Buscar

Fichamento do estudo de caso Demonstração de Fluxo de caixa 3 exemplos

Esta é uma pré-visualização de arquivo. Entre para ver o arquivo original

�
UNIVERSIDADE ESTÁCIO DE SÁ
MBA EM GESTÃO DE PROJETOS
Fichamento de Estudo de Caso
Lúcia Regina Mendes Viana
 Seleção e Viabilidade Financeira de Projetos
 Tutor: Prof. Paulo Matos
Estudo de Caso: Demonstração de Fluxo de Caixa: três exemplos
 
 
   O estudo fala de John Stacey, um engenheiro de vendas da Aldhus Corporation, que estava preocupado porque perdeu a aula de contabilidade na semana anterior no programa de MBA em que ele havia se matriculado por sugestão do diretor de pessoal da Aldhus, por conta de um atraso no voo. John sabia que esta aula seria importante, pois o assunto abordado seria sobre demonstração de fluxos de caixa, e certamente cairia no teste que fazia parte de cada aula semanal.
Desesperado, ele liga para sua amiga Lucille Barnes, que é controller assistente e pede ajuda. Às 14:00hs John foi ao escritório de Lucille e tinha em mãos suas três notações e dúvidas, o mesmo se mostrou bem confuso em alguns aspectos, mas Lucille começou a explicar e tentar tranquiliza-lo. 
Então ela diz a John que demonstração do fluxo de caixa é indispensável dentre as três demonstrações, e que em alguns casos, o fluxo de caixa diz mais sobre o que realmente está acontecendo em um negócio do que o balanço patrimonial ou a demonstração de resultados. Lucille entrega três demonstrações de fluxos de caixa, e marcam de se encontrar no outro dia para que ela possa tirar todas as dúvidas que John se deparou, ela tenta tranquiliza-lo dizendo que se ele entender como são preparados o balanço patrimonial e a demonstração de resultados, o fluxo de caixa será fácil.
Então ela explica que a demonstração de fluxos de caixa é dividida em três partes: atividades operacionais, atividades de investimento e atividades de financiamento. Cada parte dessas mostra a movimentação de entradas e saídas. 
As atividades operacionais demonstram as entradas e saídas da parte geradora principal de receita da organização, as atividades de investimento mostram no fluxo a compra e venda de ativos, e as atividades de financiamentos mostram fluxos de caixa associados ao aumento ou a diminuição de recursos de investidores e credores da empresa. Em seguida John pergunta como ele pode utilizar cada seção da demonstração e Lucille explica, que a seção de atividades operacionais é o motor dos fluxos de caixa da organização, no qual é utilizado para cobrir as necessidades de caixa. Esse motor em funcionamento provê caixa para os investimentos necessários e pagamentos de dívidas.
Explica também que existem duas maneiras de apresentar o fluxo de caixa das operações. São os métodos direto e indireto.
 Pelo método indireto, o lucro líquido é ajustado por todas as receitas e despesas que não envolvem caixa; a depreciação é uma delas. E pelo método direto, a seção do relatório parece muito mais um extrato tirado da conta caixa. 
A demonstração de fluxos de caixa avalia diversas evidências para gerar um panorama geral. Para essa avaliação ser equilibrada é necessário procurar tanto as boas quanto as más notícias em cada demonstração de fluxo de caixa. É preciso também, avaliar a importância relativa de cada evidência e sua relação com o panorama geral para chegar a uma conclusão final.
 
 
 
�

Teste o Premium para desbloquear

Aproveite todos os benefícios por 3 dias sem pagar! 😉
Já tem cadastro?

Continue navegando