemplo, o Brasil. Trata-se da Netflix: Os autores do texto ainda em 2009 já apresentaram informações de como a empresa conseguiu se estruturar em um mercado que a cada dia ocorriam mais inovações tecnológicas.
A fundação da Netflix foi em 1997. Tudo começou a partir de um incômodo. Reed Hastings tinha percebido que não havia devolvido a uma locadora, uma cópia do filme Apollo 13 e que isto lhe geraria uma multa de US$ 40, por conta do atraso.
O incômodo resultou em uma oportunidade de se desenvolver um negócio que pudesse trazer comodidade a clientes, que poderiam alugar filmes sem a necessidade de sair de casa e que ao mesmo tempo fosse rentável financeiramente.
No estudo de caso é apresentando um breve histórico do mercado de aluguel de vídeo nos Estados Unidos. No final dos anos 1990, ainda estava em vigor a era das fitas VHS. Lojas físicas ainda alugavam filmes neste tipo de material. 
A gigante Blockbuster ainda dominava o mercado de aluguel de vídeo no país. A cada momento abria mais lojas, a empresa procurava cobrir geograficamente diferentes regiões dos Estados Unidos. Inicialmente a Blockbuster não via a Netflix como uma ameaça para seus negócios.
No entanto, havia alguns pontos de insatisfação de clientes nas locadoras físicas, por exemplo, o tempo para se devolver um filme, as multas por um possível atraso, fora o deslocamento para ir até uma unidade e escolher os filmes que ali estavam disponíveis e com a possibilidade de não encontrar o filme desejado.
A Netflix surgiu como uma alternativa. Receber em casa o filme da sua preferência era um dos principais atrativos. Por outro lado, por ser um bem de não extrema necessidade esperar por muito tempo para que o DVD chegasse em casa era uma das dificuldades, além da multa por devolução caso não fosse possível a realização da “noite de cinema”.
Alternativas para aprimorar o negócio foram sendo buscadas a cada instante, como forma de preservar os que já eram assinantes da Netflix e ainda para atrair os que poderiam se tornar novos clientes da empresa. Uma das alternativas foi a de melhorar a distribuição de DVDs, diminuindo o tempo em regiões mais afastadas. 
Para isso, foram sendo criados polos de distribuição. Houve parceria com o serviço postal dos Estados Unidos. As cópias eram devolvidas e distribuídas mais rapidamente. 
Havia naquele período a dificuldade de se manter grandes estoques de lançamentos e para isto foi criada uma alternativa. Foi desenvolvida a importante ação de modificar a seleção de DVDs, a partir de um mecanismo desenvolvido a partir do site da Netflix, em que o cliente ao realizar o primeiro acesso preenchia um perfil que e a partir daí era feita a indicação de um repertório de filmes.
Nas lojas físicas os estoques de lançamentos correspondiam em média 70% de todo material. Na Netflix era diferente. Cerca de 30% do estoque era de lançamento e o restante de material alternativo, cópias de filmes que já faziam parte do estoque da Netflix.
Vale ainda destacar o interesse por desenvolver o vídeo sobre demanda online. Seria um mercado que poderia se tornar interessante ao longo do tempo. Para isso, haveria a necessidade de se superar obstáculos técnicos, por exemplo, a própria evolução da internet e o modelo mais adequado para se fazer isso. 
Foi pensada e organizada uma estratégia financeira para que pudesse ocorrer este novo viés de negócio na Netflix. Para isso, foi criado um fundo financeiro, com lucros e despesas separados do negócio tradicional de entregas de DVDs.
Críticas
	Trazendo a discussão para o campo do nosso curso, que é a Comunicação e o Marketing, é interessante observar a preocupação da empresa em se comunicar com os clientes de uma maneira mais simples possível, se preocupando em verificar quais as reais necessidades do cliente em relação ao produto que estava sendo oferecido.
	Nesta perspectiva, um dos pontos a serem destacados é a possibilidade de o cliente cancelar sua assinatura sem que houvesse grandes dificuldades. O entendimento era que o cliente pudesse retornar a qualquer momento.
	Do ponto de vista de marketing é importante observar que a empresa era descrita como um “destino para entusiastas de cinema”. Inicialmente foi incentivado que as pessoas tivessem a sua “noite de cinema”, com filmes chegando a casa de cada e ao longo do tempo, a proposta apresentada no início da Netflix foi sendo aperfeiçoada.
	A empresa começou o seu trabalho confiando em uma estruturação no merchandising tradicional. Com o passar do tempo, segundo o texto, as práticas seriam insuficientes para atingir o objetivo que a empresa visava a longo e até mesmo a curto prazo.
	
	Conclusão
	Para que a empresa chegasse a ter todo o sucesso, ela não parou no tempo. Desde a criação, até o final do período retratado no texto, e ainda o que conhecemos da Netflix hoje, percebemos que a cada momento de sua história, a empresa continuou trilhando um caminho. Verificando ameaças, cenários, novas tecnologias, a aceitação de seus produtos e serviços por parte dos clientes, não ignorando as dificuldades e a limitações existentes e não desconsiderando situações, diferente, por exemplo do que fez a gigante Blockbuster, que perdeu oportunidades para seguir forte no mercado.

Outros materiais