Fundamentos e Metodologias Para Aquisição da Linguagem Oral e Escrita
5 pág.

Fundamentos e Metodologias Para Aquisição da Linguagem Oral e Escrita

Pré-visualização2 páginas
Fundamentos e Metodologias Para Aquisição da Linguagem Oral e Escrita
Considere o seguinte fragmento de texto: 
\u201cQuanto mais cedo a criança se envolve nas relações sociais, mais benefícios obterá a curto ou longo prazo, tendo em vista as experiências e aprendizagens que resultam de tais interações [...] A linguagem corresponde [...] a uma das habilidades especiais e significativas dos seres humanos\u201d.
De acordo com os conteúdos do texto-base O desenvolvimento da linguagem sobre a aquisição e o desenvolvimento da linguagem e as fases do estágio pré-verbal pelo qual a criança passa antes dos dez meses, relacione corretamente a primeira coluna à segunda:
(1) Primeira fase
(2) Segunda fase
(3) Terceira fase 
(  ) A criança manifesta oralmente suas sensações agradáveis e desagradáveis. A expressão vocal é espontânea, sem imitações.
(  ) A criança compreende algumas palavras sem poder repeti-las.
(  ) A criança tenta imitar o que escuta, sem lhe atribuir significação particular.
Agora, assinale a alternativa que apresenta a sequência correta:
	
	A
	1 \u2013 2 \u2013 3
	
	B
	3 \u2013 2 \u2013 1
	
	C
	1 \u2013 3 \u2013 2
	
	D
	2 \u2013 3 \u2013 1
	
	E
	2 \u2013 1 \u2013 3
Questão 2/5 - Fundamentos e Metodologias Para Aquisição da Linguagem Oral e Escrita
Considere a citação que segue: 
\u201cSão mais complexas as operações psicológicas das estruturas da linguagem, quando a criança consegue ter a ideia de planejar, prever, comparar e deduzir. Conforme Rego [...], \u2018ao aprender a usar a linguagem para planejar uma ação futura, a criança consegue ir além das experiências imediatas\u2019\u201d.
Tomando por referência os conteúdos do texto-base O desenvolvimento da linguagem sobre o uso e as funções da linguagem, analise as afirmações a seguir: 
I. Na função da linguagem, é possível distinguir os seguintes usos: afetivo, lúdico, prático, representativo e dialético.
II. No desenvolvimento da linguagem da criança, vê-se que o uso afetivo é o mais primitivo, precedendo o uso lúdico, e este último precede o uso prático; o uso representativo se elabora a partir do uso prático, enquanto o dialético é o último a se manifestar.
III. Na linguagem constituída do adulto, o uso dialético predomina, enquanto o uso afetivo, aos poucos, com a maturidade, desaparece.
IV. Os usos da linguagem pertencem a níveis diferentes de evolução e, por isso, no adulto, não coexistem, pois há condições variáveis na fala de cada indivíduo.
Agora, assinale a alternativa que apresenta as afirmações corretas:
	
	A
	Somente I, II e III estão corretas.
	
	B
	Somente II e III estão corretas.
	
	C
	Somente III e IV estão corretas.
	
	D
	Somente I e II estão corretas.
	
	E
	Somente II e IV estão corretas.
Questão 3/5 - Fundamentos e Metodologias Para Aquisição da Linguagem Oral e Escrita
Leia o excerto de texto a seguir: 
\u201c[A] justaposição de palavras não implica relação semântica entre elas. Essas relações semânticas tendem a aparecer com o tempo, quando as combinações de palavras aumentarem. A primeira relação a aparecer é a de modificador-modificado (mais biscoito) e a de agente-ação (cachorro come). Essa relação semântica (algumas vezes chamada de relação temática) aparentemente começa no estágio de duas palavras\u201d.
Levando em conta os conteúdos do texto-base O desenvolvimento da linguagem sobre a aquisição e o desenvolvimento da linguagem, analise as afirmações que seguem:
I. No período das relações, a criança faz somente a justaposição das frases. Mais tarde, irá utilizar a subordinação.
II. Em todas as partes do mundo, as primeiras palavras abrangem formas semelhantes: labiais e dentais, unidas a vogais, com reduplicação, como mamá, naná, tatá. E, por influência dos adultos, designam, por exemplo, os pais, o alimento.
III. O desenvolvimento da função denominativa se dá quando a criança exprime suas vontades e desejos por meio das palavras reduplicadas, como mamá, naná, papá.
IV. A criança inicia a fase \u201cdos porquês\u201d com um ano de idade.
Está correto apenas o que se afirma em:
	
