Buscar

ELABORAÇÃO DE PROJETO de ensino em espaços não escolares-museu

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Prévia do material em texto

ELABORAÇÃO DE PROJETO: O ENSINO DE HISTÓRIA EM ESPAÇOS NÃO ESCOLARES – MUSEU
Tema: “Visita Virtual aos Museus do Vaticano-Capela Sistina”.
Público alvo: Alunos das Séries Finais do Ensino Fundamental
Justificativa: Desenvolver o senso crítico do aluno através do entendimento do movimento Renascentista Europeu, partindo da observação da arte do período renascentista na Capela Sistina, utilizando-se da premissa de como o homem desenvolveu sua concepção de universo, fazendo da arte na produção cultural durante o Renascimento seu instrumento para moldar o pensamento coletivo, levando a refletir como a forma de pensar modifica o meio social em que se vive.
Objetivos gerais: Desenvolver o senso cognitivo do aluno através da análise de obras do período do renascimento levando-o a refletir sobre a importância do Renascimento Cultural na historia e sua influencia histórica nos tempos atuais; sobre a produção cultural e sua influência sobre as massas.
Objetivos específicos: Análise dos afrescos realizados por Michelangelo ,Sandro Botticelli, Domenico Ghirlandaio e Pietro Perugino, encontrados na Capela Sistina levando o aluno à reflexão através da arte para um melhor entendimento do movimento cultural renascentista, que alterou a concepção do universo passando do teocentrismo para antropocentrismo, dando valorização ao homem como agente de seu próprio destino. 
Desenvolvimento: Na primeira e segunda aula os alunos terão aula teórica e debate sobre o movimento renascentista, seu desenvolvimento na Europa, seu carácter científico e filosófico para melhor estarem interados no tema. Estando amparados pelo livro didático e professor. 
Na terceira e quarta aula irão fazer a “visita a Capela Sistina” e observarÃO atentamente os afrescos nas paredes e teto contando também com uma breve explicação do professor sobre o aspecto artístico do movimento.
Fontes: O projeto tem como objetivo a “visita virtual a Capela Sistina” rica em obras de arte como afrescos do período renascentista é um dos locais mais propícios para visualizar a dimensão da explosão criativa nesse período histórico, as fontes históricas visuais citadas auxiliam na compreensão do movimento de forma também filosófica pois fica evidente a valorização do homem em todos os afrescos.
Avaliação: Dá-se pela participação dos alunos nos debates da primeira e segunda aula e através de um questionário dissertativo para diagnosticar qual grau de compreensão do tema, respondendo as seguintes questões: 1-Qual nome do movimento, período estudado, onde geográficamente ele se iniciou e por que? 2-Explique a estrutura social, quais as classes sociais da época? 3-Explique as principais realizações ou obras de dois sujeitos históricos ao seu critério, um na área artisca e outro científica que faziam parte do movimento, você os considera importantes? Por quê? 4-Quais os principais aspectos filosóficos do movimento, quais ideias ele passava? 5- Quais influências esse movimento teve no meio social da época? 6-Qual sua importância do movimento para a atualidade?, o conceito do aluno no questionário considera o desenvolvimento das ideias se estão organizadas de forma estruturada, se utiliza seus argumentos de forma consistente para desenvolver suas respostas.
Referências Bibliográficas:
Disponível em:<http://www.museivaticani.va/content/museivaticani/en/collezioni/musei/cappella-sistina.html> acesso em 28 jun. 2017.

Outros materiais