Buscar

TESTES DE CONHECIMENTO A FUNÇÃO ORGANIZAÇÃO

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Prévia do material em texto

1a Questão (Ref.: 201707786842)
	 Fórum de Dúvidas (2 de 15)       Saiba  (1 de 5)
	
	Faz parte da função organização:   dividir o trabalho.
		
	
	
	 2a Questão (Ref.: 201707407445)
	 Fórum de Dúvidas (2 de 15)       Saiba  (5)
	
	No processo administrativo "organização", por que departamentalizar?
	 
	Diferenciar e especializar as áreas no desenvolvimento dos processos
	 3a Questão (Ref.: 201707905739)
	 Fórum de Dúvidas (2 de 15)       Saiba  (2 de 5)
	
	Jorge é o supervisor noturno da unidade de produção de uma indústria têxtil e no último turno um dos teares apresentou pane de equipamento. Ao verificar a ocorrência, seu subordinado observou que uma peça de fácil substituição era a responsável pela pane, mas a área de manutenção não tinha estoque dessa peça, embora esta estivesse disponível em outra unidade de produção da fabrica. Ao ser informado dos fatos Jorge se lembrou que tinha um bom relacionamento com o supervisor daquela unidade, jantavam juntos constantemente no restaurante da empresa e resolveu ligar para o mesmo solicitando o empréstimo da peça até o dia seguinte, quando preencheria os formulários de reposição para o setor de almoxarifado liberar a peça substituta. Esta sua iniciativa impediu que um tear ficasse sem produzir durante um turno de trabalho e fez com que a produção planejada não fosse comprometida. Ao tomar essa iniciativa Jorge fez uso da organização:   Organização informal
	
	
	
	 4a Questão (Ref.: 201707444649)
	 Fórum de Dúvidas (2 de 15)       Saiba  (2 de 5)
	
	As organizações independente da sua natureza, são dotadas de pessoas que embora ocupem posições dentro da mesma, constituindo uma rede de relacionamento e interações. Esse cenário caracteriza uma organização do tipo:
	  Informal
	
	 5a Questão (Ref.: 201708010613)
	 Fórum de Dúvidas (1 de 15)       Saiba  (5)
	
	Em toda organização formal existe uma hierarquia que a divide em camadas ou em níveis de autoridade e essa hierarquia é chamada cadeia de comando. Em relação a esse processo de hierarquização, pode-se considerar como verdadeiras as seguintes afirmativas:
1-A cadeia de comando estabelece que a autoridade deve passar do topo até o último elemento da hierarquia organizacional (base), identificando quem deve responder a quem;
2-As decisões sobre a cadeia de comando estão relacionadas à distribuição de autoridade a pessoas ou unidades, dentro da organização;
4-O conceito de cadeia de comando está associado a um princípio clássico de administração, o princípio da unidade de comando: ¿Cada subordinado reporta apenas a um único superior hierárquico.  1, 2 e 4
		
	
	
	 6a Questão (Ref.: 201707448056)
	 Fórum de Dúvidas (2 de 15)       Saiba  (5)
	
	O processo de departamentalização pode ser implementado em uma empresa de várias maneiras, sempre visando fortalecer o seu desempenho funcional. A empresa que se baseia no princípio de que todas as atividades que se realizam em determinado território devem ser agrupadas e colocadas sob as ordens de um mesmo responsável,utiliza o modelo de departamentalização denominado:   Por base territorial.
	
	
	
	 7a Questão (Ref.: 201708013833)
	 Fórum de Dúvidas (2 de 15)       Saiba  (2 de 5)
	
	A função administrativa de organizar prevê a alocação dos recursos humanos, tecnológicos e financeiros, criando assim a estrutura organizacional. Contudo essa estrutura pode apresentar dois tipos a formal e a informal. Assinale abaixo a alternativa que descreve essas estruturas e sua importância para a organização:
		
	 
	A estrutura organizacional formal é aquela na qual todas as funções são especificamente definidas e são normalmente detalhadas por escrito, deixando pouco espaço para a interpretação. A estrutura informal consiste na estrutura social, os comportamentos, as interações e as conexões sociais que ocorrem dentro de uma organização.
	 8a Questão (Ref.: 201707421976)
	 Fórum de Dúvidas (5 de 15)       Saiba  (1 de 5)
	
	Estudamos que o desenho organizacional constitui uma das prioridades da administração e serve como estrutura básica, como um conjunto de mecanismos de operação, decisão e coordenação. Podemos afirmar que as principais características do desenho organizacional são:   diferenciação, formalização, centralização e integração.

Outros materiais