Buscar

Abraham H

Esta é uma pré-visualização de arquivo. Entre para ver o arquivo original

Abraham H. Maslow (1908-1970) foi professor de psicologia da Brandeis University e presidente da American Psychological Association. Tornou-se conhecido pela sua teoria da hierarquização das necessidades humanas, baseia-se na ideia de que cada ser humano esforça-se muito para satisfazer suas necessidades pessoais e profissionais. Segundo sua teoria, cada indivíduo tem de realizar uma “escalada” hierárquica de necessidades para atingir a sua plena auto-realização. Cada necessidade humana influencia na motivação e realização do individuo que o faz prosseguir para outras necessidades que marcam uma pirâmide hierárquica:
Necessidades fisiológicas: são necessidades físicas como: sexo, bebida, comida, sono etc.
 - No trabalho: Necessidade de horários flexíveis, conforto físico, intervalos de trabalho etc.
Necessidades de segurança: São aquelas que estão vinculadas com as necessidades de sentirem-se seguras: livre do perigo, estabilidade, proteção; um abrigo, uma estrutura, uma ordem etc.
-No trabalho: Boa remuneração, condições seguras de trabalho etc.
Necessidades sociais: A necessidade endógena de amar e ser amado, ter amizades, vínculos familiares, intimidade etc.
- No trabalho: Necessidade de conquistar amizades, manter boas relações, ter superiores gentis etc.
Necessidades de estima: O sentimento das pessoas de sentirem-se valorizadas pelos que as rodeiam; sua auto-estima; o desejo de sentir-se importante, competente e valorizado. 
- No trabalho: Responsabilidade pelos resultados, reconhecimento por todos, promoções ao longo da carreira etc.
Necessidades de auto-realização: O desejo dos indivíduos de renovar e reciclar seu potencial; tornar-se cada vez mais o que cada um seria capaz de ser.
- No trabalho: Desafios no trabalho, necessidade de influenciar nas decisões, autonomia etc.
Para alcançar uma nova etapa, a anterior deve estar satisfeita, ao menos parcialmente. Isto se dá uma vez que, quando uma etapa está satisfeita ela deixa de ser o elemento motivador do comportamento do ser, fazendo com que outra necessidade tenha destaque como motivação. Maslow explica-se da seguinte forma: os indivíduos possuem necessidades distintas de acordo com uma serie de variáveis intrínsecas ou extrínsecas ( o momento, o tipo de trabalho etc.). A necessidade de auto-realização nunca é saciada, ou seja, quanto mais se sacia, mais a necessidade aumenta, as necessidades fisiológicas já nascem com o indivíduo, e a segurança, social, estima, auto-realização adquirem com o tempo.
“Se você planeja ser qualquer coisa menos do que o que você é capaz de ser, você vai ser infeliz todos os dias da sua vida.”
— Abraham Maslow

Teste o Premium para desbloquear

Aproveite todos os benefícios por 3 dias sem pagar! 😉
Já tem cadastro?

Outros materiais