Buscar

O que é transdisciplinaridade

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Prévia do material em texto

O que é transdisciplinaridade?
É a cooperação entre toda as disciplinas e interdisciplinas, onde você tem uma dificuldade de entender onde começa e termina a disciplina. A transdisciplinaridade é um processo avançado da interdisciplinaridade. Ela diz respeita ao que está ao mesmo tempo entre as disciplinas, através das diferentes disciplinas e vai além de toda a disciplina, Ou seja, na transdisciplinaridade não existem fronteiras entre as disciplinas. E sua finalidade é compreender o mundo atual.
A ideia de transdiciplinaridade surgiu para superar o conceito de disciplina, configura-se pelo saber em diversas matérias. Ou seja, considera que as práticas educativas foram centradas num paradigma em que cada disciplina é abordada de modo fragmentado e isolada das demais. Isto resultaria também na fragmentação das mentalidades, das consciências e das posturas que perdem assim a compreensão do ser, da vida, da cultura, em suas relações e inter-relações.
Ela considera que embora cada um dos campos guarde suas especificidades, há entre eles um intercâmbio permanente, formando novos campos. Segundo Moacir Gadotti, “a transdisciplinaridade na educação é entendida como a coordenação de todas as disciplinas e interdisciplinas.”. Ainda, segundo Ubiratan D”Ambrósio, no livro Transdisciplinaridade, “O essencial na transdisciplinaridade reside na postura de reconhecimento de que não há espaço nem tempo culturais privilegiados que permitam julgar e hierarquizar como mais corretos. Segundo Piaget, a interdisciplinaridade seria uma forma de se chegar à transdisciplinaridade. A interdisciplinaridade considera um diálogo entre as disciplinas, porém continua estruturada nas esferas da disciplinaridade. A transdiciplinaridade, por sua vez, alcançaria um estágio onde não haveria mais fronteiras entre as disciplinas e se consideraria outras fontes e níveis de conhecimento.
Referencia: MENEZES, Ebenezer Takuno de; SANTOS, Thais Helena dos. Verbete transdisciplinaridade. Dicionário Interativo da Educação Brasileira - Educabrasil. São Paulo: Midiamix, 2001

Outros materiais