Buscar

Estudo dirigido Spirurida e Oxyurida

Prévia do material em texto

Estudo dirigido – Spirurida e Oxyurida
Defina morfologia, importância e ciclo do Spirocerca lupi
R: Morfologia: Tamanho 5 a 8cm, coloração rósea ou avermelhada, corpo enrolado, vulva na região esofágica e presença de asas caudais nos machos.
Importância: Adultos formam nódulos fibrosos na parede do esôfago e do estômago, estes liberam substâncias que predispõe câncer no local parasitado, obstrução esofágica e podendo ainda levar a aneurisma da artéria aorta. 
Ciclo: Ovos liberados no esôfago ou estômago dos animais, pelo TGI saem nas fezes, besouros coprófagos (HI) ingerem os ovos, onde dentro dos mesmo ocorre a mudança de L1, L2 e L3. Estes besouros podem ser ingeridos por hospedeiros paratênicos (Aves, roedores, lagartixas). O cão ingere o HI ou o HP, HP ou HI digerido no estômago, liberando as larvas. L3 penetra a artéria gástrica onde chega até a artéria aorta (mudança pra L4) e migram até estômago ou esôfago, formando nódulos e dando continuidade ao ciclo (L5 e adultos)
Qual a importância da Dirofilaria immitis?
R: É uma zoonose. Em infecções maciças podem levar a obstrução de ventrículo direito e artéria pulmonar, formação de trombos que levam a infarto das regiões onde forem depositados. Lesões em pulmão onde leva a quadros de pneumonia. As microfilárias de Dirofilária levam a obstrução de capilares e podem gerar glomerulonefrites.
Descreva o ciclo da Dirofilaria immitis.
R: Diferente dos outros helmintos estudados, neste ciclo não há ovos. Presentes na circulação as microfilárias são ingeridas pelos mosquitos (Culex, Aedes, Anopheles – HI). Mudam de L1, L2, L3 (Forma infectante) dentro do mosquito, quando estes se alimentam de outros cães, infectam os mesmos com a L3, estas migram para o coração onde se desenvolvem em L4, L5 e adultos. Adultos permanecem no coração (Ventrículo direito e artéria pulmonar) e dão continuidade ao ciclo, liberando as microfilárias. 
Descreva o ciclo e a importância do Physaloptera Praeputialis.
R: Ciclo: Adultos presentes no estômago, ovos eliminados nas fezes, HI (besouro, baratas, grilos..) ingerem os ovos (L1, L2, L3). Hospedeiro definitivo ingere hospedeiro intermediário infectado com L3. Mudança de L3 para L4, L5 e adultos no estômago.
Importância: Devido seu habito alimentar, os mesmos causam lesões na mucosa estomacal do hospedeiro, gerando pequenas úlceras. O animal fica anêmico e com gastrite.
Diferencie morfologicamente Habronema e Draschia.
R: Habronema: 1,3 cm a 2,2 cm. Cápsula bucal cilíndrica, macho com cauda espiralada e asa caudal. Espículos desiguais.
Draschia: Tamanho menor que a habronema, cápsula bucal em formato de funil. Espículos também desiguais.
Qual a importância da Habronema?
R: Parasito causador da habronemose gástrica e cutânea através do ciclo errático. 
Quais as características morfológicas do Oxyuris equi?
R: Tamanho 1,2 a 15cm. Esôfago bulbiforme, cauda fina e longa.
Descreva o ciclo do O. equi.
R: O vermes adultos estão presentes no ceco e cólon dos equinos, se alimentando de conteúdo intestinal. As fêmeas realizam a postura no esfíncter anal do animal, onde os ovos ficam depositados presos a uma substância gelatinosa que os fixa. As mesmas morrem após a oviposição, no ambiente a larva se desenvolve no interior do ovo até L3 (Forma infectante = ovo com L3), animal ingere o ovo e o ciclo tem continuidade.

Continue navegando