Buscar

Contribuição da Psicologia à Educação

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Prévia do material em texto

LTR-Psicologia da Educação
Contribuição da Psicologia à Educação
1-A educação tem estreita relação com a Psicologia, sendo objeto de estudo da Psicologia, trazendo conhecimentos para a mesma e buscando nesta ciência compreensão de fenômenos que acontecem em contextos educacionais. Aponte 5 questões educacionais que você acredita que a Psicologia tenha como foco de estudo.
Resp. São muitas as contribuições da Psicologia às questões educacionais. A Psicologia teve forte reconhecimento na área educacional, na identificação e tratamento de alunos com dificuldades de aprendizagem. Hoje, busca-se uma visão mais global das interações estabelecidas nos contextos educacionais identificando-se como elas podem ser mais saudáveis e, desta forma, contribuir para uma melhor relação ensino-aprendizagem. A Psicologia do desenvolvimento é uma das áreas com grande participação na formação do educador, o qual deve conhecer os educandos e seus processos de desenvolvimento e quanto aos fatores que contribuem ou prejudicam os mesmos. Além dos problemas da escola, a Psicologia contribui também com a compreensão e ação frente aos problemas que a escola enfrenta. Entre os problemas da escola podemos elencar sua relação com a sociedade e com o saber. Entre os problemas na escola, temos a indisciplina, a violência e a prática da inclusão. 
2-Relacione os diferentes aspectos no desenvolvimento humano da primeira coluna com sua explicação da segunda coluna e marque a alternativa correta.
	1.
Intelectual
	A. Crescimento orgânico, maturação neurofisiológica, capacidade de manipulação de objetos e de exercício do próprio corpo.
	2.Afetivo-emocional
	B. Capacidade de pensamento, raciocínio.
	3.Físico-motor
	C. Reação diante de outras pessoas.
	4.Social
	D. Modo de integrar experiências; sentir.
1A, 2B, 3C, 4D
1A, 2C, 3B, 4D
1B, 2C, 3D, 4A 
1B, 2D, 3A, 4C............X
1C, 2D, 3A, 4B
3-No que diz respeito às diferentes teorias ou linhas de pensamento dentro da Psicologia, pode-se dizer:
a) 1A, 2B, 3C, 4D
b) 1A, 2C, 3B, 4D...........X
c) 1B, 2C, 3D, 4D
d) 1B, 2D, 3A, 4C
e) 1C, 2D, 3A, 4B
Podemos dizer que diferentes teorias ou linhas de pensamento dentro da Psicologia proporcionam abordagem e entendimento diversificado sobre a subjetividade e como ela se manifesta.
4-Como a Psicologia colabora, em termos gerais, com o entendimento e a intervenção nos processos educacionais?
Resp. Em termos gerais, a Psicologia colabora com o entendimento e a intervenção nos processos educacionais compreendendo a dimensão subjetiva dos sujeitos envolvidos no processo educacional e formulando projetos educacionais produtivos.
5-Qual seria o papel da Educação frente ao processo de desenvolvimento humano?
Resp. O papel da Educação no processo de desenvolvimento humano é o de “levar a pessoa além do nível de desenvolvimento já por ela alcançado, em determinado momento de sua história pessoal” (PALACIOS; COLL; MARCHESI; 1995, p. 334). Desta forma, a educação promotora de desenvolvimento considera o nível de maturidade da criança, parte de onde a criança se encontra para leva-la um pouco mais além e caracteriza-se pela continuidade: “as influências mais persistentes e estáveis também são, geralmente, as com maior impacto sobre o desenvolvimento” (PALACIOS; COLL; MARCHESI, 1995, p. 334).

Outros materiais