Buscar

ATOPIA aula 1

Prévia do material em texto

ATOPIA- AULA 1
DEFINIÇÃO
É a tendência familiar em desenvolver doenças alérgicas. Não vale usar o sinônimo de alergia, pois atopia é a tendência; e essa tendência é resultados da interação entre predisposição genética e fatores ambientais.
As atopias são caracterizadas por serem resposta do tipo hipersensibilidade tipo 1.
•	Hipersensibilidade imediata IgE mediada (alergia)
•	Resposta imune a antígenos não microbianos que envolvem células T helper produtoras de IL-4, IL-5 e IL-13 (Th2), IgE, mastócitos e eosinófilos.
•	É chamada de imediata, pois ocorre dentro de minutos a poucas horas após a exposição ao antígeno. 
•	Tem uma fase tardia dentro desta resposta que é caracterizada pelo acumulo de células.
•	A característica dessa reação é a produção de IgE que é dependente da ativação da célula Th2 produtora de IL-4
•	Sequencia de ventos: exposição ao antígeno (alérgeno), ativação de Th2, produção de IgE, ligação do IgE aos mastócitos e reação subsequente
IgE é especifico para cada alérgeno
 
FATORES AMBIENTAIS
Hipótese da higiene: a ausência de exposição a patógenos na infância leva à diminuição do estimulo da imunidade inata com diminuição da produção de IL-2 que é a citocina importante para a polarização de Th1.
Parto cesária: o canal de parto funciona como protetor contra o desenvolvimento de alergias.
Amamentação: lactobacilos, IgA, IgG que estão contidos no leite protegem contra o desenvolvimento de alergias 
Uso exagerado de paracetamol e antibióticos
A obesidade que tem uma produção elevada de leptinas; periostina que é pró inflamatória 
Falta de vit D, que está relacionada com a gravidade de asma
Epigenetica: a exposição com a fumaça do cigarro leva a metilação do DNA com um aumento de chance para ter asma.
 
 
 
 
BALANÇO Th1-Th2
 
RESPOSTA INFLAMATORIA ALERGICA IMEDIATA- SENSIBILIZAÇÃO 
A fase inicial de qualquer resposta alérgica é a sensibilização por um alérgeno, que pode ser uma proteína derivada dos alimentos, ácaros, pólen... e essa sensibilização pode ocorrer por via cutânea, gastrointestinal ou respiratória.
 
 
PRODUÇÃO DE IgE
Os indivíduos atópicos apresentam resposta por Th2 mais elevada o que causa um aumento na produção de IgE.
Th2 induz a produção de IgE pela célula B ataves da secreção de IL-4 e IL-13
A principal natureza do alérgeno é proteica( T dependente)
Receptores de alta afinidade por FcRIƐ para IgE encontram-se em mastócitos e basófilos e de baixa afinidade FcRIIƐ em eosinófilo.
A ligação cruzada induzida por antígenos desse complexo IgE- FcRIƐ ativam os mastócitos e iniciam reações de hipersensibilidade imediata.
 
 
Em um individuo atópico, os mastócitos são revestidos com o anticorpo IgE especifico do antígeno ao qual o individuo é alérgico; esse revestimento dos mastócitos com o IgE é denominado sensibilização, pois o revestimento com o IgE especifico de um antígeno torna os mastócitos sensíveis à ativação pela exposição subsequente àquele antígenos. Por sua vez e indivíduos normais, os mastócitos podem carregar moléculas de IgE de muitas especificidade diferentes, porque muitos antígenos podem produzir pequenas respostas da IgE e a quantidade de IgE especifica para qualquer antígeno é insuficiente para causar qualquer reação de hipersensibilidade. Quando os mastócitos sensibilizados por IgE são expostos ao alérgeno, as células são ativadas para secretar mediadores. Os mediadores mais importantes produzidos pelos mastócitos são aminas vasoativas e proteases armazenadas nos grânulos e liberadas deles, produtos recém- gerados e secretados do metabolismo do acido araquidônico e citocinas. As citocinas produzidas pelos mastócitos estimulam o recrutamento de leucócitos, causando a reação de fase tardia.
 LOCALIZAÇÃO DOS MASTOCITOS: é a principal célula efetora de reações de hipersensibilidade imediata. São derivados da medula, residem na maioria dos tecidos adjacentes aos vasos sanguíneos; expressam um receptor Fc de alta afinidade para IgE, e contem numerosos grânulos cheios de mediadores. A ligação cruzada induzida por antígeno de IgE ligada aos receptores de Fc dos mastócitos provoca a liberação de seu conteúdo de grânulos, também como a síntese e secreção de outros mediadores, levando como resposta a reação de hipersensibilidade imediata. 
EFEITOS BIOLOGICOS DOS MEDIADORES DE HIPERSENSIBILIDADE 
REAÇÃO DE HIPERSENSIBILIDADE IMEDIATA: reação mediada por IgE e mastócitos que leva resposta vascular e de musculo liso; e na fase tardia, inflamação leucocitária.
EFEITOS BIOLOGICOS DOS MEDIADORES DA HIPERSENSIBILIDADE IMEDIATA DE FASE TARDIA 
RESPOSTA LENTA X RAPIDA 
 
 
TABAGISMO 
Crianças que tem pais fumantes tem um risco mais elevado para desenvolver asma. E se elas têm asma, os sintomas pioram quando estão em contato com a fumaça.
Fumantes passivos tem alto risco de desenvolver pneumonia, bronquite, asma e DPOC
Muitos dos casos de infecção respiratória estão relacionados com o tabaco.
ALERGIA ALIMENTAR
Hoje existem informações de conflitos relacionando o tipo de alimento com o desenvolvimento de alergia 
Alimentos muito indicados como leite de soja ou cabra são sensibilizantes 
 HIGIENE AMBIENTAL

Continue navegando