Buscar

Desenvolvimento da Linguagem e Alfabetização

Prévia do material em texto

Oral e Escrita
Segundo Stilling..que tipos de palavras as crianças q se sencontram nesse estagio produzem e o q essas palavras normalmente apresentam? Resp : Nesse estágio, que aparece a poucos meses delas completarem um ano, as crianças produzem suas primeiras palavras. Durante esse estágio, as suas falas se limitam a uma palavra, que são pronunciadas de maneira um pouco diferente da dos adultos. Muitos fatores contribuem para essa pronúncia não usual: alguns sons parecem estar fora da escala auditiva das crianças, por dependerem da maturação de alguns nervos. Sons que são difíceis para a criança detectar, tornam-se difíceis para elas aprenderem. Além disso, alguns sons parecem ter uma articulação difícil para as crianças. Por exemplo, é comum ver crianças que possuem desenvolvimento lingüístico adiantado mas não conseguem pronunciar o [r]. Algumas vezes, sons fáceis podem se tornar difíceis na presença de outros sons. Por exemplo, crianças no estágio de uma palavra freqüentemente omitem o som das consoantes finais.
A aquisição e o desenvolvimento da linguagem..segundoVygostsky qual e o elemento fundamental na aquisição da linguagem pela criança? Resp : Como sistema simbólico comum a todos os grupos sociais, a linguagem terá, portanto, um papel fundamental na constituição do pensamento, pois é ela que possibilita a conceptualização e a organização do real. Gradualmente, ela também será internalizada e constituirá uma forma de “discurso interior” (voltada para o próprio sujeito), que se completará nas fases mais avançadas do processo de aquisição da linguagem, tornando o pensamento definitivamente consciente.
Desenho...explique em qual nivel esta a criança que realizou os registros? No nível pré-silábico, em um primeiro momento, a aprendiz pensa que pode escrever com desenhos, rabiscos, letras ou outros sinais gráficos, imaginando que a palavra assim inscrita representa a coisa a que se refere. LETRAS ALEATÓRIAS: já conhece algumas letras do alfabeto, mas as utiliza aleatoriamente, pois não faz nenhuma correspondência sonora entre a fala e a escrita
Na modalidade..explique como eram as praticas alfabetizadoras no cenário educacional brasileiro? Resp : Antes da entrada do construtivismo no cenário educacional brasileiro, as práticas alfabetizadoras eram (e ainda são) baseadas na memorização das correspondências entre sons e letras, reduzindo a aprendizagem da língua a um conjunto de sons a serem representados por letras. A alfabetização era entendida como mera sistematização do “B + A = BA”, isto é, como aquisição de um código fundado na relação entre fonemas e grafemas. A partir dos estudos de Emilia Ferreiro e Ana Teberosky, a língua escrita deixa de ser encarada como mera apropriação de um código ou como meros atos de codificação e decodificação de palavras, sílabas e letras, passando a ser concebida como sistema de representação. Estes estudos evidenciam o caminho que as crianças percorrem no aprendizado da língua, definido por elas de psicogênese ou gênese (origem, geração) do conhecimento da escrita.
Mais voltada ao comportamento..como a linguagem e adquirida pela criança na teoria Behaviorista...considerada inata ou se da a partir do convívio social? Resp : Para a teoria behaviorista a linguagem se dá a partir do convívio social, pois a linguagem da criança é adquirida, como um processo passivo de imitação da fala que as crianças ouvem dos adultos, acompanhado de reforço positivo quando existe acerto e de reforço negativo sempre que houver erro. O ambiente desempenha um papel fundamental no processo de aquisição, já que a criança, por ela mesma, não é considerada capaz de desenvolver a linguagem, dependendo de fatores externos para que esse desenvolvimento aconteça.
O índice elevado ded analfabetos...explique em que consiste o processo de desmetodizaçao,ocorrida apartir da dec.1980? O conhecimento dá-se por interação entre o sujeito e o objeto A escrita deixa de ser vista como apropriação de um código e passa a ser um sistema de representação A aprendizagem se dá por construção progressiva do conhecimento Dificuldades = erros construtivos.Apartir dos anos 80 observa-se no cenário educacional umprogressivo desentendimento no estudo do método de ensino,tambem chamado de desmetodizaçao ou seja, ausência de método para a alfabetizar,visto que emerge publicações,estudos e pesquisa e discursoes sobre a teorias contrutivistas.
Para Wallon,antes...explique qual e o papel da linguagem para Wallon,isto e,qual a importância da linguagem para o desenvolvimento cognitivo? Wallon, assim, ao contrário de Piaget, entende o desenvolvimento cognitivo como um processo descontínuo e eminentemente social, em que a linguagem terá um papel fundamental. Embora em sua teoria também estejam presentes estágios de desenvolvimento cognitivo, os elementos que regem a sua evolução são totalmente distintos. Para Wallon, desde o momento em que nasce, o bebê, por sua incompletude, sua incapacidade de sobrevivência sem a ajuda de um membro mais experiente da cultura, define-se como um ser social, sendo, portanto, impossível conceber a vida psíquica sem as relações de reciprocidade entre o biológico e o social. Uma vez que é este movimento que marcará todo o desenvolvimento cognitivo do sujeito, o entorno humano representa um lugar de significação das suas ações desde seu nascimento: seus primeiros comportamentos “exprimem já o reflexo das relações à que a palavra e o dom .
O Inatismo Chomskyano..o que significa na pespectiva de Chomsky,dizer que a língua e inata? que o ser humano é dotado de uma gramática inata, ou seja, essa teoria demanda que o ser humano nasce programado biologicamente para desenvolva determinados conhecimentos, essa proposta busca garantir a competência e criatividade do falante.Então vejamos: Supondo uma criança de um ano

Continue navegando