Buscar

BIOSSÍNTESE DE AG, TG E COLESTEROL

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes
Você viu 3, do total de 3 páginas

Prévia do material em texto

Acontece muito confundir síntese de ácido graxo e síntese de TAG, que é totalmente diferente, ácido graxo compõe o TAG, mas TAG é ácido graxo com glicerol.
BIOSSINTESE DE ÁCIDO GRAXO: lipogênese
Acontece em todas as células.
Sempre vai ocorrer quando a gente tiver um grande potencial de acetil-coA, fornecido pelo excesso de carboidrato na dieta, excesso de aminoácido e de lipídio.
Se eu tenho aumento de glicose, ela vai pra via glicolítica e vira piruvato. Esse piruvato na presença de mitocôndria vai ser convertido em acetil-coA descarboxilado, e esse acetil-coA vai ligar ao ciclo de krebs condensado ao oxalacetato e formar citrato. O aumento acentuado de ATP vai bloquear o CK, porque se eu tiver muita energia o excesso bloqueia o CK, mas o citrato não para de ser formado. Então a concentração de citrato aumenta. Na membrana da mitocôndria tem uma molécula transportadora de citrato, ele se liga e vai para o citosol. No citosol tem a citrato liase que quebra o citrato em acetil-coA e oxalacetato. O acetil-coA será usado para síntese de AG e o oxalacetato volta para a mitocôndria. A malato desidrogenase atua no oxalacetato convertendo em malato, e a enzima MALICA converte o malato em piruvato e produz NADPH (doador de H+ para a ATPsintase funcionar), o piruvato volta para a mitocôndria e conclui o CK. Acetil-coA vai sofrer ação da enzima ACETIL-COA CARBOXILASE, regulada pela insulina (estimula) e pelo glucagon (inibe), sendo convertido em malonil-coA. A síntese de AG ocorre no CITOSOL. O complexo AGsintase é chave para síntese, tem o domínio ACP e o SH. O malonil-coA se liga no domínio ACP e o acetil-coA que não foi convertido em malonil-coA se liga no SH, para iniciar a síntese de AG. A primeira reação é de CONDENSAÇÃO que vai ter a formação de uma cetona. A segunda reação é de REDUÇÃO convertendo a cetona em álcool com ajuda do NADPH que doa H pra molécula. NADPH-> NADP+. A terceira reação é DESIDRATAÇÃO, onde a molécula perde água. A quarta reação é outra REDUÇÃO usando o NADPH que doa H pra molécula e reduz. Na ultima fase, é o final da primeira parte do AG, vou transferir essa primeira parte que tem 4C para o domínio SH, e deixar o domínio ACP livre onde vai se ligar um outro malonil-coA e repetir todas as reações de novo. Esse ciclo acontece 7 VEZES para sintetizar o AG que nosso corpo consegue fazer: PALMITATO 16C (saturado), que a medida que passa pelas organela dos corpo (REL ou mitocôndria) ele pode ser aumentado ganhando carbono ou pode ganhar uma dupla. 
O NADPH pode vir da via das pentoses ou da enzima malica ( presente no adipócito e no fígado).
BIOSSÍNTESE DE TAG
Não é sintetizado em todas as células, apenas no tecido adiposo e no fígado.
O aumento de carboidrato e de proteína gera muito acetil-coA, que sob ação de um hormônio de síntese vai estimular a síntese de AG que vão se unir através de ligação éster com glicerol e formar o TAG: 3 AG unidos a um álcool (glicerol) através de ligação éster. O glicerol vem da dieta, da frutose ou da glicólise. Fica armazenado no adipócito. O TAG sintetizado no fígado é embalado por uma lipoproteína (VLDL sintetizado no RE) que tem a parte externa hidrofílica e o interior hidrofóbico. Para ser liberada é reconhecida pela apoB100- dá identidade ao VLDL.
BIOSSÍNTESE DE COLESTEROL
70% do colesterol do corpo é endógeno.
Todas as moléculas derivadas de colesterol vão ter o ciclopentanoperidrofenantreno em sua estrutura. 
Todas as células sintetizam, mas o fígado, intestino, córtex da adrenal e gônadas produzem mais.
Uma molécula de acetil-coA se une a outro acetil-coA e forma o acetoacetil-coA, a HMG-coA sintase liga outro acetil-coA formando o HMG-coA, que a partir dele começa a síntese.
Umas das enzimas chave é a HMG-coA redutase que controla a síntese, influenciada pela insulina e está relacionada ao controle do colesterol pelas estatinas que se ligam e impedem a síntese. 
HMG-coA redutase atua na HMG-coA, sofre várias reações formando o mevalonato, que vai formar o isopreno, que vai formar o colesterol. Os carbonos do colesterol vêm do acetil-coA.
Suas funções são: compor membranas celulares; formar éster de colesterol quando ligado ao AG; sintetizar esteróides; o excesso de colesterol volta para o fígado e é transformado em sais biliares que vão para o intestino (único mecanismo significativo para eliminação de colesterol); componente de vitamina D.
REGULAÇÃO DA SÍNTESE DE ÁCIDOS GRAXOS
A regulação da síntese de ácido graxo é regulada pelo estado nutricional. Produz mais lipídio quando tem mais fonte de carboidrato e proteína. Quando tem uma dieta rica em gordura não é preciso produzir AG. A acetil-coA carboxilase regula a síntese. O aumento de citrato ativa a enzima, é transformado em acetil-coA e depois em malonil-coA, se tenho muito palmitato eu inibo a enzima porque não preciso produzir mais AG.

Outros materiais