	A
	I e II
	
	B
	II e IV
	
	C
	I, II e III
	
	D
	I, II e IV
	
	E
	I, III e IV
Questão 4/5 - Fundamentos e Metodologias Para Aquisição da Linguagem Oral e Escrita
Considere o excerto de texto a seguir: 
\u201c[Para os gerativistas, a] gramática universal pressupõe que os sujeitos falantes são aptos para desenvolver a gramática de uma língua porque todas as línguas têm um sistema numérico e que eles têm a capacidade de memória, ou seja, a produção de vários enunciados de acordo com o conhecimento adquirido ao longo da interação com outros sujeitos falantes\u201d.
 De acordo com os conteúdos do texto-base O desenvolvimento da linguagem sobre competência e desempenho em relação à linguagem, analise as afirmativas a seguir:
Ter competência linguística é dominar as regras gramaticais de uma língua subjacentes em todos os falantes nativos de qualquer língua humana.
As regras da gramática estão internalizadas na cabeça do locutor e fornecem a base para a sua compreensão nas relações linguísticas.
III. É possível avaliar a competência de uma criança pequena quando ela começa a falar as primeiras palavras, pois, nessa fase, ela pode formular julgamentos gramaticais, já que domina a sua língua-mãe.
 
Está correto apenas o que se afirma em:
 
	
	A
	I e III
	
	B
	II e III
	
	C
	I e II
	
	D
	I
	
	E
	II
Questão 5/5 - Fundamentos e Metodologias Para Aquisição da Linguagem Oral e Escrita
Atente para a citação a seguir: 
\u201c[Piaget] descreve como as discussões entre crianças dão origem às primeiras manifestações de reflexão lógica. Algo semelhante acontece, julgamos, quando a criança começa a conversar consigo própria, como se estivesse a falar com outrem. Quando as circunstâncias a obrigam a deter-se para pensar, o mais certo é começar a pensar em voz alta. O discurso egocêntrico, dissociado do discurso social geral, acaba com o tempo por conduzir ao discurso interior que serve simultaneamente o pensamento autístico e o pensamento lógico\u201d.. 
Levando em conta os conteúdos do texto-base O desenvolvimento da linguagem sobre o pensamento e a linguagem, analise as afirmativas a seguir:
I. Pensamos por meio de símbolos, símbolos que constituem conceitos, utilizando aqueles que são familiares e adequados a cada situação.
II. Pensamos sempre por meio de palavras, já que este é um instrumento precioso na intercomunicação.
III. A criança, durante muito tempo, fala sempre em voz alta, acompanhando as palavras de ações apropriadas, porque sua percepção é inferior nos seus primeiros anos, e dificilmente ela conseguiria distinguir o que pensa do que percebe e do que faz, visto que os seus conceitos estão ligados ao que ela faz aos objetos e ao que os objetos produzem nela.
IV. Graças à linguagem, a criança é capaz de evocar situações passadas, libertando-se das fronteiras do espaço próximo e presente nas quais permanece prisioneira, enquanto mergulhada na pura etapa sensório-motora.
Agora, marque a alternativa que contém as afirmativas corretas:
	
	A
	Somente I e II estão corretas.
	
	B
	Somente I, III e IV estão corretas.
	
	C
	Somente III e IV estão corretas.
	
	D
	Somente I e IV estão corretas.
	
	E
	Somente II, III e IV estão corretas.
Questão 1/5 - Fundamentos e Metodologias Para Aquisição da 
Linguagem Oral e Escrita 
Leia o fragmento de texto a seguir: 
\u201cBerkeley [...] observou [ ...] que \u2018a comunicação de ideias não é a p rincipal e única 
finalidade da linguagem, como vulgarmente s e supõe. Há outras finalidades, como o 
despertar de alguma paixão, a estimul ação ou diss uasão de um a atividade, a preparação 
do espírito para uma determinada disposição\u2019\u201d. 
Considerando os conteúdos do texto -base O desenvolvimento da linguagem sobre o 
uso e as funções da linguagem, relacione os diferentes usos da linguagem aos seus 
respectivos conceitos. 
 (1) Uso afetivo 
(2) Uso lúdico 
(3) Uso prático 
(4) Uso representativo